top of page
  • Foto do escritorMoto Premium

As 4 grandes montadoras japonesas se unem para avançar no uso de motores movidos a Hidrogênio

Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha formam grupo para avançar na redução de emissões de carbono


Moto conceitual da Yamaha XT-H20, a hidrogênio
Moto conceitual da Yamaha XT-H20, a hidrogênio

Yamaha, Kawasaki , Suzuki e Honda anunciaram no Japão que receberam aprovação do Ministério da Economia, Comércio e Indústria daquele país para formar uma associsção de pesquisa tecnológica chamada HySE (Hydrogen Small mobility & Engine Tecnology na sigla em inglês) para desenvolver motores movidos a hidrogênio para curtas distâncias, para veículos compactos como motocicletas, pequenas embarcações, equipamentos para construção, drones e outras aplicações que requerem pequenas motorizações.


O uso de hidrogênio entretanto apresenta desafios técnicos, incluindo alta velocidade de chama e uma grande região de ignição, que muitas vezes resulta em combustão instável, e ainda, a capacidade limitada do tanque de combustível no caso de uso em veículos de pequena mobilidade. Ao abordar essas questões, os membros da HySE estão empenhados em conduzir pesquisas de base, capitalizando sua riqueza de conhecimentos e tecnologias para estabelecer um padrão para motores a hidrogênio voltados à mobilidade.


O residente da HySE e diretor técnico da Yamaha Motor Co. Ltd., Kenji Komatsu, comenta: “Estamos muito satisfeitos em anunciar a formação da associação. Existem desafios no desenvolvimento de motores movidos a hidrogênio, mas esperamos ver as atividades da associação avançarem na pesquisa fundamental para enfrentar esses desafios. Estamos comprometidos com esse esforço com um senso de missão de preservar o uso de motores de combustão interna, que simbolizam os esforços de longa data que nossos predecessores investiram”.

bottom of page