• Moto Premium

BMW F 850 GS

Atualizado: Set 28

A marca alemã lidera o mercado mundial de big trail com sua família GS de on-off roaders. A F 850 GS revela as qualidades que a fazem líder.


BMW F 850 GS 2021 no Brasil
Estradeira, mas vocacionada para a terra: boa posição em pé e suspensões eficientes

A BMW, fabricante das mais conceituadas motos de aventura do planeta, agasalhadas sob a sigla GS, de Geländer Straße, algo como trilha e estrada em alemão, fez, para comemorar os 40 anos de sua primeira moto on-off road, séries especiais das versões Adventure.

As BMW GS começaram a fazer grande sucesso a partir das vitórias no rali Paris-Dakar da R 800 GS, de dois cilindros opostos. Pilotos como Hubert Auriol, que venceu a edição de 1981, marcaram a história da competição e da marca alemã, que soube manter a excelência de seus projetos mecânicos ao longo do tempo.

BMW F850 GS 2021
Veloz e confortável nas autopistas: ideal para longas viagens

A família F de motos intermediárias da marca, herda essa tradição de valor e aventura. As F são equipadas com motor de dois cilindros paralelos refrigerado a água, os inline twin de 853 cc de cilindrada, com 80 cv de potência às 6.250 rotações por minuto. O torque é de 9 kgf.m, sempre aos 6.250 giros. É curioso que potência e torque atinjam seu pico máximo à idêntica faixa de rotação.

Em relação aos motores BMW inline twin –na verdade projetados pela marca alemã, mas fabricados pela austríaca Rotax, que faz motores de aeronaves– anteriores, os atuais parecem mais macios e com menos vibrações, além de proverem uma entrega de torque mais linear ao longo da faixa do conta-giros, com grande elasticidade. Os pistões, que nas primeiras unidades da série F subiam e desciam simultaneamente, agora se revezam no movimento, o que diminui o impacto da vibração no virabrequim e aumenta o conforto ao pilotar. Mesmo assim, o ruído é intenso e um tanto áspero, embora não chegue a ser desagradável.

BMW 850 GS 2021 no Brasil
Estabilidade impressionante: conjunto ciclístico bem desenhado

O consumo é excelente: o computador de bordo aponta médias entre 18 e 20 quilômetros por litro, o que, com o tanque de 15 litros, permite um alcance de até 300 km, mais que suficiente para atingir um posto de abastecimento.

O chassi é em dupla trave superior sustentando o motor, que participa da tensão dinâmica. O quadro proporciona excelente rigidez torcional, refletida na total ausência de oscilações e balanços em curvas de alta velocidade, mesmo quando realizadas perto do limite de aderência.


VOCAÇÃO OFF ROAD

BMW F850GS 2021
Conjunto de suspensões atua bem em pisos irregulares

A BMW F 850 GS é bastante vocacionada à aventuras que incluam deslocamentos fora de estrada. Permite mesmo escaladas de trechos em que a estrada torna-se precária e vira uma trilha. Para isso contribui a suspensão de garfo invertido na dianteira, reforçada: são 43 mm de diâmetro nas bengalas dianteiras, que têm curso de 23 cm na roda. Na traseira, que tem ajuste bem fácil (opcionalmente há o set up eletrônico), o curso é de 21,5 cm.

A F 850 GS tem roda dianteira com aro de 21 polegadas de diâmetro. A facilidade para superar obstáculos é diretamente proporcional ao tamanho da roda que contra eles se depara. Na traseira, o aro é de 17 polegadas.

As rodas de raios cruzados, com aros de alumínio dourados nesta versão, montam pneus sem câmara, graças ao sistema de fixação da raiação, com as hastes presas à lateral do aro.

A moto, em especial na versão avaliada Adventure Premium 40 Anos, traz um belo pacote de equipamentos de série, e oferece vasta gama de acessórios opcionais. O para-brisas, elevado, tem design bem bolado para desviar o vento da cara do piloto e fácil regulagem manual em altura.


ELETRÔNICA EMBARCADA

BMW GS 850 F 2021
Posição de pilotagem e ergonomia muito bem estudadas

O acelerador é acionado eletronicamente, sem cabos (fly-by-wire), e os recursos eletrônicos incluem controle de estabilidade, ajustes de pré-carga e retorno no conjunto amortecedor/mola traseiro (o sistema de ajuste eletrônico é opcional), ajustes dos manetes, luzes em LED, computador de bordo e modos de pilotagem selecionáveis pelo piloto: Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro. Neste último, derrapagens e acelerações com deslizamento da roda são permitidas, para o uso intensivo off road.

O câmbio de 6 marchas tem quick shift para cima e para baixo, o que dispensa o uso da embreagem em movimento.

Essa BMW vem com painel TFT sofisticado, com película antirreflexo que funciona de verdade. Também são de série o controle de tração, iluminação full LED, manoplas aquecidas, protetores de mão e uma série de pacotes de acessórios que incluem equipamentos eletrônicos, como partida sem chave –até mesmo a tampa do bocal de abastecimento é destravada apenas por aproximação do controle remoto–, monitoramento de pressão dos pneus, cruise control, suporte para alforjes, bagageiro etc.

Independentemente dos cada vez mais baratos chamarizes eletrônicos, a moto é exemplar naquilo que caracteriza uma motocicleta: chassi robusto, motor com torque amigável e bem distribuído, conforto e segurança na pilotagem.

Os freios são também superdimensionados, com dois enormes discos dianteiros e ABS Pro, comutável para manobras fora de estrada. Param a moto em espaços curtos.

A F 850 GS é um produto maduro, líder de mercado.

Ficha técnica da BMW F 850 GS 2021

SAIBA MAIS SOBRE ESSA MOTO NO MOTO PREMIUM TV: