• Moto Premium

Metzeler apresenta o novo Karoo 4 e abre vendas no Brasil

Projetado para equipar motocicletas adventure e maxi enduro, o novo Karoo 4 é um pneu versátil e de alta tecnologia para levar os pilotos aos limites da aventura



Sucessor do premiado Karoo 3, o Karoo 4 representa a última geração da família de produtos Metzeler projetada para uso on e off-road. É um pneu destinado às motocicletas Adventure, Touring e Maxi Enduro que permite que os pilotos busquem o máximo de performance. E toda essa tecnologia já está disponível em solo brasileiro.

O novo Karoo 4 equipa as mais modernas motocicletas de enduro de deslocamento médio e grande, que viajam tanto no asfalto quanto no off-road, trabalhando em sintonia com os sistemas de auxílio ao piloto mais avançados. O Karoo 4 é altamente versátil e que alcançou, em comparação com seu antecessor Karoo 3, uma melhoria significativa no desempenho off-road e no desempenho em pista molhada on-road, mesmo quando totalmente carregado.


PARA QUEM O KAROO 4 FOI PROJETADO?

Metzeler Karoo 4 é a escolha ideal para:

  • Proprietários de motos Adventure: pilotos que usam suas motocicletas para viagens 50% off-road e 50% on-road, em busca de experiências sem limites. Buscam confiabilidade e desempenho em diferentes condições climáticas, estabilidade mesmo com carga total e longas distâncias;

  • Aventureiros: motociclistas que testam seus limites, cujo desejo de aventura é comum, e valorizam mais o desempenho off-road em um pneu;

  • Proprietários de scramblers, que requerem um olhar agressivo sem sacrificar o desempenho na estrada, com especial a referência na pilotagem e na segurança em piso molhado.


OS BENEFÍCIOS DO KAROO 4

Os principais benefícios do Karoo 4 são:

  • Excelente tração off-road, graças ao design patenteado da banda de rodagem;

  • Dirigibilidade on-road significativa, mesmo com carga máxima, graças ao perfil com a tecnologia Metzeler MRC que melhora a direção em linha reta, apesar dos gomos;

  • Resistência à abrasão, corte e rasgos extremos, graças aos compostos à base de carbono e à otimização da área de contato com o solo;

  • Melhor desempenho no molhado e diferentes condições climáticas. A combinação das tecnologias apresentadas no Karoo 4 permite que os motociclistas gerenciem com segurança diferentes condições climáticas e superfícies rodoviárias, inclusive em caso de frenagem de emergência.


O PNEU EM DETALHES

A banda de rodagem - Karoo 4 apresenta um design revolucionário patenteado de banda de rodagem, que eleva os níveis de desempenho do pneu em asfaltos e em diferentes tipos de terreno off-road.

Quanto ao desempenho on-road, os engenheiros da Metzeler trabalharam para melhorar, em particular, a pilotagem geral e o comportamento em pista molhada, desenvolvendo um padrão de gomos que permite enfrentar com segurança certos ângulos, mesmo em condições molhadas. No campo off-road, o Karoo 4 aumenta o nível de desempenho especialmente em superfícies muito “macias”, como areia, lama e argila.

A banda de rodagem Karoo 4 apresenta essas principais características:

  • Design patenteado, composto por gomos em forma de colher no centro, que são separados dos gomos laterais por um sulco longitudinal ondulado. A combinação desses três elementos tem uma função dupla: no início ele prende o terreno entre os gomos para melhorar a tração lateral e, em seguida, libera-o através de um mecanismo de auto-limpeza.

  • Design multi-pitch. Os grupos de gomos são repetidos com uma cadência irregular para reduzir o ruído gerado pelo rolamento do pneu;

  • Área de contato otimizada que inclui um maior número de gomos, em comparação com o Karoo3, para melhorar a pilotagem e integração das estradas com os auxílios eletrônicos dos pilotos;

  • Tecnologia Dymatec patenteada, uma metodologia de design que preserva as geometrias funcionais dos gomos e o desempenho dos pneus ao longo do tempo. Em detalhes, esta tecnologia apresenta ângulos de parede de ranhura variáveis, dependendo de sua posição ao longo da banda de rodagem para maximizar a solidez e a uniformidade.



O composto de banda de rodagem - O pneu dianteiro do Karoo 4 possui um único composto, em carbon black, com extrema resistência à abrasão, uma evolução direta do que foi usada no Karoo 3. Os engenheiros da Metzeler desenvolveram um novo composto com o objetivo de alcançar uma gama operacional mais ampla e maior aderência às superfícies.

  • O pneu traseiro é bi-composto e apresenta o inovador esquema Edge&Base:

  • O composto central é 100% carbon black, com notável resistência à abrasão;

  • Os compostos base e ombro são mais macios, tem uma formulação de 80% de carbon black e 20% de sílica, para garantir estabilidade térmica, mesmo sob estresse.

O perfil - Karoo 4 adota a tecnologia Metzeler MRC, que apresenta diferentes perfis da banda central para a área do ombro. Isso aumenta a facilidade de direção, melhora a tração e a estabilidade, mesmo sob carga total. Nas medidas traseiras, com uma área de contato mais curta e mais ampla em relação ao seu antecessor, o perfil do Karoo 4 ajuda a reduzir e equilibrar o desgaste da banda de rodagem para maior quilometragem.

A estrutura - Karoo 4 apresenta esquemas de construção mais leves do que seu antecessor. Em particular as medidas radiais, graças ao uso da cinta de aço de grau zero com a tecnologia de tensão variável Interact, que garante uma resposta gradual e um sólido sentimento de controle.

A grade - O Karoo 4 estará disponível nas seguintes medidas no Brasil:

Dianteiro:

  • 120/70R19M/CTL 60QM+S Karo4F

  • 90/90-21M/CTL 54QM+S Karo4F


Traseiro:

  • 150/70R17M/CTL 69QM+S Karo4R

  • 170/60R17M/CTL 72QM+S Karo4R

  • 150/70R18M/CTL 70QM+S Karo4R