Motul sugere três dicas para garantir a melhor performance da suspensão da sua moto
Com as novas demandas aerodinâmicas, algumas precauções devem ser tomadas para garantir segurança e funcionamento do sistema de suspensão
As motocicletas de alta performance passaram por muitas evoluções que permitem a aplicação de dispositivos aerodinâmicos que visam melhorar o desempenho e o arrefecimento. Apesar serem positivas, essas mudanças podem afetar a suspensão da moto. Durante as corridas, o aumento da força para baixo (downforce) aplicada sobre a moto, mesmo sem a adição de massa extra, gera pressão adicional sobre componentes essenciais, como as bengalas e os amortecedores traseiros.
A fim de garantir que o aumento das cargas aerodinâmicas durante a pilotagem seja controlado e absorvido adequadamente pelo conjunto de suspensão, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos, destaca cuidados com o sistema que podem ser aplicados tanto por pilotos profissionais quanto por motociclistas no cotidiano.
1- Consideração de fatores: avaliar o peso total da moto, do piloto, dos equipamentos e fluidos e levar em conta o estilo de pilotagem e as características específicas da pista.
2- Uso de Fluidos Adequados: evitar fluidos hidráulicos inadequados que possam comprometer o desempenho da suspensão e selecionar fluidos que mantenham a eficiência e a segurança da dinâmica da moto.
3- Manutenção Regular: garantir que os aditivos do lubrificante estejam em conformidade com as especificações recomendadas e verificar o estado dos retentores e tubos para evitar vazamentos.
Soluções suspensão de alta performance
A Motul oferece uma linha de produtos específicos para suspensões, tanto para garfos telescópicos quanto para amortecedores traseiros, disponíveis em diferentes viscosidades para atender a uma ampla gama de exigências. Entre os destaques está o Fork Oil Factory Line, com tecnologia 100% sintética, ideal para aplicações de alta performance. Este produto é compatível com todos os tipos de garfos telescópicos/bengalas, tanto convencionais quanto invertidos e possui as seguintes variações de viscosidade:
2.5W (Very Light)
5W (Light)
7.5W (Light/Medium)
10W (Medium)
“A linha Fork Oil Factory Line é a solução completa para que os pilotos possam extrair o máximo de suas motos, mesmo nas condições mais extremas”, afirma Caio Freitas, Engenheiro de Aplicação da Motul. “A fórmula exclusiva do produto reduz o atrito interno, especialmente nos tubos e retentores, graças a um aditivo antifricção. Além disso, conta com aditivos antidesgaste, de extrema pressão e anticorrosivos, garantindo a proteção e o desempenho da suspensão em condições severas. O produto também possui aditivo antiespumante de alta performance, que evita a entrada de ar no sistema, preservando a eficiência da suspensão.”
A linha Fork Oil Factory Line oferece soluções completas para que os pilotos possam extrair o máximo de suas motos, mesmo nas condições mais extremas.
Comments