Royal Enfield lança Shotgun, a streetfighter da linha 650
- Moto Premium
- 20 de fev.
- 3 min de leitura
Com a proposta de atender aos customizadores, a nova moto tem nome de arma
e boas ideias, como o sub-chassi traseiro removível com o banco de garupa!
Os preços vão de 34 mil a 35 mil reais

A Royal Enfield lançou no último dia 19 de fevereiro a versão Shotgun (o nome dado em inglês às espingardas de chumbo de grosso calibre) de sua plataforma 650 Twin de dois cilindros paralelos. A Shotgun 650 rende homenagem à cultura da customização e se propõe a ser uma tela em branco para a customização e personalização.

Ela vem em três versões de acabamento, que mudam basicamente as opções de cor e grafismos. Na versão standard custa 34 mil reais, com pintura monocromática em tom acinzentado e grafismos simples, sem faixas. A intermediária, com faixas e grafismos mais elaborados (além das cores verde e azul metálico) sai por 34,5 mil reais – e a top, em cor única branca com grafismos exclusivos, tem preço de 35 mil reais. Valores atraentes para a cilindrada e porte das motocicletas, pois têm o frete incluso.

O motor é o mesmo bicilíndrico refrigerado a ar (com radiador de óleo) de 658 cm3 que gera 47 cv a 7.250 rpm e exibe o torque máximo de 5,3 kgf.m a 5.650 giros. Não tem pretensões esportivas, mas é delicioso de tocar em médias e baixas rotações, com torque abundante e agradável. O consumo anunciado pela montadora é de 22 km por litro. O tanque é dois litros menor que o da cruiser Super Meteor, tendo 13,8 litros, o que aproxima a autonomia possível dos 300 km. O câmbio de 6 velocidades é preciso e macio.

O design modular é uma excelente ideia: permite que ela mude de monoposto para biposto com facilidade. Com um simples giro da chave, o assento do passageiro pode ser removido, oferecendo flexibilidade muito interessante.
A Shotgun 650 tem a posição dos pedais intermediária entre a Interceptor e a Super Meteor, e altura do assento baixa, a 795mm. A posição intuitiva do guidão proporciona ao piloto um bom controle, enquanto o assento único flutuante é ao mesmo tempo retrô e moderno.

A suspensão dianteira monta garfo invertido Showa de grandes pistões (BFF) com função separada, de 43mm de diâmetro e 120 mm de curso. Os dois amortecedores traseiros com reservatório de expansão têm 5 possibilidades de ajuste de pré-carga e curso de 90mm. A distância entre-eixos é de 1.465mm e, com um centro de gravidade baixo, torna a pilotagem no trânsito, nas rodovias e em estradas sinuosas igualmente divertidas, sem comprometer o conforto. Pneus sem câmera 100/90-18 na frente e 150/70-17 atrás, montados em rodas de liga leve com dez raios, combinados com discos de freio de 320mm e 300mm, permitem boas frenagens, com segurança.

A Royal Enfield Shotgun 650 traz uma pequena carenagem em alumínio fundido ao redor do farol, pintada na cor da moto. O farol de LED redondo mantém o aspecto retrô, mas com luminosidade e desenho do refletor modernos.
A motocicleta possui um pequeno painel redondo instrumentos digi-analógico, equipado com o sistema de navegação Tripper, em um pequeno mostrador também redondo ao lado, que fornece indicações de direção ao piloto quando conectado ao app da marca.
A Shotgun 650 também conta com o Royal Enfield Wingman — um novo recurso no aplicativo que mantém você atualizado sobre a localização ao vivo da moto, níveis de combustível e óleo do motor, lembretes de serviço e mais, tudo com um toque de botão. Além disso, possui uma porta USB para carregamento de dispositivos em movimento.

São 31 acessórios originais oferecidos para personalizar a Shotgun 650. Espelhos retrovisores nas pontas do guidão, assento solo esculpido e rodas com acabamento contrastante facetado são alguns dos itens disponíveis (veja na foto acima).
Comments