• Moto Premium

Team Brasil faz estreia espetacular no Mundial de Superbike

Dois pódios e um fim de semana alucinante para os pilotos da Missão78 na primeira etapa do World Superbike 2022, na Espanha, que ainda rendeu um prêmio de Melhor Nação da rodada


Enzo Valentim #39 puxando fila

Esquadrão brasileiro estreia na Europa com pódio duplo em um dos maiores berços de novos talentos da motovelocidade, a Espanha. Através do projeto M78, sete jovens pilotos deram início a temporada 2022 no World Superbike representando a equipe AD78 Team Brasil nas categorias Supersport300 e R3 bLU cRU European Cup.

Dois pilotos subiram no pódio, ambos conquistando a 2ª colocação na estreia da Yamaha R3 bLU cRU European Cup 2022. Valentim na corrida 1 e Fontainha na corrida 2, a dupla fez a festa ao lado dos companheiros de equipe. Os pilotos encararam o desafio na parte da manhã e da tarde deste sábado (9/04), após os treinos e a definição da Superpole na sexta (8/04).

O clima dentro da pista estava quente e os adversários tiveram trabalho para segurar os brasileiros. Na corrida 1, o destaque ficou por conta de Enzo Valentim (#39), que surpreendeu ao liderar 7 das 9 voltas, o piloto conquistou o pódio e a 2ª colocação com apenas 0,273seg de diferença para o vencedor. Kevin Fontainha (#26) veio na rabeta do companheiro e cruzou a linha em 4º lugar. Eduardo Burr (#88) foi o 10º, a frente de Gustavo Manso (#80), que terminou em 13º. Depois de pagar uma volta longa como punição, Fábio Florian (#8) não completou a prova por conta de uma queda.

Kevin Fontainha, segundo colocado na corrida 1

À tarde, na corrida 2, o espetáculo ficou por conta de Kevin Fontainha, que ligou o modo ataque e superou adversários conterrâneos e europeus. A bordo da YZF-R3, o piloto da moto #26 batalhou até a linha de chegada, quando cruzou a apenas 0,009seg do vencedor, faturando o 2º lugar. Valentim (#39) veio um pouco atrás, ficando em 6º. Manso (#80) melhorou e terminou em 10º, apesar da penalização por exceder os limites da pista, que custaram uma posição. Florian (#8) e Burr (#88) foram respectivamente 14º e 15º. Os resultados dentro da pista já deram frutos e ambos, Valentim e Fontainha foram selecionados para o programa de aperfeiçoamento no rancho de Valentino Rossi, o VR46 Riders Academy, na Itália.


Humberto “Turquinho“ Maier #12

WORLD SSP300

Toques de carenagem, muitas ultrapassagens, volta mais rápida da prova e velocidades superando os 215km/h, assim foi a prova de Ton e “Turquinho” na World SSP300. No sábado (9/04) Ton Kawakami (#87) terminou a corrida 1 na 13ª posição, mesmo lugar de onde havia largado. Humberto Maier, o Turquinho, não se intimidou frente aos adversários e fez seu jogo, depois de marcar o 10º tempo que garantiu a posição de largada, o piloto da moto #12 acabou com a 18ª colocação em sua primeira participação no campeonato. A categoria que traz visibilidade e experiência aos pilotos que desejam chegar a classe principal é notadamente a mais concorrida, com muitas trocas de posições, tombos e indefinição até a linha de chegada.


Ton Kawakami #87

No domingo (10/04), os pilotos da AD78 Team Brasil by MS Racing voltaram com suas YZF-R3 para a corrida 2. Ton Kawakami (#87) protagonizou belíssimas disputas, chegando a ficar na vice-liderança da prova e a marcar a volta mais rápida da sessão, com milésimos de segundo de diferença para o então recorde do circuito, que era de seu irmão Meikon, de 2021. A batalha foi intensa ao longo das 12 voltas no circuito de Aragon e Ton, que havia largado da 13ª posição, cruzou a linha em 8º, somando os primeiros pontos da temporada. Humberto “Turquinho“ Maier (#12) largou da 10ª colocação e vinha disputando posições com o pelotão da frente, mas acabou sendo tocado, resultado de um incidente entre outros dois pilotos. Maier foi tirado da pista ainda com a moto de pé, voltou para a briga, mas algumas voltas depois, faltando 4 para o fim, foi obrigado a retornar para a garagem com problemas resultantes do toque. Turquinho chegou a andar a frente de Kawakami, no primeiro grupo, mostrando o potencial e arrojo que o piloto tem, encarando os mais experientes por igual. O próximo encontro dos pilotos M78 e da equipe AD78 Team Brasil está marcado para o final de semana de 24 de abril, em Assen, na Holanda.


RESULTADOS APÓS 1ª ETAPA


World SSP300 (WorldSBK 2022)

1 Alvaro Diaz

2 Marc Garcia

3 Lennox Lehmann

4 Inigo Iglesias

5 Bruno Ieraci

11 Ton Kawakami AD78 Team Brasil by MS Racing


Yamaha R3 bLU cRU European Cup 2022

1 Devis Bergamini

2 Yeray Ruiz

3 Kevin Fontainha - AD78 Team Brasil bLU cRU

4 Enzo Valentim - AD78 Team Brasil bLU cRU

5 Wahyu Nugroho

11 Gustavo Manso AD78 Team Brasil bLU cRU

13 Eduardo Burr AD78 Team Brasil bLU cRU

15 Fábio Florian AD78 Team Brasil bLU cRU