Pitstop educativo realizado no Sambódromo marcou início de uma série de ações da Semana Nacional do Trânsito
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO deu início no sábado (18 de setembro) a uma série de ações voltadas para a Semana Nacional do Trânsito, que vai até o dia 25 deste mês. Em São Paulo, a associação participou do Pitstop Salva Vidas, promovido pelo Detran-SP, no Sambódromo.
No local, foi montado um espaço onde foram exibidos vídeos e realizadas palestras sobre pilotagem defensiva, segurança, legislação e cuidados com a manutenção, entre outros temas. As palestras foram ministradas pelo consultor de segurança viária da associação, Wilson Yasuda, e pela piloto e instrutora Suzane Carvalho.
Ao avaliar o comportamento dos motofretistas nas ruas, Yasuda falou que os principais problemas são excesso de velocidade, imprudência e a ansiedade no trânsito. “É preciso mudar esse comportamento e pilotar defensivamente. Se respeitarmos as leis de trânsito, teremos um melhor convívio entre os modais e reduziremos os acidentes”, afirmou.
Suzane Carvalho também deu dicas e chamou a atenção para a necessidade de respeitar as limitações do corpo. “Se estiver cansado, pare e descanse; caso não esteja enxergando bem o que tem pela frente, não acelere”, recomendou.
A Honda e a Yamaha, marcas associadas à Abraciclo, também participaram do evento e fizeram demonstrações de técnicas de frenagem e como evitar pontos cegos.
Durante a ação, a Abraciclo distribuiu adesivos “Paz no Trânsito” e folhetos com dicas de Segurança no Trânsito. Realizado ao ar livre, o evento cumpriu todos os protocolos sanitários vigentes, como a exigência da utilização de máscara, distanciamento social, limpeza e higienização de ambientes, disponibilidade de álcool gel etc.
Commentaires