• Moto Premium

Lançamento do livro: Duas Rodas e uma Nação

Sexta-feira - 1º de abril - 16h30 - Centro Cultural Movimento - Socorro - SP



Mais de uma década após o surgimento da ideia, o Motostory - A História da Motocicleta no Brasil, lança o primeiro livro dedicado a contar a história da motocicleta no nosso país, incluindo os personagens e as marcas que fizeram, e fazem, a história de sucesso no 6º maior mercado motociclístico do mundo. “O” livro Duas Rodas e uma Nação é a história da motocicleta no Brasil.

O lançamento acontece nesta sexta-feira (1º/04), a partir das 16h30, no Centro Cultural Movimento – CCM, na Estância Hidromineral de Socorro, aqui pertinho de São Paulo.

O evento tem a presença confirmada do prefeito Ricardo Lopes, do vice-prefeito Henrique Cesar, dos secretários de Educação, Turismo, Esportes e Cultura, o presidente da Câmara dos Vereadores, William de Morais e os presidentes da ACE, ASTUR e COMTUR.

Também as autoridades presentes receberão o reparte dos livros para a socialização, que serão distribuídos entre as escolas e bibliotecas públicas do município.

Escrever um livro não é das tarefas mais fáceis, ainda mais quando se tenta comprimir 120 anos de história e de histórias em 256 páginas. Some-se a isso uma vasta coleção de documentos e retratos de época, relatos coletados com quem vivenciou as mudanças no passado e também, lembranças e recortes de uma rica história deixadas por aqueles que já se foram. Detalhes contados que colocam o leitor em pé de intimidade com os personagens e os faz sentir as mesmas emoções relatadas, seja este um amante das duas rodas ou não.

Carlãozinho Coachman, autor e coordenador editorial da obra diz que esta “é a realização de um sonho, uma missão que teve início lá atrás, em parceria com meu pai, Carlão, que infelizmente não poderá ver sua conclusão, mas que esteve presente em parte dos desafios e me inspirou a fazer acontecer, assim como tantos amigos e parceiros que montaram na garupa nesta jornada.”.

Sem pretensão de ser o manual definitivo do assunto, o livro é enriquecedor para a cultura nacional como um todo, pois conta com registros que retratam desde o surgimento da motocicleta e das competições em duas rodas no país até a atualidade, são mais de 120 anos de história, um pouco de nostalgia, claro e muita evolução. Competições, tecnologia e desenvolvimento do veículo em si e da indústria como um todo, dentre tantos assuntos para ver, ler e se encantar. Uma vasta coleção de modelos e depoimentos de quem é apaixonado por motos nas palavras de quem entende do assunto.

Uma compilação de acervos familiares, de registros e principalmente pessoas, sem as quais esse projeto não teria sido realizado. As mais importantes coleções de motos do país, relíquias guardadas a sete chaves por amigos, amigos desses amigos e outros que nutrem uma paixão inexplicável pelas motocicletas e que agora vão estar ao alcance de todos.

Não importa se seu coração bate apenas por um modelo ou época específicos, ou se seu sangue pulsa por um único estilo e aquele lifestyle encantador, no fim, todos se entendem quando o assunto envolve um guidão e duas rodas, e é daí que surgem as melhores histórias.

Como a “garagem” de Justiniano Proença, com incontáveis modelos e um belíssimo acervo, mas que faltava algo para contar as histórias por trás dessa coleção. “Moto é uma doença que a gente pega ainda pequeno, eu peguei do meu pai e transmiti para meu filho, que tenho certeza que vai manter essa história viva e reluzente quando eu não estiver mais aqui.”, conta Justiniano. Entra aí também, o fotógrafo Wel Calandria, que busca entender a essência daquilo que está fotografando, seja uma pequena e delicada joia ou um veículo grande e pesado, “quero chegar à raiz e mostrar o que alguém pensava quando criou aquilo. [...] Enquanto um arquivo digital pode se perder com o tempo, o registro através do livro vai ser perpetuado e passado de geração em geração com aquelas imagens.”.

“Quando ainda era editor na revista Motociclismo tive a ideia de fazer um livro sobre a história da moto baseado nas memórias de meu pai, Carlão.” conta o autor. Com a morte de Carlão em 2006, tendo em mãos algumas anotações deixadas pelo pai, Carlãozinho, que tem esse apelido por uma brincadeira com o nome do pai, começou a criar a base e solidificar sua ideia. Pouco a pouco o tempo foi passando e as parcerias sendo agregadas, as pesquisas dando resultado e o material sendo lapidado até que, 16 anos depois, o projeto finalmente ganha um corpo para libertar essa alma.

Duas Rodas e uma Nação é uma verdadeira produção literária de 256 páginas, cujo autor usou como referência uma exposição realizada no Guggenheim Museum, Nova Iorque, a “The Art of the Motorcycle”, que se tornaria um livro pouco tempo depois. “Naquele momento percebi que faltava uma obra dessa magnitude no Brasil, temos um grande mercado consumidor, pessoas que se afeiçoam as suas motos e muita história que poderia ser contada e registrada para as futuras gerações.”, comenta Carlãozinho.

Wladimir Candini, diretor cinematográfico da Octoworks, “descobrimos um material tão surpreendente que seria possível realizar um filme com todas essas histórias.”.

Alexandre Zaninotto, Grupo Remaza, lembro do dia que liguei para contar a novidade ao Carlãozinho, falei, tenho um presente de Natal pra você, conseguimos a verba... e o cara caiu da cadeira do outro lado da linha (risos). [...] Existem muitas exposições e coleções a mostra por aí, mas nenhuma que reúna e conte a história da motocicleta como esse livro faz.”

O livro conta com apoios e patrocínios que tornaram viável a produção dessa obra, como a lei de incentivo a cultura, a Honda do Brasil, Moto Remaza e toda equipe que topou “subir na garupa” ao acreditar no potencial dessa ideia, mesmo quando ainda não havia recurso disponível.

Além da paixão pelas duas rodas, o livro Duas Rodas e uma Nação tem conteúdo histórico, conhecimento e anos de experiências para compartilhar com o público.


Anote na agenda estas datas:


Duas Rodas e uma Nação – Socorro - SP

Data: 1º de abril de 2022 - sexta-feira

Horário: 16h30

Local: Centro Cultural Movimento – CCM

Antiga Estação Ferroviária, Praça Rachid José Maluf, 83

www.centroculturalmovimento.com.br


Duas Rodas e uma Nação – São Paulo - SP

Data: 9 de abril de 2022 - sábado

Horário: 10h - 13h

Local: Moto Remaza

Endereço: Avenida Ibirapuera, 2948

Indianópolis - São Paulo - SP