top of page
  • Foto do escritorMoto Premium

BMW promove cursos de pilotagem em maio

Palestras e atividades práticas buscam elevar nível de condução de usuários da marca



Maio terá muitas atividades de formação para pilotos na promoção da BMW Rider Experience.


A primeira é a palestra Limite de Inclinação e Contraesterço, no dia 4, na concessionária Grand Brasil, em São Paulo (SP). A atividade reunirá orientações sobre o controle da moto em curvas fechadas, a influência da pressão dos pneus, as condições de pavimento e a realização de manobras com segurança e precisão.


No dia 7, acontece o BMW TrackDay Experience, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), voltado para pilotos de motocicletas BMW das linhas Adventure, Roadster ou Sport, a partir de 700 cc e em boas condições de conservação. Para participar, equipamentos de segurança são obrigatórios, tais como capacete fechado, calça e jaqueta de couro ou cordura com proteções, botas e luvas de motociclismo para pilotagem em pista.


Nos dias 13, em Campinas (SP), e 21, em Itu (SP), será a vez do Workshop Mecânica Básica. A atividade abordará ajustes ergonômicos (guidão, manete de freio, embreagem, pedal de câmbio, pedal de freio e altura do banco), ajustes do modo de pilotagem (dynamic, road, rain, enduro, enduro pro e eco), ajuste de pré-carga da mola e mecânica básica (rodas, freios, sistema elétrico e conserto de pneu).


A programação de maio do BMW Rider Experience se encerra com os cursos Rider Training Off Road - Nível 1, no dia 20, em Mogi Guaçu (SP), e Rider Training On Road - Nível 1, no dia 21, em Itu (SP). Na versão off road, os inscritos terão treinamento teórico (física da moto e tecnologia e modos de condução) e prático (exercício de aquecimento sobre a moto, controle de embreagem e aceleração -- de pé nas pedaleiras --, manobras de controle em baixa velocidade, contrapeso em curvas, frenagem de emergência na terra, subida interrompida -- recuperação --, subida pressionada, posição do corpo em descidas e descidas com frenagem).


Já no curso on road, o treinamento teórico abordará física na moto, geometria da curva, efeito giroscópico, dicas de pilotagem na chuva, técnicas visuais e importância e potência de frenagem, enquanto o prático terá pilotagem em baixa velocidade, controle de embreagem, acelerador e freio traseiro, slalom 180 graus, posicionamento do corpo, técnicas de frenagem, contraesterço, frenagem de emergência, desvio de emergência, curvas com obstáculos, ajustes da motocicleta e modos de pilotagem.



Últimas oportunidades de abril


O último fim de semana de abril emendará com o feriado de Dia do Trabalhador (1º/5), isto é, uma oportunidade perfeita para um Rider Weekend. Ainda com inscrições abertas, a atração terá como cenário um dos principais cartões-postais do Paraná, o Parque Vila Velha. A programação, entre os dias 28 de abril e 1º de maio, ainda terá no roteiro o Parque Buraco do Padre e a Fenda da Freira, com aproximadamente 1.500km de percurso.


Atividade, Data e Local


Rider Weekend - Rota Vila Velha - 28/4 a 1º/5 - Ponta Grossa (PR)


Palestra Limite de Inclinação e Contraesterço - 4/5 - São Paulo (SP)


BMW TrackDay Experience - 7/5 - São Paulo (SP)


Workshop Mecânica Básica - 13/5 - Campinas (SP)


Curso Rider Training Off Road Nível 1 - 20/5 - Mogi Guaçu (SP)


Curso Rider Training On Road Nível 1 - 21/5 - Itu (SP)


Workshop Mecânica Básica - 21/5 - Itu (SP)



bottom of page