top of page
  • Foto do escritorMoto Premium

Você sabe o que é Octanagem?

Especialista em combustíveis explica de forma simples o que é e o que ela faz no motor


Muito tem se falado na octanagem da gasolina e como ela influencia no consumo e potência do veículo, mas... o que é octanagem? Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, licenciada Shell, explica o que é e como ela pode melhor o desempenho do motor.



O que é octanagem?

A octanagem, que também pode ser chamada de índice octano, é um número que indica a capacidade dos combustíveis de resistir a altas temperaturas e pressões na câmara de combustão do motor antes de detonar, ou seja, sem que a faísca da vela seja disparada pelo sistema de ignição. Quanto maior a octanagem, maior a resistência à detonação e melhor o desempenho do veículo.

Para explicar melhor, vamos contar o passo a passo do funcionamento do motor. Quando é dada a partida, os pistões começam a se movimentar dentro dos cilindros, fazendo pressão no combustível que está lá. O combustível, em mistura com o ar dentro do cilindro, resiste ao máximo a essa pressão e ao aumento de temperatura até que a vela de ignição produza a centelha para sua queima, o que faz o carro se movimentar. Essa resistência é a octanagem.

"Um combustível com octanagem baixa pode causar a famosa ‘batida de pino’, quando acontece uma pré-ignição dentro da câmara de combustão antes da centelha da vela, aumentando a temperatura. Esse problema parece inofensivo, mas a médio e longo prazo pode causar sérios e caros danos ao pistão, cilindro e cabeçote do motor", alerta Pose.


Como descobrir a octanagem do combustível?

Existem dois métodos para calcular a octanagem de um combustível. O RON (Número de Octanas Pesquisa, na sigla em inglês) observa a resistência do combustível à detonação em um motor-padrão, usados nos testes das montadoras de veículos, com compressão variável e rotação de 600 rpm. Já o MON (Número de Octanas Motor, em inglês), faz a mediação com mistura de ar-combustível pré-aquecida no cilindro de combustão, ponto de ignição variável e velocidade do motor de 900 rpm.

No Brasil, o índice usado para quantificar a octanagem de um combustível é o RON. As distribuidoras idôneas oferecem produtos dentro das especificações ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Hoje, a gasolina comum e a gasolina aditivada vendidas no País devem ter no mínimo 92 octanas RON (com 93 RON a partir de 01/01/2022).



Gasolina de alta octanagem

Veículos com motores de alto desempenho, como os esportivos de luxo, por terem maior potência, precisam de combustíveis com maior octanagem. Para estes carros, o indicado é abastecer com gasolina premium. "Segundo a ANP, as gasolinas de alta octanagem devem possuir um mínimo de 97 RON. Abastecer o veículo com octanagens muito acima disso não traz ganho de potência para o motor", explica Pose.

bottom of page