top of page
  • Foto do escritorMoto Premium

A Honda acaba de lançar a scooter Honda ADV

Atualizado: 29 de abr. de 2021



A Honda acaba de lançar a scooter Honda ADV –sigla para Advanced, expressão que sintetiza o espírito do novo modelo–, um ano depois de sua apresentação inaugural no Salão Duas Rodas de 2019. A Honda ADV é uma inovação no segmento de scooters dessa faixa de cilindrada, pois projeta a imagem de aventura, e incorpora detalhes de projeto capazes efetivamente de torná-la apta a enfrentar deslocamentos em estradas de terra. Também acaba de ser lançada nos Estados Unidos, onde é vendida com freio a tambor na traseira –no Brasil incorpora ali um freio a disco de bom diâmetro.


Nós a pilotamos por estradas de asfalto e de cascalho solto, uma situação muito comum nas proximidades das cidades mais ao interior. A impressão ao pilotá-la foi excelente. Mesmo sendo uma scooter, veículo projetado e construído para o uso urbano, a Honda ADV se comportou surpreendentemente bem na terra, com uma suspensão capaz de proporcionar confiança em deslocamentos por estradas vicinais sem pavimento. Os grandes pneus de uso misto também favorecem essa boa impressão.

No asfalto, as suspensões mais trabalhadas mostraram comportamento exemplar em curvas de baixa e alta. O curso adicional e os amortecedores mais sofisticados proporcionam excelente estabilidade.

Ademais de seu caráter que convida à aventura e à longa estrada, a ideia de uma scooter polivalente é valiosa para quem mora no interior e afinal para qualquer motociclista que tenha que enfrentar trechos sem pavimentação, seja em seus deslocamentos diários, seja para desfrutar de atividades de lazer, para alcançar uma praia deserta ou o topo de uma montanha.



O conceito de City Adventure da Honda já havia sido consolidado no Brasil pela presença (e

sucesso de vendas) da maxiscooter X-ADV, que se vale da base mecânica da motocicleta NC 750X. A Honda ADV adota a base mecânica da já consagrada PCX 150, líder de vendas em seu segmento. A Honda ADV é, ao lado de sua primogênita X-ADV 750, a scooter mais versátil do mercado.



A ideia da Honda é trazer para essa classe de produtos, a que mais se expande em termos de mercado, o estilo e o espírito das motos de aventura, segmento no qual a marca tem como ícone a poderosa Africa Twin, entre outros modelos.

O motor é o testado e aprovado OHC de 149 cc refrigerado a líquido, mas equipado com uma ponteira de escape mais alta e adequada ao estilo on-off road. O torque máximo, de 1,38 kgf.m, agora aparece a 6.500 rpm. O sistema de admissão da Honda ADV tem o duto do filtro de ar 21 mm mais longo e o tubo de admissão 2 mm mais longo, para um torque otimizado nas faixas baixas e médias de rotação.

O silencioso montado diagonalmente tem uma estrutura de tubo interna e localização de catalisador projetadas para fornecer bom desempenho em condições variáveis, on e off road.

O quadro tubular de aço também basicamente é o mesmo. As diferenças são muito mais notáveis na “carroceria”, com o design inteiramente novo, mais retilíneo e agressivo, com carenagens e blocos ópticos no estilo robusto e imponente da X-ADV 750, além do para-brisa regulável em duas posições, muito funcional e fácil de ajustar manualmente. A variação é de 7,1 cm para baixo para maior vento no corpo, em dias de calor e a velocidades moderadas; ou para cima ao enfrentar condições climáticas menos favoráveis, como chuva, garoa ou frio.

A nova scooter mantém o ótimo espaço para armazenamento embaixo do assento, de 27 litros. Cabe um capacete aberto e alguns dos fechados, os de menor porte. Esse espaço é um dos maiores diferenciais do conceito scooter, pela praticidade de portar equipamentos eletrônicos abrigados em dias de chuva.

A transmissão automática tipo CVT, de polias de diâmetro variável, também é a mesma da

tradicional PCX.

A suspensão Showa é inteiramente nova nessa versão de estilo on-off road. Os amortecedores traseiros têm reservatórios de gás à parte, recurso que, além da estética agradável e sugestiva de maior esportividade, proporciona melhor desempenho do sistema, por reduzir o risco de cavitação (perda de atuação por formação de bolhas no fluido hidráulico dos amortecedores).

A Honda ADV permite que o piloto viaje com as costas eretas, o que é excelente para minimizar o cansaço e fornecer boa visão no trânsito. O seu triângulo de condução (a relação entre piloto, assento e piso) e o pequeno porte permitem pilotagem por longos períodos sem sinais de exaustão. Dessa forma o conforto é bastante acentuado, seja no asfalto ou na posição de ataque típica do off road. A Honda ADV se destaca como uma das scooters mais confortáveis do mercado em sua faixa de cilindrada, não só pela postura, mas também pelo amplo assento em dois níveis e pela possibilidade de o piloto variar a posição dos pés, qualidade muito interessante em longos deslocamentos.

O guidão largo e mais elevado que nas demais scooters permite uma pegada mais firme, necessária nas incursões eventuais fora do asfalto. O guidão apresenta um design cônico (28,6 mm na mesa), com concepção semelhante a de modelos de aventura de maior porte, como a Africa Twin.

Além disso, a scooter permite a pilotagem em pé, tão necessária para o equilíbrio na superação de obstáculos na prática off road.

A iluminação é totalmente em LEDs, o que permite reduzir o tamanho dos elementos ópticos, seu peso e consumo de energia e para otimizar a iluminação. A luz traseira é separada dos indicadores de direção traseiros e incorpora um design em “X” que representa o conceito de crossover.

O painel de LCD foi inspirado no da X-ADV 750 e tem elementos em comum com motos de alta cilindrada, com muita informação disponível. O display principal exibe data, hora, indicador de mudança de óleo, medidor de combustível, hodômetro total e dois parciais, velocímetro, consumo instantâneo e médio de combustível, temperatura do ar, tensão da bateria e medidor de combustível. O conjunto inclui luzes-espia de piscas, farol alto, temperatura do líquido refrigerante e injeção de combustível.



A Honda ADV incorpora a Smart Key, chave por controle remoto que, além de oferecer maior conforto, é excelente por proporcionar maior segurança em estacionamentos na rua, pois o piloto chega e parte imediatamente, sem mais delongas sobre a moto.

Com o sistema Smart Key da Honda, o botão principal da scooter é ativado automaticamente conforme o piloto se aproxima do veículo, e o motor pode ser ligado sem inserir a chave. Um interruptor liga / desliga na chave remota evita que terceiros possam ligar a scooter, mesmo quando o proprietário está por perto.

O sistema incorpora um sistema que aciona os piscas à distância, para ajudar o proprietário a localizar a scooter em um estacionamento, por exemplo, apenas acionando a chave remota. A tampa de combustível e o assento são destravados por meio de chave ao lado do botão principal.

A Honda ADV tem grande distância do solo –são 16,5 cm– e adota suspensões de maior curso, além de pneus de proposta on-off road, robustos o suficiente para enfrentar estradas urbanas acidentadas, estradas secundárias e de terra. O pneu dianteiro é um 110/80 de aro 14 e o traseiro, mais largo (130/70) é montado em aro de 13 polegadas de diâmetro, ambos sem câmara. As rodas, de liga leve, têm 12 raios em forma de uma estrela de seis pontas duplas.

O garfo telescópico Showa de 31 mm de diâmetro tem curso de suspensão de 13 cm, digno de motocicletas com o dobro de cilindrada. O ângulo de cáster mudou bastante: é agora de 26,5 graus, o mesmo de uma moto naked, como uma CB 250F, por exemplo. Esse detalhe aparentemente técnico muda totalmente a dirigibilidade típica de uma scooter urbana e permite enfrentar trechos irregulares com maior conforto.



Os amortecedores traseiros Showa com reservatório de expansão à parte oferecem 12 cm de curso. Suas molas de três passos oferecem carregamento progressivo para excelente desempenho de aderência à estrada em várias situações, incluindo terrenos acidentados

O disco de freio dianteiro recortado (com 240 mm de diâmetro) reduz o peso não suspenso e elimina a água e os detritos da pastilha de freio. É mordido por uma pinça Nissin de 2 pistões, enquanto o freio traseiro tem disco de 220 mm de diâmetro e pinça de pistão único. O sistema ABS atua apenas na dianteira, opção que vem sendo crescentemente adotada em modelos de menor cilindrada. As derrapagens de roda traseira também são necessárias em muitas condições fora de estrada, em descidas de pedregulhos ou lama, por exemplo.

O porta-luvas do escudo fornece armazenamento conveniente para pequenos itens, especialmente dinheiro de pedágio, enquanto um soquete AC ali posicionado permite o carregamento de dispositivos eletrônicos.

Aliando conforto e praticidade à versatilidade de uso – além de um conjunto ciclístico mais elaborado – a Honda ADV abre novas fronteiras para o universo das scooters.


SAIBA MAIS SOBRE ESSA MOTO NO MOTO PREMIUM TV:


bottom of page