top of page
  • Foto do escritorMoto Premium

Nova Nmax Connected 160 ABS, a smart scooter da Yamaha

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Nova Nmax Connected 160 ABS, a smart scooter da Yamaha



A Yamaha inova mais uma vez com a NMAX Connected 160 ABS, consolidando-se como a mais moderna e completa scooter da categoria.

Sua conexão Bluetooth com o aplicativo Yamaha Motorcycle Connect, o Yamaha Connect, possibilita gerenciar os indicadores de utilização e performance da NMAX, programar as manutenções, comparar o modo de pilotagem mais econômico, localizar o último local de estacionamento, receber notificações de chamadas e mensagens, além de poder marcar e compartilhar nas redes sociais as rotas mais interessantes.

A NMAX Connected 160 ABS traz outras novidades, como o sistema de controle de tração na roda traseira, que associado aos exclusivos freios ABS nas duas rodas, confere maior controle na pilotagem em condições de baixa aderência do piso, novos amortecedores traseiros com ajuste manual e novos pneus Pirelli Diablo Scooter.

O modelo segue com 4 anos de garantia, reforçando a qualidade japonesa Yamaha, e com o programa de Revisão Preço Fixo, para você aproveitar sua scooter sempre na melhor performance.





CONECTIVIDADE

Como o próprio nome já indica, NMAX Connected, ela é a primeira entre as scooters da Yamaha que chega trazendo conectividade entre a scooter e os smartphones, aumentando ainda mais a interatividade entre homem e máquina.

Para utilizar o Yamaha Connect na NMAX Connected, basta baixar o aplicativo (Yamaha Motorcycle Connect) no Smartphone, seja ele Android ou Apple, pareá-los via Bluetooth, registrar o veículo no aplicativo e depois é só aproveitar tudo que essa conectividade pode oferecer, como:

- Conferir o status da vida útil do óleo do motor e do nível de carga da bateria;

- Conferir onde foi o último lugar que estacionou;

- Acompanhar o registro diário e mensal de consumo dos seus trajetos;

- Comparar sua eficiência de pilotagem voltada a economia com outros usuários a partir do Ranking ECO;

- Receber alertas de manutenção e falhas da motocicleta os quais também podem ser enviados para um e-mail da sua preferência;

- Expandir a sua experiência de pilotagem com o Revs Dashboard, painéis que possibilitam ver no Smartphone, informações adicionais como rotações por minuto do motor e o ângulo de abertura do acelerador;

- Receber no painel da scooter, notificações de chamadas e mensagens;

- E até mesmo registrar, salvar e compartilhar suas rotas preferidas nas redes sociais.


CONTROLE

Controle de tração – Proporciona melhor dosagem da entrega de potência do motor para a roda traseira. Com a ajuda de sensores, o sistema identifica a perda de tração do pneu e evita que a roda distracione em situações de aceleração brusca ou quando o piso for escorregadio. Assim, as acelerações sempre terão o máximo de força permitida pelas condições do piso, garantindo desempenho sob controle para que se rode com tranquilidade.

Na NMAX Connected o sistema de controle de tração pode ser desligado. A operação é fácil, através do botão menu no punho esquerdo.


Sistema ABS - É a primeira e única scooter de seu segmento com sistema de freios antitravamento (ABS) nas duas rodas como item de série. Este sistema impede as rodas travem durante as frenagens, tanto nas mais bruscas, quanto nas realizadas em condições em que o piso ofereça baixa aderência, como por exemplo no asfalto molhado ou sujo.


Freios a disco - Vem equipada com freios a disco nas duas rodas. E tanto na dianteira quanto na traseira, os discos têm 230 milímetros de diâmetro e pinças de um pistão, o que garantem à scooter frenagens progressivas e em espaços mais curtos.


Nova suspensão traseira ajustável - A suspensão traseira, com curso de 86mm, tem agora dois níveis de ajuste manual. Basta girar o manípulo localizado na parte superior dos amortecedores para escolher a posição que mais agrada ao condutor, sendo uma suave e outra firme.

Na dianteira, os amortecedores do tipo garfo telescópico têm o curso de 100mm e, assim como na traseira, contam com uma calibragem que privilegia o conforto, sem prejudicar a estabilidade e firmeza na condução.


Rodas - Com diâmetro de 13 polegadas e design arrojado, as rodas em liga de alumínio se destacam por serem extremamente leves, pesando 530g na dianteira e 710g na traseira. Essa qualidade contribui para a agilidade e a rapidez com que o modelo é capaz de mudar de direção.


Novos Pneus Pirelli Diablo - Outra excelente novidade que chega para tornar ainda melhor o controle da sua NMAX Connected 160 ABS, é que agora ela passa ser equipada com os pneus Pirelli Diablo Scooter, que oferece maior durabilidade e excelente aderência.

É um pneu de scooter com composto derivado de motocicletas de maior cilindrada que garante aderência em diversos tipos de asfalto, sendo ideal para tráfego urbano e para uso em trajetos de pequena e média distância. Seu formato contribui para uma maior maneabilidade e facilidade em manobras, enquanto a carcaça de nylon, mais firme, melhora a área de contato e a estabilidade em maiores velocidades.

Além de eficientes, os pneus que equipam a NMAX Connected 160 ABS também são largos. Suas medidas são de 110/70 na dianteira e 130/70 na traseira.


DESIGN

Basta um breve olhar sobre a NMAX Connected para notar o quanto seu design esportivo, moderno e refinado. Suas linhas deixam claro o seu DNA Max Series, também presente em sua irmã maior, a XMAX ABS.

Sua presença é imponente, graças ao conjunto óptico com faróis de LED na parte frontal, que se destaca pela estética, funcionalidade e eficiência, garantindo maior amplitude de iluminação, assim como às lanternas bipartidas de LED na traseira.

A NMAX também vem equipada com piscas bem-posicionados e pisca-alerta. Todos esses diferenciais de iluminação são úteis em cruzamentos e dão mais segurança ao condutor na pilotagem noturna e em diferentes condições de trânsito.


CONFORTO

Porta-capacete - A favor do conforto e sobretudo da praticidade, tem sob o seu assento, um útil compartimento de armazenamento com capacidade de 25 litros, capaz de abrigar um capacete integral tamanho grande e outros pequenos pertences. Sua abertura passa a ser feita através de um botão junto à chave seletora que liga a scooter. O compartimento se tranca automaticamente com o distanciamento da Smart Key.


Porta objetos e tomada 12V - Conta com dois porta-objetos de fácil acesso capazes de acomodar documentos, carteira ou um smartphone, que inclusive pode ser carregado através de uma tomada 12V localizada dentro do porta-objetos do lado esquerdo.


Banco - É em dois níveis, generoso na largura e no comprimento, e tem ótima ergonomia. Já o apoio para os pés conta com uma plataforma ampla, permitindo com que as penas fiquem dobradas como nas motocicletas, ou mais esticadas e relaxadas.


Garupa - O assento ligeiramente mais elevado em relação ao condutor garante melhor acomodação, além de uma maior visibilidade do que acontece a frente, enquanto as alças fabricadas em alumínio, oferecem um ótimo apoio para as mãos.



TECNOLOGIA

Sistema Stop & Start - A tecnologia embarcada na NMAX surpreende. Como no sistema Stop & Start, que identifica quando o veículo para e automaticamente desliga o motor, reduzindo o consumo de combustível e emissão de poluentes. O motor volta a funcionar com baixo nível de ruído e vibração, quando o condutor gira a manopla do acelerador levemente, e a scooter volta a se mover.

Além de ser o sistema que desliga o motor em menor tempo, 1,5 segundos, é o melhor sistema da categoria, capaz de proporcionar partidas mais rápidas e sem alterar a vida útil da bateria.

Esse sistema pode ser ativado ou desativado de acordo com a vontade do piloto, através de um botão no punho.


Smart Key - O sistema Smart Key da NMAX elimina a necessidade de usar a chave mecânica. Com isso, funções como partida elétrica, acesso ao porta-capacete, tanque de combustível e bloqueio do guidão podem ser feitos sem a necessidade de estar com a chave em mãos, trazendo maior comodidade.


Painel 100% digital com conexão Bluetooth - O painel multifuncional da NMAX Connected é mais completo da categoria. Ele é 100% digital, com iluminação em LED e com um design que inspira modernidade graças ao amplo display cuja distribuição das indicações facilita a visualização. Nele, as novidades são os indicadores de conexão Bluetooth ao aplicativo Yamaha Connect, do controle de tração (TCS), de nível da bateria do Smartphone, e ainda os indicadores de chamadas telefônicas e de mensagens.

Além disso, ele possui hodômetro total e dois hodômetros parciais, relógio, computador de bordo que indica o consumo instantâneo de combustível, nível de carga da bateria da scooter, temperatura do motor e indicador V-BELT de troca da correia do CVT (Continuosly Variable Transmission).

Ele ainda é equipado com indicador de temperatura do motor, indicador de modo Stop & Start, indicador de chave de presença e indicador VVA, que ao acender, informa ao piloto que o sistema VVA está em ação, entregando melhor performance. Essa indicação pode ser desativada no painel sem influenciar o funcionamento do VVA.

O acesso às funções do painel é feito através de um botão na parte de traz do punho esquerdo, ao toque de um dedo, sem a necessidade de retirar as mãos do guidão. Pontos a favor da comodidade e principalmente da segurança.


PERFORMANCE

Motor - Uma das maiores virtudes da NMAX desde o seu lançamento, está no motor. Dotado de alta tecnologia, ele garante aceleração de respostas rápidas, com força nas arrancadas e subidas que tornam o modelo ágil e superdivertido de ser pilotado.

Este motor é do tipo monocilíndrico com quatro válvulas, comando único e arrefecimento líquido, capaz de render a potência máxima de 15,4 cavalos a 8 mil rpm e o torque máximo de 1,4 Kgf.m de torque a 6.500 rpm. Embora não seja uma novidade na NMAX, merece destaque o sistema VVA (Variable Valve Actuation) de controle de abertura variável das 2 válvulas de admissão, o primeiro deste tipo a ser utilizado em uma scooter.

Com esse sistema é possível ter um ótimo torque em baixa rotação e respostas contundentes em alta, determinando o momento de abertura e fechamento das válvulas conforme a rotação do motor e a carga, ou seja, duas características diferentes na mesma scooter.

É graças ao VVA que a NMAX 160 ABS arranca e retoma como nenhum outro em sua categoria e, ao mesmo tempo, é capaz de atingir incríveis marcas de consumo de combustível. Toda a tecnologia de materiais empregados na construção do motor da nova NMAX é a mesma utilizada nos modelos Neo 125, YZF-R3 e MT03, como cilindro deslocado que minimiza as perdas por atrito entre o pistão e a parede do cilindro, e a tecnologia DiASil no cilindro, que melhora a dissipação de calor gerado pela queima da mistura ar/combustível, proporcionando melhor eficiência e durabilidade.

A combinação desse potente motor com o baixo peso de 126 kg, resultam na respeitável relação peso / potência de 8,2 kg por cv.


Tanque - Com capacidade de 7,1 litros de gasolina, representa uma autonomia média, sem a reserva, de cerca de 250 km. Sua tampa tem a abertura igual à do seu assento, funciona através de um simples toque no botão junto à chave seletora que liga a scooter. Quando a NMAX está desligada, a tampa fica travada, impedindo sua abertura. Seu posicionamento na parte inferior da scooter contribui para que a centralização de massas fique concentrado na parte debaixo, privilegiando a agilidade.


Chassi - Foi desenvolvido para proporcionar maior estabilidade. Conta com a aplicação de tubos leves e resistentes que contribuem na distribuição das forças físicas, equilibrando a rigidez de todo o chassi.

Seu formato é um dos grandes responsáveis por transmitir a sensação de controle e direção ao condutor. Além disso, o acoplamento de seu motor no chassi é feito por um suporte “link” fixado por coxins de borracha, minimizando as vibrações que são sentidas nas acelerações, o que na prática resulta em maior conforto.

Diante de tantas qualidades e atrativos, escolher a nova NMAX Connected 160 ABS como a próxima scooter é fácil. Difícil mesmo é decidir qual dentre as quatros opções de cores levar para casa. São elas: azul metálico (Navy Blue), vermelho (Solar Red), verde fosco (Matt Green) no preço público sugerido de R$ 19.690,00 + frete da região (R$20.345,00 + Frete preço para o estado de São Paulo)e a cor especial cinza fosco (Matt Gray) no preço de R$ 19.990,00 + frete da região (R$20.655,00 + Frete preço SP).

bottom of page