• Moto Premium

Pool de empresas motociclísticas anuncia padronização de baterias intercambiáveis


Honda Mobile Pack Exchanger

Em uma iniciativa que deve acelerar a viabilidade prática das motos elétricas, empresas como Honda, Yamaha, Suzuki, Kawasaki e a petrolífera japonesa Eneos (que tem uma vasta rede de postos de abastecimento no Oriente) constituíram uma nova empresa, com o curioso nome de Gachaco.

A ideia é prestar serviços de compartilhamento de baterias intercambiáveis para motocicletas elétricas, e desenvolver a infraestrutura para esse serviço.

Em outras palavras, em lugar de haver postos de recarga, o posto troca a bateria por outra, carregada, um uma operação de poucos minutos, tão rápida quanto encher o tanque…

Isso significa que as as grandes montadoras japonesas de moto devem adotar baterias idênticas em muitos de seus modelos.

Honda Mobile Pack: conjunto de baterias de fácil substituição

A nova empresa surgida dessa união também deverá preocupar-se com a reciclagem das baterias ao fim de sua vida útil. A participação societária da Gachaco tem como acionista majoritária a Eneos, com 51%, seguida pela Honda (34%). As demais montadoras têm 5% cada. A Honda é detentora do projeto do pacote de baterias que será compartilhado, o Honda Mobile Pack Exchanger.

A ideia é boa, não acha?