• Moto Premium

Aston Martin Brough superior

Atualizado: Ago 18

Marcas Inglesas de alto luxo se unem para lançar moto


A fabricante de automóveis esportivos de luxo Aston Martin lançou uma motocicleta de alto desempenho e tecnologia, em colaboração com a marca inglesa Brough Superior, recentemente resgatada. A Brough Superior foi muito reputada na primeira metade do século passado, famosa por ser a preferida de Lawrence da Arábia (1888/1935), herói inglês de guerra.


A AMB 001 é projetada para rodar apenas em circuitos fechados e tem produção limitada a escassas 100 unidades.

O motor de 2 cilindros em V a 88 graus tem 997 cc, 8 válvulas e é turbinado. Refrigerado a ar e óleo, desenvolve 180 cv de potência, para um peso seco de 180 kg.

Segundo a Aston Martin, o turbo de geometria variável é dotado de intercooler e não apresenta turbo lag (certa demora para atuar, com entrada atrasada muito brusca), por ter turbina de baixa inércia, projetada para evitar o fenômeno.

O câmbio é de seis marchas com quick shift e transmissão final por corrente. Entre outros detalhes de sofisticação mecânica, as tampas de válvulas são usinadas de peças únicas de metal e o coletor de escape é feito de Inconel, liga metálica com ótimas características térmicas e mecânicas. O chassi, avançado, tem viga superior reforçada e inclui o motor como agente estrutural. O sub-chassi de fibra de carbono e componentes de titânio completam o quadro.

Todas as carenagens e reservatórios são em fibra de carbono, mesmo as partes pintadas, e algumas são estruturais. O freios são desenvolvidos especialmente para o modelo, com pinças monobloco de 4 pistões na dianteira, de fixação radial (inclusive na traseira). Banco e manoplas são feitos em couro natural, costurados artesanalmente.

6 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2020 MOTO PREMIUM.