top of page
  • Foto do escritorMoto Premium

Bajaj anuncia fábrica própria no Brasil

Prevista para iniciar operações no segundo semestre de 2024, a unidade permitirá à marca acelerar o seu plano de expansão no País



Com o objetivo de seguir fortalecendo sua atuação no Brasil, a Bajaj Auto Limited anuncia que está estruturando a sua primeira fábrica de motocicletas no País.


A planta será a primeira unidade produtiva da marca fora da Índia e permitirá que a fabricante indiana atenda à demanda crescente pelos produtos Bajaj no Brasil, reforçando também o seu plano de expansão da rede de concessionárias no País.


De acordo com Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited, a atuação com fábrica própria no Brasil, maior mercado de motocicletas da América Latina, auxiliará a empresa a ganhar “insights” sobre o desenvolvimento de produtos e o comportamento do consumidor, que contribuirão para o fortalecimento da presença da marca em toda a região.


A fábrica da Bajaj Brasil estará localizada em Manaus (AM) e terá capacidade produtiva inicial de 20 mil unidades por ano, viabilizando a ampliação da linha de motocicletas para o mercado brasileiro. A previsão é inaugurar a nova planta dentro dos próximos 12 meses.


"O Brasil é muito diferente de outros mercados nos quais atuamos por meio de distribuidores devido ao seu tamanho e complexidade. Isto requer uma visão de longo prazo. Por isso, desde o início entendemos que o melhor modelo de negócio seria ter uma subsidiária local e a construção da fábrica própria é a continuidade da nossa estratégia", diz Sharma.



O valor total do investimento ainda não está fechado, porém a fábrica contará com equipamentos da mais alta tecnologia e toda a estrutura necessária para permitir o crescimento consistente da empresa no mercado latino-americano nos próximos anos.


Atualmente, os 3 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200 e a Dominar 400, são montados no Polo Industrial de Manaus (AM), fruto de uma parceria estratégica com a Dafra, fundamental para permitir que a Bajaj do Brasil se concentre nas atividades comerciais e de atendimento a clientes durante este primeiro ano de operação. “Temos uma parceria estratégica com a Dafra e esperamos continuar atuando em conjunto para complementar nossas próprias operações de montagem”, reforçou Rakesh Sharma.


Como resultado desse foco na construção da marca e estruturação da rede de concessionárias, desde o início das operações, a Bajaj do Brasil já entregou aproximadamente 2.000 motocicletas no País. Com 8 concessionárias em funcionamento, sendo 5 no estado de São Paulo (2 unidades na capital, 1 em Campinas, 1 em Jundiaí e 1 em Santo André), 1 em Santa Catarina (Florianópolis), 1 no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) e 1 no Distrito Federal do País (Brasília). A empresa planeja novas lojas nos próximos meses em Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), e até o final do ano também chegará à região Norte.


“A rápida expansão da nossa rede e os bons volumes entregues aliados ao feedback qualitativo dos atuais e potenciais consumidores foram fundamentais para encorajar a Bajaj Auto Limited a passar para a próxima etapa da nossa estratégia”, afirma Waldyr Ferreira, Country Manager da Bajaj do Brasil.



Commentaires


bottom of page