top of page
  • Foto do escritorMoto Premium

Ducati lança a big trail mais completa do mercado: Multistrada V4S

A primeira moto em produção em linha no mundo com tecnologia de radar



A nova Ducati Multistrada V4S é equipada com 1.158 cm3 de cc, 170 cv, radar dianteiro e traseiro, motor V4 Granturismo, malas laterais, manoplas e banco aquecidos, adaptive cruise control, detecção de ponto cego e muito mais.

A Multistrada V4S conta com tecnologia de ponta: é a primeira motocicleta do mundo equipada com radar dianteiro e traseiro, com sistemas Adaptive Cruise Control (ACC) e Blind Spot Detection (BSD) que representam uma ajuda preciosa para o conforto da pilotagem e segurança, especialmente em viagens longas. Além disso, a Multistrada V4 possui intervalos de manutenção de referência com controle de folga de válvulas definido a cada 60.000 km.

As proporções desequilibradas da dianteira do veículo, com linhas musculosas e sensuais que integram perfeitamente o tanque de 22 litros, são misturadas com a seção traseira elegante que permite uma posição ideal mesmo em aventuras off-road. Mais uma vez forma e função são protagonistas nos minuciosos estudos sobre escoamentos aerodinâmicos.

O motor é o coração pulsante de uma moto. Extremamente leve (66,7 kg) e ultracompacto, incomparável em sua categoria, o novo motor V4 Granturismo garante operação extremamente suave em baixas rotações e curva de torque linear.

O motor Granturismo V4 de 1158 cc oferece 125 kW (170 cv) a 10.500 rpm e um torque máximo de 125 Nm (12,7 Kgm) a 8.750 rpm. A curva de torque garante a máxima suavidade e progressão de entrega, mesmo totalmente carregada, dando aquela sensação atraente de uma verdadeira “resposta instantânea do acelerador”. Para atingir este objetivo, grande atenção foi reservada para as curvas de torque dedicadas a cada marcha, a fim de obter sempre uma entrega fluida em baixas rotações, rica em torque nas médias e um caráter esportivo e imparável nas altas. Além disso, os engenheiros da Ducati também se concentraram na relação de transmissão, com uma primeira marcha curta e, portanto, excelente para viagens e manobras em velocidades extremamente baixas, partidas em subidas mesmo com carga total e seções off-road. A sexta marcha, em vez disso, resulta ideal para enfrentar longas viagens em autoestrada.

No que respeita à eletrônica, a Multistrada V4S representa o auge no setor motociclístico. Isto é também verdade em termos de segurança, conforto, performance e características de conectividade. A plataforma inercial (IMU) gere a operação do ABS Cornering, Ducati Wheelie Control (DWC), Ducati Traction Control (DTC), aqui na versão “cornering”, e, na Multistrada V4 S, as Cornering Lights (DCL). Outra característica de série na Multistrada V4S é o Vehicle Hold Control (VHC), que torna os arranques mais fáceis, sobretudo em inclinações. Na Multistrada V4S, a plataforma inercial também comunica com o sistema de semi-ativo Ducati Skyhook Suspension (DSS). Este último não só é capaz de analisar as condições de condução e ajustar o hidráulico da forquilha e do amortecedor instantaneamente, como – pela primeira vez – também integra a função de Autoleveling. Esta reconhece a carga sobre a moto e, de forma autônoma, ajusta as afinações e é disponibilizada para além das opções já disponíveis: apenas condutor, condutor com bagagem, condutor com passageiro ou condutor com passageiro e bagagem.

Para melhorar ainda mais a experiência de condução do cliente, os técnicos da Ducati reviram completamente tanto a interface do utilizador como o grafismo do painel de instrumentos (agora multilinguístico), que na Multistrada V4 S conta com uma unidade de TFT regulável com 6,5 polegadas. Para além disto, na versão S foi adicionado um joystick ao grupo de comutadores do punho esquerdo, para assegurar uma navegação fácil através do novo e intuitivo menu. Outras novas características incluem o sistema Ducati Connect, que permite, via Bluetooth e wi-fi, a função “espelho” da aplicação para smartphone no painel, e controlá-la através do joystick. Os resultados da gestão do telefone e da música resultam intuitivos, enquanto que a utilizar a aplicação de navegação Sygic o condutor pode visualizar o mapa do sistema de navegação diretamente no painel de instrumentos. Finalmente, na secção superior do depósito foi obtido um compartimento, acessível através de uma pequena porta, no qual é possível guardar o smartphone e carregá-lo através de uma entrada USB.

A Multistrada V4S está equipada com um quadro monobloco em alumínio, roda dianteira raiada de 19’’. Tem uma distância entre eixos reduzida (1.567 mm), zona frontal esportiva, suspensões de longo curso (170 mm na frente e 180 mm atrás), distância livre ao solo de 220 mm e um peso a seco de 215 kg. Tudo isto permite à Multistrada V4S ser intuitiva e eficaz entre curvas como uma verdadeira Ducati e, ao mesmo tempo, ser fácil de conduzir e versátil em desafios tanto na estrada como fora dela. Por esta razão, com a Multistrada V4S cada viagem se transforma numa bela aventura, sempre ao alcance de todos.

Preço público sugerido: R$ 144.990,00. Disponível em toda a rede de concessionários Ducati no Brasil.

bottom of page