• Moto Premium

Harley-Davidson Pan America

A Harley-Davidson se volta para o mundo e lança a sua tão esperada supertrail de caráter internacional, para desafiar a líder BMW R 1250 GS


Harley-Davidson Pan America Brasil no off-road
A Harley-Davidson Pan America tem boas potencialidades fora de estrada

Após três anos de teasers que geraram grande expectativa, a norte-americana Harley-Davidson colocou em produção a maxitrail Pan America. A moto é um marco na história da marca. Não só é a primeira on-off road da empresa, como incorpora avanços tecnológicos, de projeto e de design que representam um novo patamar para a mais conhecida e prestigiosa marca comercial de motocicletas.

A Pan America custa nos Estados Unidos US$ 17.319 (cerca de 100 mil reais) na versão básica. A versão Special, mais luxuosa e bem equipada custa por lá cerca de US$ 20 mil, ao redor de 115 mil reais.

Pelo menos nos EUA, onde a Harley é dominante, a Pan America deve oferecer uma concorrência importante à BMW R 1250 GS, a líder mundial desse segmento. O modelo virá ao Brasil, mas a empresa não antecipa datas.

Motor V2 da Harley-Davidson Pan America no Brasil
Motor V2 inédito de 1.250 cc tem 150 cv e 13 “quilos” de torque máximo

A Harley-Davidson propaga a potência máxima (coisa que não faz em nenhum outro modelo) de 150 cv para o V2 a 60 graus de 1.250 cc e 13 kgf.m de torque máximo. O novo motor Revolution Max tem comando de válvulas variável e refrigeração a líquido. Deriva daquele aplicado na descontinuada V-Rod, desenvolvido na origem em cooperação com a Porsche. O peso da moto em ordem de marcha é de 242 kg. O tanque de gasolina tem capacidade para 21,2 litros e a montadora declara o consumo médio de um litro a cada 19,5 quilômetros rodados.

Frente da H-D Pan America 2021
Suspensões Showa ajustáveis têm 19,1 cm de curso

O chassi tubular em treliça de aço usa o motor como elemento estrutural, com as três peças principais do chassi parafusadas diretamente no bloco do motor.

A supertrail vem equipada com freios da grife italiana Brembo (discos duplos de 320 mm na frente) e suspensões Showa totalmente ajustáveis (191 mm de curso). A Pan America 1250 vem de série com rodas de liga leve de 5 raios duplos, mas rodas raiadas com aros de alumínio (que mantêm pneus sem câmara) estão disponíveis como opcionais.

A eletrônica embarcada inclui painel colorido TFT de 6,8″, touchscreen. A Pan America 1250 tem uma unidade de medição inercial, IMU, de seis eixos, que atua como sensor tanto para o ABS de curvas quanto para o controle de tração e de deslizamento da embreagem.

Há cinco modos de pilotagem disponíveis no modelo básico (4 pré-definidos, mais um modo personalizável pelo usuário, a seu critério).

A versão Pan America Special oferece, além desses quatro fixos, mais dois modos personalizáveis de pilotagem.

A Harley-Davidson Pan America 1250 Special incorpora outros acessórios, que a tornam ainda mais disposta a encarar longas e difíceis aventuras. A versão Special traz suspensão Showa semi-ativa –além dos ajustes de compressão e retorno, o sistema abaixa a altura do banco eletronicamente em até 5 cm quando a moto para, o que é uma mão na roda para pilotos de menor estatura.

A eletrônica a bordo inclui sensores para proteção contra colisões, luzes que acompanham a curva, monitoramento de pressão dos pneus, punhos aquecidos, amortecedor de direção e cavalete central. Com tudo isso, a Special chega a 254 kg de peso em ordem de marcha.


SAIBA MAIS SOBRE ESSA MOTO NO MOTO PREMIUM TV:


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo