top of page
  • Moto Premium

Aston Martin e Brough Superior aceleram mais forte com a nova superbike AMB 001 Pro de rua


Lançamento da AMB 001 Pro da Aston Martin e da Brough Superior foi realizado no EICMA Milão Moto Show



• Supermoto exclusiva de rua segue a trilha de sucesso da primeira moto da Aston Martin, a AMB 001.


• A potência foi ampliada em 25% e chegou a 228 cv (225 hp) na comparação com a antecessora.


• Produção limitada a apenas 88 unidades. No Brasil, mediante encomenda de cliente.


• A inspiração da AMB 001 Pro veio do hipercarro Aston Martin Valkyrie AMR Pro com o objetivo de atrair aqueles em busca das emoções do motociclismo.



A Aston Martin e a Brough Superior estão jogando uma marcha para cima com o lançamento da AMB 001 Pro, uma potente supermoto de rua de 997 cm³ inspirada pelo hipercarro Valkyrie AMR Pro. O modelo foi apresentado no EICMA Milão Moto Show, o mais importante salão de motociclismo do mundo.


Com produção estritamente limitada, a AMB 001 Pro é o mais recente fruto da colaboração entre as duas marcas, uma parceria do lendário desenho da Aston Martin com a reconhecida qualidade da motorização da Brough Superior.


Oferecida numa única especificação Pro, a sucessora da AMB 001 – que teve todas as unidades vendidas – foi inspirada pelo hipercarro Valkyrie AMR da Aston Martin, um veículo de pista de regulamento livre. A exemplo de seu inspirador, a AMB 001 Pro leva a performance aos limites, com seus 225 cavalos produzindo uma relação peso-potência de 1,29 cv/kg, similar a um carro de Fórmula 1.


“Estamos empolgados com o lançamento da AMB 001 Pro”, disse Thierry Henriette, executivo-chefe da Brough Superior. “O êxito de sua antecessora, combinado com o incrível Aston Martin Valkyrie AMR Pro, foi a inspiração que conduziu a esta nova associação para criar uma nova supermoto – e que vai agradar em cheio aos nossos clientes. Estamos particularmente orgulhosos do novo tipo de motor, com bloco totalmente fabricado com alumínio sólido, algo totalmente único na produção de motocicletas. Esse aumento de potência coloca a AMB 001 Pro no mundo das hipermotos.”


Vice-presidente executivo e chefe da área de criação da Aston Martin, Marek Reichman elogiou o produto final. “É uma forma lindamente simples. Desenho + tecnologia = performance. Quando você leva algo aos limites da capacidade, e o faz com perfeição, o resultado alcançado é de tirar o fôlego. Não há distinção entre os materiais avançados, o desenho e a capacidade técnica da moto. Foi o que conseguimos novamente com a Brough Superior para aqueles que desejam uma supermoto de pista como nenhuma outra. O piloto é parte dessa escultura móvel e se sentirá totalmente integrado quando estiver montado na AMB 001 Pro.”


Foi no EICMA que a AMB 001, primeira moto da história da Aston Martin, foi apresentada em 2019. A união da Aston Martin e da Brough Superior, duas icônicas e históricas marcas inglesas de performance, originou uma única, moderna, leve e potente moto esportiva, limitada a somente 100 unidades, todas vendidas.


A nova AMB 001 Pro é uma evolução da AMB 001 e leva a excitação pela condução em estradas ao extremo. O aumento de potência foi obtido pelo novo motor CNC de dois cilindros de 997 cm³, totalmente fabricado em alumínio sólido AL 5000. As propriedades ideais do material aumentam a rigidez da estrutura do motor, enquanto o novo desenho do cilindro com camisas de cilindro úmidas ajudam a ampliar a refrigeração.



A pressão aerodinâmica foi aumentada pelo spoiler frontal e as asas laterais, com a cobertura dianteira agora fixada no chassi para gerar downforce na parte dianteira da moto. Um efeito túnel direciona o ar acima o piloto. O fluxo de ar entra por uma grande entrada de ar integrada à asa dianteira, passando depois pela nova cobertura dianteira, para então ser dispersado pelo para-brisa. Uma aleta traseira com estabilizador aerodinâmico amplia o refinamento das atualizações aerodinâmicas.


A AMB 001 Pro está disponível numa única especificação, apresentando uma decoração de corrida que combina o verde-jade da Aston Martin com fibra de carbono com acabamento em branco acetinado no acabamento e o preto Cerakote do motor e da suspensão. Tudo isso realçado pelos detalhes em Photon Lime, prestando homenagem à linhagem vencedora dos modelos de corrida.


Em comum com outros modelos de alto desempenho e extremo luxo da Aston Martin, a AMB 001 Pro é equipada com o logo das asas enlaçadas. Projetado pelo programa Aston Martin Valkyrie, o logotipo gravado em alumímio químico é 99,4% mais leve que o tradicional logo esmaltado, e com somente 70 microns de espessura, é 30% mais fino que um cabelo humano. Será aplicado no bico e no tanque, sobre o acabamento pintado mas coberto por uma camada de laca perfeitamente lisa.


As primeiras encomendas da limitada edição da AMB 001 Pro já foram recebidas. Ela será produzida na fábrica da Brough Superior em Toulouse, na França. As entregas iniciais deverão acontecer no último quadrimestre de 2023. Ela virá para o Brasil mediante pedido de cliente.


Ficha técnica - AMB 001 Pro


Motor: 997 cm³, refrigerado a água, V2 a 88º DOHC, quatro tempos com quatro válvulas por cilindro e acionamento composto por corrente/engrenagem

Dimensões: 94 mm x 71,8 mm

Potência: 228 cv (225 hp)

Câmbio: tipo cassete de 6 velocidades

Embreagem multidisco em banho de óleo com acionamento hidráulico, embreagem deslizante APTC

Quadro de alumínio CNC com motor estrutural e carenagem de fibra de carbono

Suspensão dianteira: garfo de alumínio usinado CNC tipo Fior, com elos triangulares articulados duplos e monoamortecedor ajustável de pré-carga e retorno com curso de 124 mm

Suspensão traseira: braço oscilante em alumínio usinado CNC pivotante no cárter do motor, com monoamortecedor ajustável para pré-carga e amortecimento de retorno e link de taxa progressiva com curso de 124mm

Ângulo de cáster: 23,9˚; trail: 102,6 mm

Freio dianteiro: dois discos de aço inoxidável de 320 mm, cada um com pinças radiais de quatro pistões

Freio traseiro: disco de aço inoxidável de 230 mm com pinça de dois pistões

Roda dianteira ultraleve de fibra de carbono de 10 raios, roda traseira de disco de fibra de carbono

Pneu dianteiro: 120/70 ZR17 58W, 3,50 polegadas

Pneu traseiro: 200/55 ZR17 78W, 6,25 polegadas

Peso: 175 kg a seco



bottom of page