top of page
  • Foto do escritorMoto Premium

Já estamos em Socorro para mais uma edição do Hard in Help neste final de semana

Confira a programação oficial Hard in Help 2021


Organização do Hard in Help encerra inscrições pelo site e divulga lista parcial dos pilotos que vão disputar o título de “melhor trilheiro casca grossa do país”, com representantes de vários estados em prova que promete agitar o final de semana de Socorro.

Com grande maioria de pilotos vindos das regiões sudeste e sul, com outros do centro-oeste, representando os estados de Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, a briga pelo título promete ser acirrada do começo ao fim da prova. Os pilotos chegam para mostrar o que tem de melhor em técnica e preparo para superar os obstáculos na 5ª edição do Hard in Help, valendo ainda pela última etapa do brasileiro de Hard Enduro 2021.

De 3 a 5 de dezembro, as cidades de Araxá, Barão de Cocais, Cuiabá, Campo Mourão, Guarulhos, Itaí, Poços de Caldas, Socorro, Taquarituba, entre outras, vão torcer por seus representantes na competição. A experiência com diferentes tipos de terreno, dos pedregosos aos arenosos e lamacentos, de climas secos, úmidos e molhados, também de diferentes tipos de topografia, oriundos de cada parte do país, fazem cada participante ter o seu trunfo na manga ao encarar um desafio longe de casa como este, mas também os une em aprendizado e evolução do esporte. São mais de 73 competidores confirmados antecipadamente, distribuídos entre as categorias: Gold, Silver, Bronze, Nacional e Iron.

“Independentemente do estado aqui representado pelo vencedor, o esporte sai vitorioso desde antes da largada. A cada ano vemos o interesse do publico aumentar, novos pilotos surgirem e a competição crescer e se solidificar. Estamos ansiosos e felizes por conseguir reunir todos esses apaixonados por moto em mais uma edição do Hard in Help. Esperamos uma festa linda na cidade e torcemos para que o melhor piloto vença na pista!”, comenta Rodrigo Zuccon, organizador do Hard in Help.

Desde 2017 o Hard in Help promove a modalidade e realiza as mais aclamadas provas de hard enduro do cenário nacional, sobretudo do estado de São Paulo. Socorro é a cidade perfeita, graças à topografia que favorece a prática do esporte, ao povo acolhedor e ao clima dosado na medida certa. Um dos pilares da organização é a inovação e para manter o altíssimo nível que os pilotos apreciam neste tipo de prova, a cada edição são inseridas novidades e aprimoramentos, tanto no formato quanto no percurso, tornando o evento único e atraente de maneira singular.

Da primeira edição em 2017, que atraiu aproximadamente 300 visitantes, passando para a segunda em 2018 com 430 visitantes, a terceira em 2019 com 480 visitantes e a edição passada, de 2020, que trouxe aproximadamente 1800 visitantes para a cidade, o hard enduro mostra que é um esporte em ascensão e o Hard in Help, uma prova que caiu no gosto do público.

“Originalmente a prova teria um trajeto linear, com ponto de partida diferente do ponto de chegada, contudo, alguns imprevistos impossibilitaram isso. Decidimos então criar outro trajeto, também em área externa e com todas as dificuldades do percurso anterior, mas em forma de circuito. Serão aproximadamente 7km por volta, com caminhos divididos por categoria e nível de dificuldade, além dos trechos comuns onde os pilotos devem se encontrar. Com isso, ficam incluídos os retardatários na lista de obstáculos a serem superados pelos ponteiros.”, explica Benê Coser, organizador do Hard in Help.

Para acompanhar o ritmo frenético dos competidores, a organização vai instalar dispositivos de controle por GPS, a fim de controlar os pontos de checagem e passagem de todos, além do tempo de prova de cada um. Ao cruzar a linha de chegada, todos os equipamentos serão recolhidos e aferidos pela organização e equipe de cronometragem, que então saberá o nome e número da dupla vencedora, moto e piloto, claro.

Algumas equipes se organizaram para comparecer em peso, colocando até cinco pilotos na prova e as demais também estarão bem representadas por seus trilheiros: (5) Rôias de Monte, (4) GuaruHard, (2) Tranqueiras Racing, (2) D’Trilhas Racing, (2) BMS Racing, (2) Renegados do Hard, (2) Barreiro Hard Extreme, (2) Trilha da Laje, (2) Rôia Bull, Poço Fundo Team, Eskizito’s Team, Mundo Motos, Gatos do Mato, O Mato o Morro Cambuí, Vidraçaria Cristal, Benê Off Road, Equipe de Ponta, Rôia’s Altinópolis, Aloprados, Loucos por Trilhas Classe A, Enduro MX, Braap Trail Team, Scott, IGP, MiniCross, VS Engenharia, HSS, Só Rôias Racing, Equip Jabut NS, TrailBull, Morro, Fortaleza Race Park, PMT Hard Team, Sem Limite, CineMX, Métier Hydrafit e Saltwiles.

Demonstrando a abrangência da categoria, onde competem pilotos iniciantes e de fim de semana, amadores e profissionais, como Daniel Morandini, que vem em busca da vitória na Iron. Em 2020, Daniel subiu no pódio na categoria, mas com a segunda colocação. Nascido em Chapecó - SC e vivendo atualmente em Sorocaba – SP, o “Catarina” da Kawasaki KLX450 (#28) está acostumado com as trilhas e vivenciou a evolução do esporte, já que pilota desde 1983. Fã de Jarvis, piloto ao qual Daniel usa como inspiração devido às habilidades e também por terem a mesma idade, sendo para ele um estímulo extra para seguir competindo. Daniel “Catarina” vê nas motos elétricas uma evolução importante para o esporte e espera conseguir competir por muitos anos ainda.

Estreante na prova e em competições, Monã Ribeiro sonha em um dia participar do Romaniacs, mas por enquanto ele chega a Socorro para testar todo seu aprendizado em quase 10 anos de trilhas. Pela categoria Nacional e representando o Vale do Paraíba, o piloto da Honda CRF230 (#7) traz uma historia inspiradora ao lado de sua equipe, a Só Rôias Racing. Ao lado dos amigos e com o apoio da família, conheceu o hard e as trilhas mais pesadas há aproximadamente 6 anos, de lá pra cá se apaixonou pela modalidade cujos desafios rendem “uma sensação de realização muito boa ao fim de cada trilha”, como ele explica. Para poder arcar com os custos da prova, Monã fez uma rifa e contou com amigos e seguidores para levantar fundos. “Sou grato pelo auxilio de todos e dedico minha participação a eles. Agora, meu maior desafio será meu próprio psicológico. Me manter focado, tranquilo e com pouca ansiedade para poder aproveitar essa prova maravilhosa.”, encerra Monã.

Na lista de patrocinadores, parceiros e apoiadores já confirmados, marcas que são referência na cidade e em toda região, como: Espaço Bene Off Road, BMS Racing, loja Ride Again, Quebracava Motocross, Explorei Aventura / Minicross, LL Glasses e Drogaria Total. Entre os parceiros estratégicos para a edição 2021 estão: Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Prefeitura Municipal de Socorro, Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) e Socorro Destino Duas Rodas.


PROGRAMAÇÃO OFICIAL HARD IN HELP 2021


Dia 1 (Sexta-Feira 03/12)

(18h) Abertura da Secretaria de Prova e retirada de kits pelos competidores no Centro Cultural Movimento – (Antiga Estação Ferroviária) Praça Rachid José Maluf, 83, Centro, Socorro – SP


Dia 2 (Sábado 04/12)

(7h30 às 10h) Secretaria de Prova no Parque da Cidade, “João Orlandi Pagliusi”

(10h) Abertura solene com autoridades da cidade

(10h30) Comboio com desfile das motos pela cidade e foto oficial no Museu 2 Rodas

(11h30) Abertura da pista para treinos


INÍCIO DOS TREINOS

Categoria IRON (11h30 às 11h40), NACIONAL (11h50 às 12h), BRONZE (12h10 às 12h20), SILVER (12h30 às 12h40) e GOLD (12h50 às 13h)


PRÓLOGO CLASSIFICATÓRIO – TOMADA DE TEMPO / CHIP

IRON (13h10 às 13h30), NACIONAL (13h40 à 14h), BRONZE (14h10 às 14h30), SILVER (14h40 às 15h) e GOLD (15h10 às 15h30)


ELIMINIATÓRIAS PARA OS 8 MELHORES (MOTO X MOTO)

Início (16h), 1 volta por bateria

Briefing (19h), IRON / NACIONAL / BRONZE / SILVER / GOLD


DIA 3 (Domingo – 05/12)

Local da Prova: Benê Off Road (estacionamento no local) Estr. Municipal do Oratório, km 5, Socorro - SP

(7h) Abertura da Secretaria de Prova – Entrega dos GPS

(8h) Saída em comboio até o local da largada

Largadas LeMans: (9h) GOLD, (9h02) SILVER, (9h04) BRONZE, (9h06) NACIONAL e (9h08) IRON

(17h) Premiação a ser realizada no Parque “João Orlandi Pagliusi”

*programação sujeita a alterações pela organização da prova sem prévio aviso.


5º Hard In Help - 3 a 5 de dezembro 2021 - Socorro – SP

Inscrições presenciais seguem abertas, para reservar seu lugar no grid entre em contato com Benê por telefone (19) 9 71108761

Site oficial: hardinhelp.com.br

Descubra Socorro: socorro.tur

bottom of page