top of page
  • Foto do escritorMoto Premium

90° South - Busca pelo Polo

Royal Enfield liderará uma expedição de motocicletas inéditas ao Polo Sul


90º SOUTH da Royal Enfield Brasil
90° South - A busca pelo Polo é conceituada como um tributo ao compromisso da marca com o motociclismo puro

A Royal Enfield é a marca de motocicletas mais antiga do mundo em produção contínua, desde 1901. Por 120 anos, a Royal Enfield preserva o legado de construir motocicletas clássicas simples e autênticas que são envolventes e divertidas de pilotar. Pilotando através do tempo e clima severos, a Royal Enfield saiu vitoriosa em passeios que testaram a resistência do homem e da máquina, mantendo-se relevante e desejável com o passar dos tempos.

Desde seu humilde começo na fábrica em Redditch, a Royal Enfield passou mais de um século criando experiências memoráveis e lendários contos de motociclismo. Em sua jornada para incentivar e iniciar a busca ao longo da vida pela exploração, a Royal Enfield tem realizado passeios pelo mundo, desde andar na passagem motorável mais alta do mundo até chegar ao Acampamento Base do Monte Everest, no Tibete; de pilotar sobre a passagem de montanha mais inacessível em Daulat Beg Oldi, Karakoram, até pilotar através do deserto em Kutch, sob pitorescos céus noturnos.

Continuando nesta jornada e comemorando 120 anos construindo a cultura do puro motociclismo, a Royal Enfield marcará 2021 com uma tentativa ambiciosa de ultrapassar os limites das possibilidades do motociclismo. A empresa realizará uma expedição de motociclismo na Royal Enfield Himalayan para tentar alcançar o Polo Sul geográfico, a partir da Plataforma de Gelo Ross através da Geleira Leverett. 90° SOUTH - A busca pelo Polo é conceituada como um tributo ao compromisso da marca com o motociclismo puro, e à coragem e resiliência de inúmeros pilotos e exploradores que fizeram história com suas viagens de motociclismo.

90° South expedição da Royal Enfield
90° South será uma tentativa ambiciosa de ir onde nenhuma motocicleta foi antes

Falando sobre o ano marcante para a Royal Enfield e a tentativa de expedição, Siddhartha Lal, diretor geral da Eicher Motors Ltd, disse: "120 anos é um longo legado para a marca e estamos muito felizes por tê-la feito valer a pena. Ao longo desses anos, criamos e alimentamos uma cultura próspera de pilotagem e exploração ao redor do mundo. Esta busca pela exploração tem sido uma parte excepcional do nosso DNA, e 90° South é mais um capítulo em nossa série de extraordinários e épicos passeios de motociclismo. No passado, passeios como a Himalayan Odissey abriram caminho para aventuras com a Himalayan e uma expedição épica como esta ao Polo Sul inspirará ainda mais as pessoas a se tornarem aventureiras novamente. Um teste de resistência e perseverança para o homem e a máquina, esta expedição é pioneira em atravessar o percurso de 770km de distância até o Polo Sul em uma motocicleta."

Conceituado como um tributo aos 120 anos de puro motociclismo, e como uma ode a todos os Enfielders que ousaram explorar além do comum, 90° South será uma tentativa ambiciosa de ir onde nenhuma motocicleta foi antes. Para começar, a partir da Cidade do Cabo, África do Sul, em 26 de novembro de 2021, a expedição acompanhará dois pilotos da Royal Enfield - Santhosh Vijay Kumar, Líder de Rides & Community Royal Enfield, e Dean Coxson, Engenheiro Sênior de Desenvolvimento de Produtos Royal Enfield- tentando chegar ao Polo Sul geográfico, da Plataforma de Gelo Ross, através da Geleira Leverett, até a estação Amundsen-Scott Pole.

90º South Royal Enfield
Tributo aos 120 anos de puro motociclismo

Falando sobre o propósito da marca de incentivar explorações e desejar grande sucesso à expedição, B Govindarajan, diretor executivo da Royal Enfield, comentou: "Tem sido um legado ininterrupto de 120 anos, de alimentar e empurrar os limites da exploração humana, e ser um aliado para muitos exploradores. São suas jornadas e aventuras que nos inspiraram a tentar esta primeira expedição de motocicleta. Esta tentativa ousada e ambiciosa de pilotar até o fim da Terra resume a resiliência do espírito humano, e esperamos completá-la com sucesso como uma ode a todos os pilotos da Royal Enfield e suas próprias expedições inspiradoras."

Sendo conduzida em uma estreita parceria com a Arctic Trucks, 90° South será tentado em dois, construídos de propósito na Royal Enfield Himalayan. A Arctic Trucks, membro da Associação Internacional de Operadores Turísticos da Antártida, é reconhecida por sua profunda experiência no campo e percorreu milhares de quilômetros no Planalto Antártico. Eles apoiaram e serviram várias expedições científicas e atividades, bem como expedições comerciais e ONGs no passado.

Lançada em 2016, a Royal Enfield Himalayan é uma motocicleta simples, extremamente capaz e “go-anywhere”, feita para qualquer terreno. Inspirada na experiência de décadas de pilotagem no Himalaia e atravessando milhares de quilômetros de terrenos desafiadores, a Himalayan foi construída para ser uma moto versátil que é capaz de ser pilotada tanto na estrada, quanto em pistas off-road. A Himalayan tem sido uma aliada confiável para muitos aventureiros ao redor do mundo.

90º South Royal Enfield e Arctic Trucks no Polo Sul, Antártida
90º South será realizado em parceria com a Arctic Trucks

Para esta expedição, duas Himalayans foram modificadas internamente, com atualizações funcionais para poder navegar na neve e no gelo para rodarem em condições extremas na Antártida. A Himalayan foi testada para esta árdua e afrontosa viagem na geleira Langjokull, na Islândia, com a intenção de espelhar as condições na Antártida. A fase 1 dos testes foi realizada em setembro de 2020, enquanto a fase 2 dos testes foi concluída em julho de 2021

Dado que o Himlayan em si é uma máquina completa e proficiente, foram feitas mínimas mudanças na motocicleta para deixá-la pronta para o terreno e as condições climáticas na Antártida. Para maior torque na roda traseira, o raio da roda principal foi alterada de uma unidade de 15 dentes, para uma unidade de 13 dentes. Há uma configuração de roda sem tubo com pneus cravejados que permite que os pneus corram em pressões muito baixas e para aumentar a flutuação na neve macia, ao mesmo tempo em que fornece tração adequada em gelo duro. A equipe introduziu um alternador mais forte usando ímãs de terras raras, de modo a permitir que a motocicleta produza mais corrente e permita que a equipe utilize equipamentos aquecidos fora da bateria.

As motocicletas serão montadas em uma pista de neve compactada da Plataforma de Gelo Ross até o Polo Sul, para reduzir o arrasto de motocicletas e limitar as emissões a um mínimo absoluto. A Royal Enfield está conscientemente garantindo que nenhum rastro seja deixado para trás pela equipe da expedição, exceto trilhas de roda que serão rapidamente perdidas para a deriva de neve. De acordo com nossa iniciativa #LeaveEveryPlaceBetter, a equipe garantirá que todos os resíduos, incluindo resíduos humanos, sejam trazidos de volta para o descarte adequado.

bottom of page