top of page
  • Foto do escritorMoto Premium

Eleição a moto do ano

Atualizado: 22 de nov. de 2020

Jornalistas e consumidores elegem as motos premium de 2020 em evento fechado em Socorro, SP


Com o início da flexibilizacão da pandemia do novo coronavírus, a plataforma de mídia composta pela revista Moto Premium, sua versão digital motopremium.net e o canal youtube.com/MotoPremiumTV realizou a eleição da Moto Premium do Ano, que premia anualmente modelos de destaque em diversas categorias.

O evento reúne convidados, consumidores de motocicletas de alta cilindrada, pilotos experientes e também jornalistas especializados em motociclismo, além de blogueiros, youtubers, instagramers etc., os chamados influencers digitais e formadores de opinião.

O resultado é a média da votação desses jurados com os votos da Redação de Moto Premium, composta por EduardoViotti, editor; Marcos Barros, comercial; Alexandre “Raticida” Nogueira, piloto “bígamo” de testes; e os colaboradores Kiko Porto e Lucas Souza.


A edição deste ano teve como base a cidade de Socorro, que adota como mote ser o “Destino Duas Rodas”, pois reúne muitas atrações para motociclistas e também ciclistas, one off roaders. A municipalidade nos cedeu o espaço, o Ginásio Municipal, além de apoio da Guarda Civil e ambulância com médicos e paramédicos durante toda a realização do evento. O ponto de encontro foi o hotel resort Grínberg’s, bem bacana e acolhedor. Aliás, a população da cidade –e também os motociclistas locais, claro– nos acolheram com hospitalidade e carinho excepcionais.

O percurso de avaliação das 43 motos presentes foi sugerido pelo amigo local Luciano Peixoto, e esteve perfeito.

Os jurados saíam em grupos, liderados e escoltados por um piloto de Moto Premium à frente e outro atrás, identificados por jalecos fluorescentes, fechando o pelotão.

O circuito, uma estrada vicinal municipal de baixíssimomovimento, foi aprovado e sinalizado pelas autoridades locais e reunia muitos elementos para uma boa avaliação dos modelos, a começar por curvas de alta e de baixa, bom piso, retas sem cruzamentos, subidas e descidas. Para ir e voltar, o comboio percorria cerca de dez quilômetros, sem cruzamentos, com um retorno em rotatória no final. Bem, afinal teríamos que experimentar e pontuar as notas na ficha, mada menos que 43 motos. Para andar em todas, percorreríamos –e de fato percorremos– cerca de 430 km. Tranquilo quando se faz o que gosta, com paixão e envolvimento.


O concurso organizado pela plataforma Moto Premium aplica os seguintes critérios, segundo a ficha de avaliação que pode ser vista na página ao lado, com seis tópicos básicos de avaliação: Ergonomia/Conforto; Design/Estilo; Dirigibilidade/Maneabilidade; Motor/Peso x Potência; Acabamento/Construção e Tecnologia/Projeto. Ao final de cada volta os pilotos preenchiam as fichas, que foram posteriormente computadas na Redação.

Veja nas páginas a seguir as motocicletas premiadas com medalhas de Grande Ouro, Ouro e Prata, segundo a pontuaçãoobtida. As mais votadas no cômputo geral foram a Honda GL 1800 Gold Wing (bagger), a Kawasaki Z900RS Café Racer e outra vez a Honda GL 1800 Gold Wing, desta vez na versão Tour, com DCT e top case.



Veja os resultados por categoria:


bottom of page