• Moto Premium

Harley-Davidson Pan America chega ao Brasil

Atualizado: 29 de abr.

Primeiro modelo on-off road da marca chega em versão top por 140 mil reais



A Harley-Davidson apresentou ontem no autódromo de Capuava, na região de Indaiatuba, no interior do Estado de São Paulo, a sua primeira moto de aventura, a Pan America 1250 Special. A versão standard não virá ao Brasil, ao menos inicialmente. A Pan America traz muita inovação para a marca, com um projeto totalmente fora dos parâmetros dos tradicionais modelos custom da H-D, adotando inclusive um elevado nível de tecnologia embarcada.

Vale dizer que o modelo marca mais que o ingresso da Harley-Davidson em um novo segmento. Marca uma nova era na montadora norte-americana, uma nova postura de engenharia de projeto e de design.

Para ingressar no segmento de motos de alta cilindrada que mais cresce no país –já ocupa 50% das vendas desse nicho–, a Harley-Davidson situou o preço de tabela da versão única Special completa, com todos os opcionais, em 143.800 reais. Esse preço inclui o ARH, sistema opcional e exclusivo que abaixa a moto quando parada, comprimindo as suspensões, que são de acionamento eletrônico semiativo. É um diferencial inteligente que certamente vai fazer diferença para os pilotos de menor estatura.

Para a fase de lançamento, entretanto, a subsidiária brasileira fixou o preço em 139.995 reais para a versão na cor preta. O valor é promocional, mas não há prazo para ser encerrado: vale para o primeiro lote de ingresso no mercado.

A alemã BMW R 1250 GS, líder do segmento e principal alvo da Pan America, em versão Adventure completa e também na cor preta, está sendo oferecida por preços a partir de 131.500 reais.

A aventureira norte-americana será montada em Manaus, e surpreendeu em desempenho tanto na pista de corrida de velocidade quanto no curto trecho de terra batida (com pequenos saltos) em que foi avaliada.

Apesar e grandona, pesa 250 kg, a Pan America é muito maneável e leve em qualquer condição e seus modos de pilotagem permitem uma vasta gama de possibilidades. No modo Sport ela fica mesmo agressiva e com muita adrenalina para entregar.

A estabilidade em curvas de alta, típicas de uma pista de corridas, é excepcional, em parte graças aos excelentes pneus originais, assinados com a marca da barra e do escudo, mas fabricados pela francesa Michelin.

Para a terra, há dois modos de pilotagem (são cinco no total: Road, Rain, Sport, User e Off Road); Off Road (em que a suspensão fica mais macia, para conforto em viagens longas sem pavimento) e Off Road Special, que endurece a suspensão, para saltos e buraqueira brava.

O maior destaque contudo foi o conforto em rodagem e o sistema ARH (Adaptive Ride Height, em tradução livre algo como Altura Adaptável ao Piloto), muito legal. Abaixa a moto parada e a retorna à altura de uso quando em movimento.

O motor também é muito interessante, com o câmbio integrado no bloco. Não há aqui a tradicional transmissão primária da Harley, por corrente, coroa e pinhão… Apesar de ser apregoado com um projeto inteiramente novo, tem muito do propulsor que equipava as V-Rod descontinuadas.

É um V2 a 60 graus refrigerado a água (os Milwaukee 8 são a 45º e a ar) com 150 cv. Veja mais características do modelo aqui: https://www.motopremium.net/post/harley-davidson-pan-america-chega-no-2º-semestre e aqui: https://youtu.be/frmqE6YEco4

A seguir a descrição do modelo oferecida pela empresa:


MODELO PAN AMERICA 1250 SPECIAL

A Pan America 1250 Special é uma motocicleta premium de turismo de aventura carregada com as seguintes características:


CHASSI OTIMIZADO

O powertrain é parte do chassi, eliminando o chassi tradicional. Três elementos distintos - o chassi frontal, o chassi central e a seção da rabeta - são parafusados diretamente no powertrain. Este design reduz o peso da motocicleta e resulta em um chassi rígido que contribui para uma dirigibilidade mais precisa. A balança traseira de alumínio fundido minimiza o peso não suspenso. O chassi foi projetado com uma distância entre-eixos de 1585mm, ideal para viagens (especialmente com um passageiro e bagagem carregada) e manuseio ágil necessário para pilotagem off-road.

  As rodas de alumínio fundido (dianteira de 19 polegadas e traseira de 17 polegadas) foram projetadas para serem fortes, mas leves, destinadas a serem usada em estradas pavimentadas e superfícies não pavimentadas, como estradas de cascalho e estradas de terra. Harley-Davidson e Michelin projetaram de forma colaborativa um pneu Scorcher Adventure para a Pan America para atender às demandas associadas ao adventure touring. Os pneus Michelin Anakee Wild com um padrão agressivo de banda de rodagem específica para trilhas serão oferecidos através da Harley-Davidson® Genuine Motor Parts & Accessories para pilotos que buscam tração off-road máxima e um perfil de estilo ousado.


FREIOS BREMBO®

A Harley-Davidson e a Brembo colaboraram em um novo sistema de frenagem para a Pan America, que foi projetado para fornecer ao piloto uma excelente sensação de frenagem e desempenho. Uma nova pinça monobloco radial de quatro pistões (30 mm) aproveita ao máximo as características do material para aumentar a rigidez e, ao mesmo tempo, reduzir o peso geral. O freio dianteiro conta com disco duplo de 320 mm de diâmetro; o freio traseiro possui um único disco de 280 mm de diâmetro. Um novo e levíssimo cilindro de freio dianteiro oferece uma resposta de alavanca ajustável.


SUSPENSÃO DIANTEIRA E TRASEIRA SEMIATIVA COM CONTROLE DE CARGA

A Pan America 1250 Special é equipada com suspensão dianteira e traseira semiativa ajustável eletronicamente. Utilizando dados fornecidos por sensores na motocicleta, este sistema de suspensão controla automaticamente o amortecimento para se adequar às condições de pilotagem. Estes componentes de suspensão são fornecidos pela Showa, enquanto o software de controle foi desenvolvido pela Harley-Davidson. O sistema de controle de carregamento do veículo detecta o peso do piloto, do passageiro e da bagagem para selecionar o modo de suspensão ideal, ajustando automaticamente a pré-carga traseira.

O curso das suspensões dianteira e traseira é de 190 mm. A suspensão dianteira é uma SHOWA® invertida 1 por 1 de 47mm.

 

ADAPTIVE RIDE HEIGHT (OPCIONAL)

A Harley-Davidson é a primeira a oferecer essa tecnologia na indústria de motocicletas, e o sistema de ajuste adaptativo da altura da suspensão Adaptive Ride Height (ARH) está disponível como equipamento opcional apenas para o modelo Pan America 1250 Special. O ARH desbloqueia a confiança que você pode sentir em diferentes cenários, permitindo uma altura mais baixa do assento quando a motocicleta está em repouso, sem comprometer a altura em relação ao solo quando em movimento.

Este sistema de suspensão revolucionário alterna automaticamente a motocicleta entre uma posição baixa (quando parada) e a altura ideal de pilotagem quando a motocicleta está em movimento. O sistema permite que o piloto monte na Pan America 1250 Special com facilidade, além de facilitar a colocação dos pés no chão em uma parada, baixando a altura do assento de 2,0 a 5,0 cm (dependendo da pré-carga traseira selecionada automaticamente, que determina a altura de pilotagem quando a moto está em movimento). Com o ARH, a altura do assento com a moto não carregada é de 830mm na posição baixa e 855mm na posição alta. O ARH retém todas as características da suspensão dianteira e traseira semiativa.

O ARH não compromete o curso da suspensão - o curso completo é sempre mantido - e não compromete o ângulo de inclinação, a altura em relação ao solo ou a qualidade da pilotagem.

Existem quatro sub-modos selecionáveis de altura adaptável:

  • Modo Automático: O sistema determina a rapidez com que a suspensão reduz a suspensão com base no quão agressiva é a ação de frenagem, com o objetivo de ter a suspensão totalmente reduzida quando a moto chega a uma parada.

  • Modos de atraso curto e longo atraso: Nestes modos, a função de rebaixamento é adiada até que a motocicleta pare, de modo que a altura total de pilotagem seja mantida, enquanto a motocicleta está se movendo em baixas velocidades, como numa manobra de estacionamento.

  • Modo bloqueado: O sistema de altura de pilotagem adaptativo sempre manterá a altura normal de pilotagem e não baixa em uma parada. Este modo pode ser selecionado por um piloto alto que não precisa do sistema Adaptive Ride Height para colocar o pé completamente no chão em uma parada, ou para andar off-road quando a altura total de pilotagem é desejável em baixas velocidades.

  • Amortecedor de direção: Um amortecedor de direção melhora o desempenho dinâmico durante a pilotagem off-road agressiva.


APRIMORAMENTOS DA SEGURANÇA DO PILOTO PARA CURVAS (CORNERING RIDER SAFETY ENHANCEMENTS)

A Pan America 1250 Special é equipada com Aprimoramentos de Segurança de Piloto para Curvas, um conjunto de tecnologias projetadas para aumentar a confiança do motociclista durante situações inesperadas ou más condições de estrada.

Os sistemas são eletrônicos e utilizam o mais avançado controle de chassi, controle eletrônico de freio e tecnologia de powertrain. A tecnologia aprimorada para curvas utiliza uma unidade de medição inercial, a IMU, para uma intervenção ideal quando a motocicleta é inclinada em comparação com quando a motocicleta está reta.

Os elementos de Aprimoramentos da Segurança do Piloto em Curvas para a Pan America 1250 Special incluem: Frenagem Eletronicamente Vinculada aprimorada para Curvas (C-ELB), Sistema de Frenagem Antitravamento aprimorado para Curvas (C-ABS), Sistema de Controle de Tração aprimorado para Curvas (C-TCS), Sistema de Controle de Deslizamento de Arrasto aprimorado para Curvas (C-DSCS) e Controle de Partida em Rampa (HHC - Hill Hold Control).  

 

SISTEMA DE MONITORAMENTO DA PRESSÃO DOS PNEUS (TPMS)

O TPMS exibe a pressão atual dos pneus dianteiro e traseiro no painel de instrumentos e mostra um indicador para alertar o piloto quando a pressão dos pneus está baixa e deve ser verificada. Manter a pressão adequada do ar dos pneus é importante tanto para o desempenho do veículo quanto para a vida útil dos pneus.


MODOS DE PILOTAGEM

Os modos de pilotagem selecionáveis controlam eletronicamente as características de desempenho da motocicleta e o nível de intervenção tecnológica.

Cinco modos pré-programados estão disponíveis na Pan America 1250 Special, além de três modos adicionais que podem ser personalizados pelo proprietário. Os modos de pilotagem pré-programados incluem Road, Sport, Rain, Off-Road e Off-Road Plus. Cada modo de pilotagem consiste em uma combinação específica de entrega de potência, frenagem do motor, Sistema de Frenagem Antitravamento aprimorado para curvas (C-ABS) e configurações do Sistema de Controle de Tração aprimorado para curvas (C-TCS). O piloto pode usar o botão MODE no punho direito para alterar o modo de condução ativo enquanto pilota a motocicleta ou quando parado, com algumas exceções.

 

FAROL ADAPTATIVO DAYMAKER® SIGNATURE

A tecnologia Advanced Daymaker Adaptive Headlamp utiliza a central IMU para determinar o ângulo de inclinação da motocicleta e projeta automaticamente luz adicional em cantos para iluminar áreas da estrada que podem não ser iluminadas por um farol LED sem essa tecnologia. Isso proporciona mais confiança ao piloto em estradas escuras.

O sistema inclui três elementos LED de cada lado, localizados logo acima do farol principal Daymaker. As lâmpadas adaptativas se iluminam em sequência, com base no ângulo de inclinação da motocicleta, a 8 graus, 15 graus e 23 graus.

Em vez de apenas ligar e desligar, os elementos adaptativos aumentam gradualmente para que a iluminação adicional seja progressiva e pareça quase perfeita para o piloto.

O sistema funciona quando o farol está no modo de farol alto ou de farol baixo.

 

TELA SENSÍVEL AO TOQUE

Todas as funções de instrumentação e infotainment são exibidas em uma tela sensível ao toque TFT de 6,8 polegadas (transistor de filme fino, um tipo de display de cristal líquido conhecido pela alta qualidade de imagem e contraste). Sua cobertura de vidro não reflexiva torna mais fácil de visualizar na maioria das condições de iluminação. A função touchscreen é desativada quando a motocicleta está em movimento, mas o piloto pode usar controles manuais para gerenciar muitas funções do display da tela quando a motocicleta está em movimento.

  O display suporta infotainment gerado pelo dispositivo móvel do piloto equipado com Bluetooth, incluindo música e chamadas telefônicas. A navegação é fornecida pelo aplicativo gratuito Harley-Davidson® para iOS ou Android.

 

CAVALETE CENTRAL

O cavalete central apoia a motocicleta estacionada em uma posição vertical. Com o cavalete central acionado a motocicleta ocupa menos espaço do que se estivesse em seu descanso lateral, um benefício quando o espaço da garagem é apertado. O cavalete também levanta a roda traseira do chão para facilitar a manutenção e troca de pneus, em casa ou na trilha.

 

PEDAL DE FREIO TRASEIRO MULTI-POSIÇÃO

Sem usar ferramentas, a altura do pedal de freio traseiro pode ser alterada entre duas posições para melhorar o controle e o conforto quando o piloto estiver em pé. Ficar em pé enquanto anda pelo terreno off-road pode melhorar o controle da motocicleta e aumentar a visão do piloto sobre a trilha à frente.

 


PROTETORES TUBULARES

Os protetores tubulares de aço são projetados para proteger o radiador e ajudar a apoiar a motocicleta em um eventual tombamento.

 

PROTETOR INFERIOR DO MOTOR EM ALUMÍNIO

Esta placa robusta foi projetada para proteger o cárter do motor contra impactos.

 

MANOPLAS AQUECIDAS E DEFLETORES DE VENTO PARA A MÃO

Ambos proporcionam mais conforto ao pilotar em tempo frio. As manoplas aquecidas têm três configurações de temperatura, selecionadas com um botão no punho.



CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS

  • O sistema de escape leve é fabricado a partir de aço inoxidável 304, resistente à corrosão e projetado para atender às emissões globais (incluindo o Euro V) e regulamentos de ruídos sem comprometer a durabilidade ou o desempenho experimentado pelo piloto. O catalisador está localizado o mais próximo possível do motor para minimizar seu tamanho e peso, além de manter o calor longe do piloto. Um par de silenciadores - um abaixo do motor e o segundo no lado direito da motocicleta - adiciona volume ao sistema de escape, o que permite um abafamento de som eficaz sem gerar contrapressão no escapamento, o que melhora o desempenho. O sistema de escape foi projetado para criar espaço sob a motocicleta para limitar danos potenciais de impacto durante a condução off-road, e para não comprometer o ângulo de inclinação.

  • O banco do piloto tem duas posições, alta e baixa, que permitem ao piloto obter um melhor ajuste na motocicleta. O ajuste da altura do assento não requer ferramentas e permite uma variação de 2,5cm entre a posição baixa e a posição alta.

  • O para-brisas, com quatro posições pode ser ajustado com uma mão, usando uma alavanca ao lado do painel, com uma variação de altura de 45mm para melhor adequar à estatura do piloto, preferência ou mudança de condições climáticas.

  • O Controle de Velocidade de Cruzeiro (Cruise Control) é equipamento de série.

  • O tanque de combustível de alumínio leve contém 21 litros para um longo alcance de pilotagem. O bocal para abastecer de combustível está localizado na parte superior do tanque, para que não seja coberto pela maioria das malas de tanque, facilitando o abastecimento com uma mala no lugar. O tanque de combustível é moldado para otimizar a capacidade da caixa de ar de entrada do motor, que está localizada abaixo do tanque.

  • A Pan America 1250 Special possui iluminação all-LED projetada para oferecer estilo de assinatura, excelente desempenho e com foco adicional na durabilidade robusta no ambiente off-road. O farol led Daymaker® Signature foi projetado usando uma nova tecnologia de análise fotométrica para produzir um excelente impacto na estrada, com uma propagação muito homogênea de luz, eliminando "pontos quentes".

  • As setas dianteiras são posicionadas para serem protegidas durante a condução off-road.

  • Cores: Vivid Black; Gauntlet Gray Metallic; Fastback Blue/White Sand.


SAIBA MAIS SOBRE ESSA MOTO NO MOTO PREMIUM TV: