• Moto Premium

Triumph Speed Twin 1200

Atualizado: 24 de mar.

Elegante! Com desempenho de arrepiar e acabamento impecável, a clássica da família Bonneville é deliciosa para passear e viajar com discrição…


Triumph Speed Twin 1200
Excelente estabilidade e muito charme no modelo inglês

Primeira moto lançada em larga escala com motor de dois cilindros paralelos, a Triumph Speed Twin causou alvoroço no longínquo ano de 1938, um ano antes da invasão à Polônia mudar os destinos do mundo ao deflagrar a 2ª Guerra Mundial. A motocicleta inglesa causava furor na época com sua máquina de 500 cc.

A versão 2021 tem 1200 cc, dois cilindros “gêmeos” e 97 cv de potência máxima. Dona de um design clean e elegante –com diversas peças em alumínio escovado– a Speed Twin chama atenção por onde passa.


BONNEVILLE BOMBADA

Triumph Bonneville Speed Twin 1200
Espelhos retrovisores na ponta do guidão

A Bonneville Speed Twin tem ângulo de cáster de 93,5 mm, e responde de maneira suave em trocas de direção, com boa maneabilidade e agilidade urbana.

A posição de pilotagem é muito ergonômica e confortável, tanto para uso diário quanto para longas viagens. Os freios transmitem muita segurança e nenhuma fadiga. São Brembo, pinças monobloco de quatro pistões na dianteira.

O câmbio de seis marchas tem engates precisos e rápidos, com relação longa e agradável para viajar em última marcha, em sintonia com o elevado e responsivo torque (máximo de 11,4 kgf.m a 4.950 rpm). Na tocada, é instigante o ruído do duplo escapamento (esquema 2 x 1 x 2) com tubos em aço inox.

Triumph Speed Twin 1200 no Brasil
Escapes independentes: um para cada cilindro

Seu assento é confortável e amplo, à moda antiga, mais plano. A 80,7 cm do solo, acomoda diversos biótipos de motociclistas, especialmente os pequenos. O acabamento da Speed Twin é excepcional, com destaque para a tomada USB sob o banco, o painel refinado e completo, assim como a pintura impecável e as peças em alumínio escovado.

Em movimento, a moto se mostra leve e fácil de guiar, com muita força e o giro crescendo rápido a cada marcha. O limite de velocidade é fácil de ser quebrado, e só se sente que está rápido (demais), quando o vento pega forte no peito.

Nos três modos de pilotagem (chuva, Rain; normal, Road; e Sport), a potência máxima é sempre de 97 cv, mas muda bastante a entrega de potência. Controle de tração é item de série, assim como o bem acertado sistema ABS.

Freios e suspensão respondem à altura, e, de acordo com a proposta clássica da Speed, até sobra rendimento e ciclística. Quem anda forte pode sentir a ausência de um garfo dianteiro invertido e regulável. A suspensão tem 12 cm de curso para ambos os eixos e tem comportamento muito adequado à proposta.

Com preço de R$ 58.014,00 (Fipe/dezembro 21), a Speed Twin é um excelente negócio pela cilindrada. Esbanja charme, sofisticação e elegância.


SAIBA MAIS SOBRE ESSA MOTO NO MOTO PREMIUM TV: