Honda CB 500X dá lugar à nova NX 500, com estilo mais agressivo e painel TFT colorido
- Moto Premium
- 30 de mai.
- 3 min de leitura
Novo modelo integra linha 2026 trazendo novo desenho e painel, e preço final deve ficar ao redor dos 48 mil reais

A Honda NX 500 acentua a pegada crossover que a CB 500X já adotava, com novo design, e uma série ajustes finos em desempenho mecânico e ciclístico.
O motor bicilíndrico DOHC de oito válvulas e 471 cc, por exemplo, recebeu novo ajuste para melhor desempenho.
A adoção da sigla “NX” reforça a nova identidade do modelo, porta de entrada da marca para o mundo das grandes aventureiras com estilo big trail. A sigla NX designa desde os anos 1980 modelos Honda capazes de encarar pequenas incursões off-road leves e servir ao uso diário, urbano ou em estradas. Designou no Brasil, por exemplo, a NX 150 (deu lugar à NXR 160 Bros) e a NX 350 Sahara (antecessora da XRE 300 Sahara).

A Honda NX 500 recebeu design em estilo aventureiro, com novo farol de LED que oferece maior visibilidade, especialmente em curvas. A lanterna traseira de LED também recebeu aperfeiçoamento visando elevar a visibilidade.

O painel TFT colorido de 5 polegadas oferece melhor visibilidade sob luz solar intensa, graças a uma tecnologia que sela o vão entre o vidro de cobertura e a tela TFT com resina, reduzindo reflexos e elevando a transmissão da luz de fundo. Personalizável, este painel permite optar por diferentes padrões de exibição.
O novo desenho do banco permite livre movimentação do condutor e facilita o acesso dos pés ao solo. A altura do assento, de 834 mm, facilita que pilotos de menor estatura alcancem o chão. O tanque de 17,7 litros proporciona boa autonomia.

O motor bicilíndrico paralelo de 471 cc e 8 válvulas, refrigerado a líquido, oferece excelente potência máxima e faixa de torque ampla no arco de rotações. A potência máxima de 49,6 cv é alcançada a 8.500 rpm, enquanto o torque máximo de 4,50 kgf.m é entregue a 7.000 rpm.
O sistema HSTC gerencia a tração da roda traseira, comparando as velocidades da roda dianteiras e traseira para detectar eventual perda de tração da roda traseira e atuar na injeção de combustível para reduzir o torque. O HSTC pode ser desativado.

O motor cumpre função estrutural, complementando a rigidez do chassi com quatro pontos de ancoragem no quadro. O câmbio de seis marchas é gerenciado por embreagem assistida/deslizante, eliminando a perda de aderência da roda traseira em reduções bruscas de marcha.

O chassi é em tubos de aço e a distância entre eixos é de 1.443 mm. A distribuição de peso entre dianteira/traseira é de 48,7/51,3%. A suspensão dianteira Showa invertida de 41 mm tem a função separada mola-amortecimento (SFF-BP) entre as bengalas. O amortecedor traseiro atua acionado por alavanca, no sistema Pro-Link, e oferece ajuste de pré-carga em 5 estágios.

As rodas de alumínio fundido com design em Y e 5 raios são mais leves. A redução de peso não suspenso, aliada às configurações revisadas da suspensão, melhoraram pilotagem e a sensibilidade. A roda dianteira tem 19 polegadas e a traseira 17 polegadas; os pneus padrão trail têm as medidas 110/80-R19 e 160/60-R17.
Os dois discos dianteiros de freio tem 296 mm, onde atuam cálipers Nissin de dois pistões e montagem axial; o disco traseiro de 240 mm conta com pinça de pistão único.

A Honda NX 500 estará disponível na rede de concessionários Honda a partir de junho. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais Honda Assistance com serviço gratuito por todo o período da garantia do produto. A cobertura abrange Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.
A Honda NX 500 2026 estará disponível nas seguintes opções de cores: Vermelho, Preto Perolizado, Branco Perolizado, e o preço público sugerido base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 45.800,00.
