top of page
Foto do escritorMoto Premium

Pessoas com deficiência ganham autonomia e diversão com quadriciclos

Empresa MXF, de Curitiba, PR, adapta esses veículos para uso por PcDs



Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência (PcDs). Com a iniciativa da montadora MXF, do Paraná, essa parcela da população ganha uma excelente opção de lazer e diversão e, eventualmente, até mesmo de transporte em percursos fechados, como fazendas e condomínios.


Um destes quadriciclos tem feito diferença na vida de Murilo Cardoso, de 10 anos. “Como ele só tem o controle dos membros superiores, o quadriciclo é a solução perfeita. Com ele, o Murilo se sente mais livre, independente, e vive de certa forma a fase da bicicleta, que todas as crianças têm e amam”, contam seus responsáveis, Jeani de Oliveira Cardoso e Iury de Souza Mittmann.


Murilo, que mora na cidade de Itati, no Rio Grande do Sul, nasceu com má formação nas últimas vértebras da coluna. Isso faz com que, entre outras complicações, ele não consiga mover as pernas. “Murilo recebeu o quadriciclo em abril. Desde então, todos os dias ele anda com ele, vai à escola, ao mercado e se diverte muito. O off-road é uma maneira de viver a vida mais leve, é transformar momentos em eternas memórias, fazer o impossível muitas vezes virar possível, é ter a sensação de voar sem ter asas”, afirma Mittmann.


A MXF oferece oito modelos de quadriciclos. O que o Murilo possui, por exemplo, é um Thor 90, com motor 4 tempos e quadro de aço tubular. A transmissão é automática, com freios a disco hidráulicos e suspensão monochoque com amortecedor hidráulico. 


OS PRODUTOS QUE PODEM SER ADAPTADOS

Além do Thor 90, a MXF oferece o Thor 49, para crianças de 4 a 8 anos, com motor dois tempos e velocidade máxima de 40 km/h.


Ainda na mesma linha, há o Thor Electric, 100% elétrico e destinado a crianças com até 55 quilos.


O modelo Brave 110, que tem display de LED com indicador de marcha também é de fácil adaptação.


Os quadris Attack 125 e 200 são mais potentes e velozes, têm partida elétrica, alcançam até 70 km/h. O Force 125 tem capacidade para receber crianças e jovens de até 90 quilos. 


Completa o portfólio da marca o Wolf 700, para adultos. Com motor monocilíndrico de 686 cc de cilindrada, o quadriciclo é fruto de uma parceria da MXF com a Loncin, gigante chinesa e uma das principais fabricantes mundiais de motores motociclísticos. 

Comments


bottom of page