A Honda acaba de apresentar na Europa a releitura atual de sua minimoto Dax, lançada originalmente em 1969. Elas chegaram ao Brasil nos anos 70 como ST-70 (com motor 4 tempos de 70 cc). O nome Dax foi adotado apenas na Europa e no Japão.
A atual versão tem as linhas da original e um forte apelo retrô. Chega por lá como modelo 2023 e tem motor de 124 cc, SOHC (um só eixo-comando para duas válvulas no cabeçote), semelhante ao adotado na Biz 125. Tem câmbio de quatro marchas para baixo com embreagem centrífuga que dispensa a manete de acionamento, também como na Biz 125.
O chassi é de aço estampado, em um projeto monocoque e também funciona como tanque de combustível, comportando 3,8 litros. A Dax 125 ficou bem leve com esse design, pesando 107 kg em ordem de marcha.
O assento é largo e longo, proporcionando conforto para piloto e garupa. A iluminação é inteiramente em LEDs e ela incorpora sistema de freio ABS apenas na dianteira, apesar de montar discos ventilados de bom diâmetro nas duas rodas.
A Dax 125 (será por aqui um dia a ST-125?) é produzida na fábrica da Honda na Tailândia, mas nada impede que possa vir a ser montada no Brasil, usando a mecânica da Biz 125. Seria genial, não?
Kommentare