• Moto Premium

Tecnologia retém fuligem do motor e aumenta vida útil de motocicletas

O Parafuso bujão de óleo 12mm magnético da GP7, marca de peças de reposição para motores e chassis de motocicletas da Laquila, auxilia na descontaminação do óleo lubrificante presente no motor


Assim como o motor é considerado o coração de uma moto, pois é quem fornece energia ao veículo, o óleo pode ser considerado o sangue, principal componente que garante o bom funcionamento da máquina. Por isso, fazer a manutenção preventivamente destes dois itens é essencial para evitar falhas.


Fuligens dispersas no óleo, por exemplo, podem reduzir a vida útil da sua moto, aumentando o atrito e o desgaste das peças. “O contato contínuo desses resíduos com as peças internas do motor gera um efeito esfoliante, que desgasta as camadas do pistão e da embreagem”, aponta a Osenir Lima, especialista da área de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto da Laquila, empresa líder do mercado de motopeças na América Latina.


Segundo o especialista, essas impurezas são resíduos metálicos do próprio motor. “Qualquer veículo em funcionamento produz resíduos, decorrente do desgaste normal das peças”, diz. “A velocidade que esses restos serão gerados depende de uma série de fatores, mas o resultado é sempre o mesmo: redução no desempenho do motor”, afirma.

Parafuso bujão de óleo 12mm magnético
Parafuso bujão de óleo 12mm magnético

Para evitar o desgaste precoce, novas tecnologias estão surgindo no mercado de motopeças para auxiliar na manutenção preventiva do motor, entre eles o Parafuso bujão de óleo 12mm magnético. Com função de vedação, a tecnologia da marca GP7 auxilia na descontaminação do óleo lubrificante presente no motor -- aquele que o filtro não é capaz de reter.


O imã do bujão atrai os resíduos metálicos circulantes no motor e auxilia no sistema de filtro. Além disso, na hora da troca do óleo, todo o acúmulo metálico retido na peça pode servir como um sinal de alerta. “Se na primeira troca o parafuso bujão sai limpo e na seguinte ele está repleto de metais, significa que esse motor não está saudável e, possivelmente, alguma peça não esteja funcionando bem”, comenta. “Esse sinal de alerta é extremamente importante para quem preza por segurança na condução”, completa Osenir.