top of page
  • Foto do escritorMoto Premium

Um dia como piloto de testes da Pirelli no Circuito Panamericano

Jornalistas da américa do sul tiveram a oportunidade de andar em diversas motos, com diferentes pneus, em várias situações, simulando algumas das dezenas de testes que os pilotos da Pirelli fazem diariamente no complexo



Ser um piloto de teste não significa ser o mais rápido. Não é sobre ser o mais capaz de enfrentar todos os obstáculos. Ser um piloto de teste é saber ler os dados absorvidos em pista da maneira mais precisa possível e passar essas informações cruciais ao desenvolvedor do produto. E é exatamente isso que foi simulado no Circuito Panamericano, o complexo de testes da Pirelli, onde um seleto grupo de jornalistas sul-americanos e influenciadores tiveram a oportunidade de andar e testar diversas motos e pneus do portfólio Pirelli e Metzeler em condições distintas de pilotagem.

O evento proporcionou aos jornalistas uma experiência exclusiva de testar e revisitar a ampla gama de produtos da fabricante italiana em diferentes dinâmicas. Desde pistas que simulavam o dia a dia da pilotagem urbana até trechos off-road encontrados em estradas vicinais do Brasil. No evento, os participantes foram imersos em um ambiente de ação e adrenalina, onde cada curva e frenagem representavam uma oportunidade de explorar o desempenho, a segurança e a qualidade dos pneus.



As atividades foram divididas entre as diversas pistas do Circuito Panamericano, cada uma projetada para testar uma categoria específica de pneus e motocicletas. Na pista Comfort, os jornalistas tiveram a oportunidade de usar os pneus para motos City e Scooter, testando a manobrabilidade de diferentes marcas de motocicletas. Enquanto isso, na pista Dry, destaque do complexo, os participantes puderam experimentar o desempenho dos pneus destinados às motos Naked e Sport, explorando ao máximo o potencial das máquinas.

Além disso, na pista Wet, os pilotos enfrentaram o desafio de lidar com diferentes versões de motos Naked e Bigtrail, testando os limites dos pneus em condições de piso seco e molhado, incluindo um rigoroso teste de frenagem com ABS. Praticamente 100% da água usada nesta pista é captada, filtrada e reutilizada para molhá-la novamente. O reaproveitamento só não é de 100%, pois existe o fenômeno da evaporação. Enquanto isso, os entusiastas do Off-road encontraram seu refúgio na pista especialmente desenvolvida para motos Trail e Bigtrail, onde a linha off-road da Pirelli foi submetida a rigorosos testes de desempenho.

"Além de oferecer uma experiência de pilotagem única, a marca reiterou seu compromisso contínuo em fornecer produtos de alta qualidade, segurança e desempenho para os amantes de motociclismo em toda a América Latina, celebrando a paixão regional pelo motociclismo. Uma oportunidade única de mergulhar no mundo da velocidade e da tecnologia, e um lembrete do porquê a Pirelli continua a ser a escolha preferida dos pilotos em todo o mundo", comenta Rutembergue Fonseca, diretor de Marketing de Pneus de Moto da Pirelli na América Latina.

bottom of page