• Moto Premium

Cinema descobre o motociclismo

Tração: Longa metragem aborda o universo das competições de motos no Brasil


Por: Carol Yada


Filme Tração de André Luis Camargo
O longa tem a direção de André Luis Camargo, que foi piloto de motocross nos anos 1990

Junte a adrenalina das corridas de moto com uma história cheia de conflitos, intrigas e muitas surpresas. Esse é o enredo do filme Tração, primeiro longa-metragem a abordar o universo das competições de duas rodas no Brasil. Produzido pelo ator e diretor André Luís Camargo, que foi piloto de motocross na década de 90 e participou de provas nacionais e internacionais, a ideia é criar uma espécie de Velozes e Furiosos (saga americana de ação com carros de alta performance) das motocicletas.

Filme brasileiro Tração
Os atores Marcos Pasquim e André Ramiro nas filmagens

Com um elenco estrelado, com nomes como Marcos Pasquim, Nelson Freitas, Fiuk, Maurício Meirelles, André Ramiro, Paola Rodrigues, Bruna Altieri, entre outros, o filme está com as gravações em andamento. As primeiras cenas foram produzidas no ano passado, incluindo as realizadas nas etapas do Campeonato Brasileiro de Motocross em Penha (SC) e Apiaí (SP). Os atores ficaram bem impressionados e empolgados em ver de perto as motos saltando e acelerando forte de verdade. Mas o motocross é apenas uma das modalidades a serem retratadas em Tração.

O filme vai apresentar o “Motoathlon”, disputa fictícia de revezamento que reúne também supermoto, supercross, motovelocidade e freestyle. Se tem cena de ação, tem dublê. Os pilotos profissionais Leandro Mello, Tatá Pelegrino, Gabriel Lott e Gustavo Ceccarelli têm atuado nessa função.

Geralmente, as motos aparecem nas produções cinematográficas apenas como plano de fundo e veículo de transporte. O filme Tração quer humanizar o motociclismo, os pilotos e tudo o que gira em torno do esporte. Relações de amizade e o universo feminino são temas também presentes no longa-metragem.

Bruna Altieri em Tração: filme brasileiro de motociclismo
A atriz Bruna Altieri faz o papel de uma motociclista

É claro que a pandemia, restrições e os novos protocolos de saúde e segurança atrasaram todo o cronograma de gravação e, consequentemente, de finalização.

Ainda não há uma data exata de quando Tração estará nos cinemas e disponível nas plataformas de streamings. Para quem vive nesse meio das competições é como acompanhar a trama de uma corrida, com possíveis quedas, obstáculos, enroscos e saltos, que tem como objetivo principal a bandeirada final.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo