top of page
  • Foto do escritorMoto Premium

Yamaha lança nova Fazer FZ15 ABS

Com o lançamento, montadora inaugura novo nicho de mercado, o das small premium, as motos pequenas com características sofisticadas



A nova Yamaha FZ15 mantém o motor bem conhecido da família da marca, de 150cc, e incorpora soluções técnicas e de projeto bem mais sofisticadas, tais como farol com projetor, luz de posição e lanterna traseira em LED, freio ABS na dianteira, freios a disco nas duas rodas, suspensão monocross com link, pneus largos, suspensão dianteira reforçada e painel completo 100% digital.

O preço sugerido é a partir de R$16.990,00 + frete (R$17.555,00 + frete para o Estado de São Paulo). A montadora garante que as 480 concessionárias autorizadas terão unidades de test ride disponíveis em meados de setembro.


DESIGN O visual é bem impressionante, de uma moto pequena charmosa e superatualizada, com linhas agressivas e esportivas.

Além do design, a funcionalidade foi levada em conta. As tomadas de ar laterais conduzem o fluxo de ar para resfriar o motor. Na área da coluna de direção, o canote, a FZ15 não possui espaços vazios, integrando o tanque de combustível. O contato da chave agora fica na frente do tanque de combustível ao invés de na mesa.



FAROL E LANTERNA

O conjunto óptico da Yamaha FZ15 impressiona tem visual bem moderno e é efetivamente muito mais eficiente. Tem luz de posição e farol com projetor de LED de última geração, e é bifuncional, com luz baixa e luz alta projetadas num único projetor de alta performance. Esse projetor é mais eficiente, oferecendo maior amplitude de luminosidade, já que os fachos de luz do farol baixo e do alto são mais homogêneos e abrangentes, iluminando uma área maior à frente da motocicleta e minimizando ofuscamento dos veículos que trafegam no sentido contrário. O modelo conta ainda com lampejador de farol e lanterna traseira de LED.



PAINEL

O painel da Fazer FZ15 é o mais completo da categoria. Ele é digital, em led e tem fundo blackout, com boa leitura de dia e de noite.

O painel tem a função ECO, que indica o momento de pilotagem em que o consumo é menor. Ele traz indicador de marcha em uso, marcador do nível de combustível, conta-giros, velocímetro, hodômetro total e dois parciais, relógio e luzes indicadoras do sistema de ABS, do sistema Blueflex, de funcionamento de sistema de injeção e de piscas, farol alto e neutro.


MOTOR

O motor de 150cc é o mesmo que equipa os modelos Factor 150, Fazer 150 e Crosser 150 ABS, reconhecido pela durabilidade e economia.

Do tipo monocilíndrico arrefecido a ar, o motor da FZ15 tem exatos 149cc, e é capaz de gerar a potência máxima de 12,2cv quando abastecido com gasolina, e 12,4cv com etanol. Chama atenção por seu fôlego e principalmente pela suavidade no funcionamento, com baixíssimos índices de vibração.

Sua alimentação é feita pelo sistema de injeção eletrônica de combustível Blueflex, que permite o abastecimento com gasolina, etanol, ou a mistura de ambos em qualquer proporção, trazendo melhor distribuição de torque e de potência em todas as faixas de rotação.

O motor da Fazer FZ15 conta com o YRCS (Yamaha Ram Air Cooling System), que tem a função de potencializar a refrigeração do sistema de ignição do motor, fazendo com que o desempenho da motocicleta seja otimizado.

O escapamento otimiza a saída dos gases para melhor desempenho e eficiência no controle de emissões, e sua inspiração deriva da Fazer FZ25 na aparência e no ronco grave e encorpado.


POSIÇÃO DE PILOTAGEM

Na FZ15, guidão, pedaleiras e banco permitem uma condução relaxada. Com isso, a pilotagem se torna muito mais confortável, mesmo para quem a utiliza por muitas horas ao dia.



ASSENTO

Em dois níveis, comprido e largo, o assento da FZ15 traz ergonomia no encaixe das pernas junto ao tanque e para o garupa, que conta com alça em alumínio e pedaleiras posicionadas de forma a permitirem com que as pernas não fiquem demasiadamente dobradas. O assento estáa 790 mm do solo, facilitando o apoio dos pés no chão, inclusive dos motociclistas de baixa estatura.


CONTROLE

A união de elementos como a geometria do chassi, o baixo peso e o tamanho das rodas de liga leve com 17” na dianteira e na traseira, tornam a Fazer FZ15 capaz de desviar dos obstáculos com agilidade, sempre de forma estável e equilibrada, e o melhor, com o controle de ótimos freios. Tudo isso faz dela uma motocicleta fácil e segura de ser conduzida, uma opção perfeita desde os motociclistas iniciantes até os mais experientes.


CHASSI

Todo fabricado em aço, o chassi do tipo Diamante é leve e resistente a torções, incidindo diretamente no comportamento da motocicleta. Sua principal contribuição está na agilidade, que pode ser sentida na capacidade da Fazer FZ15 mudar de trajetória com rapidez e estabilidade.


SUSPENSÕES

As suspensões da FZ15 são mais robustas quando comparadas às que equipam as motocicletas até 160 cc disponíveis no mercado. Por isso são capazes de filtrar as irregularidades do piso com maior eficiência, garantindo mais segurança e controle na condução.

Na dianteira, os tubos internos dos amortecedores são reforçados, minimizando torções do garfo, o que resulta em maior estabilidade e controle da moto. Enquanto as motos urbanas de baixa cilindrada usam tubos com diâmetro 29 mm, a FAZER FZ15 é equipada com largos tubos de 41mm – os mesmos da Fazer 250, FZ25 –, e seu curso é de 130 mm.

Na traseira, a grande novidade é a suspensão do tipo monocross – inédita na categoria – com curso de 120mm e ajuste de pré-carga da mola em sete níveis de rigidez. As vantagens desse sistema – presente nas motos de média e alta cilindrada – em relação ao sistema bichoque, que utiliza dois amortecedores, é o maior curso da roda traseira, equilíbrio torcional, maior vida útil do amortecedor – que é mais robusto que o sistema que utiliza dois amortecedores – e melhor centralização de massas. Na prática, todos esses diferenciais resultam em mais estabilidade, maior conforto e maior segurança na pilotagem.



RODAS E PNEUS

Com 10 raios, as rodas em liga leve têm diâmetro de 17 polegadas, com largura na dianteira de 2,5 polegadas e na traseira de 4 polegadas. Para calçá-las, pneus radiais Pirelli Diablo Rosso II com medidas similares ao da irmã maior. Na dianteira a medida é de 100/80-17, na traseira de 140/60-17 – o pneu mais largo dentre todas as motos da categoria no Brasil e o primeiro com construção radial para motos da categoria.

Além do ganho estético, pneus radiais mais largos garantem um comportamento mais estável da motocicleta e maior aderência em curvas, resultando, portanto, em uma condução mais segura.


FREIOS

Uma das qualidades mais surpreendentes na Yamaha FZ15 é o seu poder de frenagem. Ela é capaz de parar em espaços curtos, alcançando um desempenho muito superior ao oferecido pelas motocicletas dessa faixa de cilindrada disponíveis no mercado. Isso acontece tanto pela dimensão do conjunto na dianteira, composto por uma pinça de duplo pistão e um grande disco de 282mm – o maior dentre todas as motos até 160 cc no Brasil –, quanto pelo fato do sistema traseiro ser a disco. Composto por um disco de 220 mm e pinça de um pistão, este sistema é mais potente e progressivo que o sistema a tambor.

A FZ15 é a única da categoria equipada com freios a disco nas duas rodas e sistema ABS Anti-lock Bracking System – na roda dianteira, importantíssimo para uma condução com mais controle. Ele impede o travamento da roda em condições de baixa aderência do piso, como asfalto molhado ou sujo, e até mesmo em frenagens bruscas de emergência.

A Yamaha Fazer FZ15 vem com garantia de 3 anos e inclui a Revisão Preço Fixo, com igual preço para o serviço em toda a rede autorizada.

A Yamaha FZ15 tem três opções de cores: Azul Metálico (Racing Blue), Vermelho Metálico (Magma Red) e Preto Metálico (Midnight Black), e estará disponível na Rede de Concessionários Yamaha em meados de setembro de 2022.


bottom of page