• Moto Premium

Triumph Tiger 900 chega ao Brasil

Atualizado: Jul 30

Nova motocicleta, sucessora da Tiger 800, chega às concessionárias brasileiras nesta quinta-feira (18) em dois modelos.



A Triumph lançou no mercado brasileiro no dia 17 de junho, a Tiger 900, para o segmento Adventure. Renovado, o modelo substitui a Tiger 800. A nova moto chega às concessionárias em duas versões: Tiger 900 GT Pro (R$ 57.990,00) e Tiger 900 Rally Pro (R$ 59.990,00). Segundo a fábrica, são preços promocionais para o primeiro lote – em torno de 70 unidades montadas na fábrica de Manaus (AM) no início do ano. A partir de 1º de julho, os preços da nova Tiger 900 serão reajustados.



A principal diferença entre as duas versões é a proposta de uso. A Tiger 900 Rally Pro é mais voltada ao off-road, com capacidade e conforto focados no fora de estrada. Já a Tiger 900 GT Pro tem um perfil voltado uso mais urbano e viagens de longa distância com foco no on-road.

“Estamos muito animados com esse lançamento, que vinha sendo um dos mais aguardados dos últimos tempos, sobretudo no mercado nacional. O Brasil é o maior consumidor da Linha Tiger 800 no mundo, entre todas as nossas subsidiárias”, explica Renato Fabrini, General Manager da Triumph. Além disso, vale lembrar, a Tiger 800 foi líder de vendas durante vários anos no Brasil. Até o final de 2020, a fabricante inglesa planeja comercializar 2.700 unidades do modelo no País.

O motor de três cilindros tem a cilindrada elevada para 900 cc, apresentando respostas mais imediatas. A Tiger 900 está mais leve que os modelos anteriores.

O motor de 900 cc tem nova ordem de ignição. O resultado é aumento do ruído de admissão sob carga, respostas muito mais ágeis do motor, um ronco distinto, maior maneabilidade e facilidade na redução das marchas.



O novo motor oferece pico de torque 10% maior do que os modelos Tiger 800 anteriores – agora são 8,87 kgf.m a 7.250 rpm. A potência também aumenta em todas as faixas de rotações, com 9% a mais na faixa intermediária e um pico de potência de 95 cv a 8.750 rpm. Com isso, proporciona aceleração mais ágil, superando o modelo Tiger 800 anterior e também a concorrente mais próxima. E mais: esse ganho de desempenho vem acompanhado de um ronco do motor mais agressivo.


Seu radiador agora é duplo, o que melhora o resfriamento e reduz o calor sentido pelo piloto. O novo estilo de radiador reforça a postura e atitude mais marcantes dessa moto de aventura. Sua forma e configuração permitem uma posição adicional do motor mais à frente, resultando em um centro de gravidade mais otimizado (40 mm à frente e 20 mm mais baixo). Isso otimiza a distribuição de peso, ampliando a facilidade de manuseio da moto e também seu equilíbrio em baixa velocidade. Outras melhorias no sistema do cárter e de resfriamento garantem que isso não tenha impacto na distância em relação ao chão. Há também uma caixa de ar nova, com filtro de ar de acesso mais fácil, além de embreagem deslizante e assistida para maior conforto do piloto.

Com peso até 5 kg menor que a anterior, a Tiger 900 oferece a mais emocionante e ágil pilotagem de uma Tiger já proporcionada até hoje. Sua nova estrutura de treliça de aço é mais leve, com construção modular, subquadro traseiro de alumínio e ganchos de pedaleira parafusados, bem mais off-road. A suspensão da nova linha 900 adota componentes premium das marcas Marzocchi ou Showa.

A versão GT Pro apresenta suspensão traseira eletronicamente ajustável, permitindo que o piloto selecione configurações de pré-carga e amortecimento traseiros por meio de um menu no painel de instrumentos TFT. Os pilotos podem optar entre nove níveis de controle de amortecimento, variando de Comfort (mais suave) a Sport (mais firme) e quatro configurações de pré-carga.

Todos os modelos Tiger 900 possuem freios Brembo Stylema. São pinças leves, compactas, monobloco de alto desempenho, com volume reduzido ao redor dos pistões e das pastilhas de freio, diminuindo o espaço ocupado pelo fluido de freio, permitindo resposta de frenagem imediata. O aumento do fluxo de ar ao redor das pastilhas também ajuda as pinças a esfriarem mais rapidamente. Essa combinação de novo quadro modular leve, motor mais leve, suspensão de alta especificação e freios Brembo premium trax mais agilidade e possibilidades de pilotagem.

O tanque de combustível tem capacidade para 20 litros, aumentando a autonomia. A moto ganhou novo pára-brisa, ajustável com uma das mãos. O assento é mais estreito e o guidão fica 10 mm recuado, oferecendo posição de pilotagem confortável. O assento é regulavel na altura em 20 mm. Cada versão possui posição de pedaleira diferente, de acordo com o estilo proposto de pilotagem.




TECNOLOGIA EMBARCADA

A nova linha Tiger 900 traz como novos recursos:


  • Instrumentos TFT de sete polegadas, de série nos dois modelos, com escolha entre quatro estilos diferentes.

  • Sistema de Conectividade de série nos dois modelos. O painel é conectado ao celular do piloto por meio da tecnologia Bluetooth, que permite atender chamadas telefônicas, selecionar músicas no celular, navegar passo a passo pelo Google (buscando pontos de interesse na região) e ainda controlar a câmera GoPro – por meio de indicadores na tela TFT.

  • Sistema de freios ABS para curvas e controle de tração com IMU, de série nos dois modelos. O sistema permite a seleção automática do nível adequado de intervenção do controle de ABS e do controle de tração, medindo constantemente as taxas de balanço, inclinação, esterçamento e aceleração para calcular o ângulo de inclinação. Este sistema de tecnologia integrado garante maior estabilidade e segurança.

  • São seis modos de pilotagem no modelo Rally Pro (“Rain”, “Road”, “Sport”, “Off-Road” “Configurável pelo Piloto” e “Off-Road Pro”). Os modos de pilotagem ajustam as configurações de resposta do acelerador, dos freios ABS e do controle de tração. Um novo recurso, chamado “Antiparalisação”, nos modos “Off-Road” e “Off-Road Pro” aumenta automaticamente as rotações de marcha lenta para evitar paradas. O modo de pilotagem “Off-Road Pro”, exclusivo do modelo Rally Pro, é a configuração off-road mais extrema da Triumph para aventuras fora de estrada avançadas, com freios ABS e controle de tração desativados e um mapa de aceleração off-road.

  • No modelo GT Pro, são cinco modos de pilotagem: “Rain”, “Road”, “Sport”, “Off-Road” e “Configurável pelo Piloto”.

  • Nova iluminação inteira em LED.

  • Quick shift para cima e para baixo.

  • Local de armazenamento seguro para celular com carregamento USB.

  • Punhos retro-iluminados com joystick de cinco direções, controle eletrônico de velocidade de cruzeiro (piloto automático), manoplas aquecidas, assentos aquecidos (com controle de passageiro separado) e sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).



Receba nossas atualizações

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2020 MOTO PREMIUM.