• Moto Premium

Honda apresenta iniciativas para a utilização do Honda Mobile Power Pack

Além do sistema de baterias portáteis e intercambiáveis, a marca também apresentou iniciativas para a utilização ampliada de energia renovável


Honda Mobile Power Pack e:
Honda Mobile Power Pack e:

A Honda está se esforçando para atingir a neutralidade de carbono em seus produtos e nas atividades corporativas em que a empresa está envolvida, até 2050. Entre as iniciativas para concretizar esse objetivo, a empresa desenvolveu o conceito de "Honda eMaaS" (Eletric Mobility as a Service, em português, mobilidade elétrica como um serviço), no qual irá contribuir para a "liberdade da mobilidade" e "expansão no uso de energia renovável" conectando produtos elétricos de mobilidade e serviço de energia.

Com base neste conceito, a Honda expandirá o uso de energia renovável, ampliando a gama de produtos eletrificados - motocicletas e automóveis - além da maior utilização do MPP e, também, permitindo operações de energia inteligente conectadas à infraestrutura.

Um dos desafios no uso de renováveis como fonte de energia é que a quantidade de eletricidade gerada não pode ser adaptada à demanda real, porque o volume pode variar dependendo das condições naturais, como clima e momento do dia. Quando a quantidade de geração de energia é menor em comparação à demanda, há o risco de quedas de energia. Na situação contrária, em que a geração de energia é muito grande, há o risco de interrupções de energia para evitar o excesso na rede, o que pode resultar em eliminação do excesso de eletricidade.

Para resolver essas questões e expandir o uso de energia renovável, é importante estabelecer um função de armazenamento, que ajudará a alcançar um equilíbrio adequado no fornecimento e demanda de eletricidade. Essa função representa a capacidade de ajustar a quantidade vinda da fonte de alimentação por meio do armazenamento temporário da eletricidade excedente usando o MPP ou outros dispositivos.

Conceito de armazenamento do Honda Mobile Power Pack e:
Conceito de armazenamento do Honda Mobile Power Pack e:

Com o uso expandido do MPP, será mais fácil usar a energia renovável, que é uma fonte sensível a condições naturais. Por exemplo, quando uma quantidade excessiva de eletricidade é gerada durante o dia, por meio da energia solar, o MPP servirá como um armazenamento de tal excedente.

Em seguida, durante o final da tarde, quando o fornecimento de eletricidade fica aquém da demanda, a eletricidade armazenada no MPP durante o dia pode ser usada para atingir o pico de carga (ou "cortes de pico", que reduz e suaviza picos de carga) para reduzir o carregamento da rede elétrica.

Além disso, no futuro, a Honda considera a possibilidade de fornecer a eletricidade armazenada no MPP para a rede elétrica, em caso de falta de energia, conectando o Honda Mobile Power Pack Exchanger e: na rede elétrica. O Honda Mobile Power Pack Exchanger e: é um estação de troca de bateria, atualmente em desenvolvimento, que pode carregar vários MPPs simultaneamente.

Avançando em direção à concretização da neutralidade do carbono, a Honda está se esforçando para expandir o escopo de uso de MPP para um amplo leque de produtos. Ao mesmo tempo, a Honda está trabalhando em planos para reaproveitamento do MPP, quando ele se torna inadequado para o uso em produtos de mobilidade devido a uma capacidade reduzida da bateria como resultado da degradação, incluindo o uso como um bateria de armazenamento para uso doméstico e como fonte de energia para outros produtos.

Além disso, várias empresas estão atualmente considerando o desenvolvimento de produtos que usarão o MPP como fonte de alimentação. Para acelerar esse desenvolvimento e expandir o uso do MPP, a Honda tem trabalhado para o estabelecimento de padrões, dentro da indústria, para baterias portáteis e intercambiáveis.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO MPP E:

MPP e: é uma bateria de íon de lítio capaz de armazenar uma grande quantidade de eletricidade, mais do que 1,3 kWh, que pode ser utilizado como fonte de energia para uma ampla variedade de dispositivos elétricos incluindo produtos de mobilidade de pequeno porte.

Alta versatilidade: Além dos produtos de mobilidade, o MPP e: pode ser utilizado como fonte de energia para uma ampla gama de dispositivos compatíveis.

Alta durabilidade: Ao determinar a difusão de calor durante a descarga contínua, a deterioração devido à alta temperatura é evitada, além disso o produto tem resistência à água, resistência à vibração e resistência ao choque, garantidas sob o ambiente operacional normal esperado.

Utilização: O controle integrado reconhece as condições do MPP e: e registra a ocorrência de todos os eventos. Esses dados serão coletados através do carregador enquanto o MPP e: estiver carregando e, em seguida, utilizado para o funcionamento da bateria e outras utilizações secundárias.


ESPECIFICAÇÕES DO HONDA MOBILE POWER PACK E:

Dimensões externas (mm): Aprox. 298×177.3×156.3

Tipo de bateria: Bateria Lítio iônica

Tensão nominal: Aprox. 50.26V

Capacidade estimada: 26.1Ah/1314Wh

Peso: 10.3kg

Tempo de carga: Aprox. 5 hours


MPP e: estará inicialmente disponível apenas como locação para clientes corporativos que possuem motocicletas de uso comercial Honda e:, entretanto, futuramente, a Honda está planejando fornecer MPP e: para empresas que adotarão a tecnologia para seus próprios produtos.