• Moto Premium

Brasileiro de Enduro realiza final da temporada 2021 em Mairiporã (SP)

Rodada dupla com direito a Super Prime define os campeões de 18 categorias neste fim de semana e feriado dos dias 13, 14 e 15/11


Final do Campeonato Brasileiro de Enduro 2021
Final do Campeonato Brasileiro de Enduro 2021 movimentará as trilhas de Mairiporã (SP). Foto: Sérgio Gonçalves

Falta pouco para a grande decisão do Campeonato Brasileiro de Enduro 2021 para motocicletas. Com direito a Super Prime, a sexta e última rodada dupla do ano será realizada em Mairiporã (SP), neste fim de semana e feriado dos dias 13, 14 e 15/11. Estarão em jogo os títulos nacionais de 18 categorias: E1, E2, E3, EJ, E4, E35, E40, E45, E50, E55, EFeminina, EAmador Nacional, EAmador Importada, Youth, Infantil, Cadete, Juvenil e Feminina Kids. Além disso, as disputas serão válidas pela quarta etapa da Copa São Paulo de Enduro.

A base do evento será o Ginásio de Esportes Florêncio Pereira, o “Sarkizão”. No sábado (13/11), às 15h, o Super Prime irá reunir os pilotos das principais categorias para uma corrida promocional contra o relógio, em pista fechada. Já no domingo e na segunda-feira (14 e 15/11), os competidores vão para as trilhas em buscas dos últimos pontos da temporada.

A cidade de Mairiporã sedia pela primeira vez uma prova do Brasileiro de Enduro, portanto o trajeto da disputa é inédito para os competidores. O circuito conta com 55 quilômetros, incluindo três especiais (trechos cronometrados). Os pilotos completarão três voltas no percurso, tanto no domingo como na segunda-feira, sendo que a primeira passagem pelas especiais servirá como reconhecimento.

Gustavo Pellin disputando pelo Campeonato Brasileiro de Enduro 2021
Gustavo Pellin disputando pelo Campeonato Brasileiro de Enduro 2021

De acordo com Wilian José Ribeiro, o Grilo, da Rally Point Promoções e Eventos, responsável pela organização local, a prova de Mairiporã promete entrar para a história do campeonato. “As expectativas são as melhores possíveis, a região da Serra da Cantareira é o quintal de trilhas muito boas e bem conhecidas pelos praticantes. Os pilotos vão se divertir demais andando pelas trilhas de Mairiporã”, garante.

O circuito das disputas foi escolhido a dedo pelos organizadores. “É a primeira vez que a cidade recebe uma etapa do Brasileiro de Enduro e pretende continuar recebendo nos anos seguintes. As especiais serão bem diferentes umas das outras. A primeira delas, o Enduro Teste TM/Dyva, tem características de chão liso em circuito dentro de eucaliptos. O Extreme Teste KTM é um dos trechos mais técnicos da etapa, em terreno com muitas pedras, passando por mata e circuito em pinhos. Já a última especial, o Cross Teste Honda, será em pasto com pedras, um verdadeiro Cross Teste”, antecipa Grilo.

A organização continua atenta com relação aos protocolos de prevenção ao coronavírus, os quais devem ser cumpridos por todos os participantes. O uso de máscara e de álcool em gel e o distanciamento social serão obrigatórios. No Ginásio Sarkizão, o acesso do público será limitado a 500 pessoas, sempre seguindo os protocolos de segurança.

Líderes – O calendário do Brasileiro de Enduro 2021 também incluiu rodadas duplas nas cidades de Itapema (SC), Patrocínio (MG), Novo Horizonte (SC), Aracruz (ES) e Nova Bréscia (RS). Os atuais líderes são Fernando Juruna (categoria E1 / equipes Italian Racing Parts e Q4), Rômulo Bottrel (categoria E2 / Pro Tork), Vitor Borges Garcia (E3 / TM & IRP Team), Patrik Capila (EJ / MXF), Felipe Legarrea (E4 / MCorse), Gustavo Pellin (E35 / Time Line Racing), Rodrigo da Silva (E40 / Q4), Márcio Tazinazzo (E45), Laurindo Zatorski Filho (E50), Manoel Simas (E55), Bárbara Neves (EF / equipe Honda Racing), Jonas Sawan (EAmador Nacional) e Maurício de Quadros (EAmador Importada).

Nas categorias de base, Jean Zandonadi (Youth), Pedro Henrique Spindler (Infantil), Estevão Rangel (Cadete), Danilo Sfalsim (Juvenil) e Gabriela Azevedo (Feminina Kids) defendem lideranças na grande final.

O Campeonato Brasileiro de Enduro 2021 é patrocinado por Honda, copatrocinado por TM Racing, DYVA e KTM e tem o apoio de Motorex, Edgers, Tech Ride, Airoh Helmet, MR Pro Braces, Borilli Racing, Race Tech, Parts 57, Sig Visual, BMP, BMS Racing, Soul MX Trilha, America Sports, Motofire, Dica, MCorse, Bamba Racing, Freeride Spirit, Jeri Adventure Ride, AdvenTour Brasil, Brasil Moto Tour, Café 3Z e Federação dos Cafeicultores do Cerrado. A prova de Mairiporã (SP) conta com realização de Rally Point e apoio de Long One (no Super Prime) e Federação Paulista de Motociclismo.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE ENDURO 2021

6ª prova – Mairiporã (SP) / FINAL

Base do evento: Ginásio de Esportes Florêncio Pereira “Sarkizão” (Estrada do Rio Acima, número 400)

Data: 13, 14 e 15/11

Categorias: E1, E2, E3, EJ, E4, E35, E40, E45, E50, E55, EFeminina, EAmador Nacional, EAmador Importada, Youth, Infantil, Cadete, Juvenil e Feminina Kids

Inscrições: www.brasileirodeenduro.esp.br/inscricao


PROGRAMAÇÃO*


11/11 (Quinta-feira)

Reconhecimento das especiais


12/11 (Sexta-feira)

Reconhecimento das especiais


13/11 (Sábado)

8h30 - Reunião de feedback do Brasileiro de Enduro 2021 (local: Sarkizão)

Das 13h às 15h – Treinos Super Prime

15h - Super Prime

19h30 – Briefing para pilotos e equipes


14/11 (Domingo)

Das 7h às 8h50 – Vistorias e condução das motos vistoriadas ao Parque Fechado

8h30 - Largada promocional das categorias KIDS (Infantil, Cadete, Juvenil e Feminina Kids)

9h - Largada dos dois primeiros pilotos

16h30 - Pre-finish

16h50 - Condução das motos ao Parque Fechado

20h30 - Divulgação dos resultados oficiais do dia e premiação da Copa São Paulo de Enduro


15/11 (Segunda-feira)

7h30 - Largada promocional das categorias KIDS (Infantil, Cadete, Juvenil e Feminina Kids)

8h - Largada dos dois primeiros pilotos

14h - Condução das motos ao Parque Fechado

16h30 - Divulgação dos resultados oficiais

17h - Premiação do Brasileiro de Enduro 2021.


* A programação está sujeita a alterações.