top of page
  • Foto do escritorMoto Premium

Bajaj Dominar 200

Pequetita, pero dominadora - A Bajaj Dominar 200 traz da Índia um bocado de tecnologia em seu motor, capaz de rivalizar em desempenho com motos maiores e mais caras…

 


Visual rebuscado com para-lamas traseiros e spoiler, mas banco duplo, protetor no tanque e porta-placa fino são bonitos
Visual rebuscado com para-lamas traseiros e spoiler, mas banco duplo, protetor no tanque e porta-placa fino são bonitos

Que os indianos eram o máximo em tecnologia da informação, especialmente no desenvolvimento de software, já se sabia. O que pouca gente imaginava –e que, a bem da verdade, de fato não acontecia há muito pouco tempo–, é que a Índia também é capaz de desenvolver e aplicar tecnologia mecânica e projeto de engenharia de cair o queixo.

 

A Bajaj Dominar 200 –o modelo mudou de nome para o mercado brasileiro: na Índia ela chama Pulsar NS 200 tem soluções muito interessantes para a faixa de cilindrada. E para o preço, de 19 mil reais, que fica até mesmo abaixo do de uma Honda CG 160 Titan top.

 

Bons pneus e suspensões modernas: boa de curvas
Bons pneus e suspensões modernas: boa de curvas

Para começar, o motor é meio-irmão daquele que equipa a KTM Duke 200, marca bem mais cara e prestigiosa, construída na mesma fábrica da Dominar. A indiana Bajaj detém parte –dominante– do capital da austríaca KTM.

 

Esse monocilindro tem um bocado de soluções criativas e inteligentes: refrigeração líquida, rara no segmento; tripla lumagem (três velas de ignição), 4 válvulas. Desenvolve 24 cv a 9.750 rpm e torque máximo de 1,9 kgf.m a 8.000 giros. Para efeito de comparação, é praticamente a mesma potência da Honda CB 300F Twister, que tem 50% a mais de deslocamento volumétrico. E a Dominar 200 é 2,7 cv mais potente que a Yamaha Fazer 250…


Garfo USD, pneu 100/80 e matacachorro encorpam o visual
Garfo USD, pneu 100/80 e matacachorro encorpam o visual

A Dominar 200 fica alegre e divertida acima dos 4.000 giros, quando os 199,5 cm3 enchem e o escape, mínimo e oculto sob a moto, começa a roncar. As acelerações e retomadas são impulsivas e a velocidade máxima beira os 140 km/h. A meninada vai curtir.

 

A fábrica divulga um consumo médio de cerca de 40 km por litro. É otimista demais. Mas a Dominar 200 tem mesmo um bom rendimento térmico, já visto pela boa potência específica. Percorre, em média, entre 30 e 35 km com um litro de gasolina. Claro que consumo depende de um monte de fatores, principalmente do punho do piloto. Dá pra rodar 300 km fácil com o tanque de 12 litros. O câmbio de seis marchas também é muito bom, macio, preciso, justo.

 

O chassi é de chapa estampada e soldada, uma viga dupla perimetral que envolve o motor e o radiador, comcomplementos tubulares treliçados, aparafusados. Nele vão montadas suspensões bem modernas, com garfo invertido na frente, de 33 mm de diâmetro, que, além do bom desempenho em manter os pneus em contato com o  solo, também encorpam e embelezam visualmente o modelo. Vale ressaltar novamente que nenhum dos produtos concorrentes desse segmento e faixa de preço adora garfo upside-down.

 


Escape minimalista é praticamente invisível sob a moto
Escape minimalista é praticamente invisível sob a moto

A traseira é amortecida através de uma balança bem convencional de tubo de aço de seção retangular, mas com um conjunto mola-amortecedor diferenciado. O mono amortecedor é provido de gás Nitrox em reservatório à parte, o que evita cavitação e fadiga em uso extremo. A mola é regulável em pré-carga, bom para adequar-se ao uso e peso.

 

Essa suspensão, atuando em conjunto com excelentes pneus Pirelli Sport Demon em generosas dimensões (130/70 na traseira e 100/80 na dianteira), montados em rodas de liga leve de aro 17 polegadas, faz a alegria de quem busca uma pequena bravinha para dominar as curvas.

 

Os freios são bem eficientes, especialmente o dianteiro, de 300 mm (superdimensionado para o peso de 157 kg em ordem de marcha). O ABS atua só na frente, apesar de o sensor (pelo menos a roda dentada está lá à mostra) estar instalado também na roda traseira. Vá entender…

 


Esportividade no shift-light que indica hora de cambiar e no tacômetro de ponteiro. Computador traz consumo médio
Esportividade no shift-light que indica hora de cambiar e no tacômetro de ponteiro. Computador traz consumo médio

A moto é mesmo bem completinha. O painel privilegia a esportividade, com um tacômetro de ponteiro e LCD comas semais informações, entre as quais se destacam consumo médio e marcha em uso. Os punhos são retroiluminados, o que dá uma sensação ótima ao pilotar à noite. A pegada esporte se faz presente também nos semi-guidões, na rabeta e no banco bipartido. Incorpora ainda cavalete, para-lama traseiro tipo raspador e proteção de motor ao estilo mata-cachorro. Um pacote bem raro no segmento de entrada.



Roda de liga preta de 10 raios e disco superdimensionado
Roda de liga preta de 10 raios e disco superdimensionado

Dominar 200

R$ 18.996,00 (FIPE 10/23)


DIMENSÕES

Comprimento (cm): 201,7

Alt./larg. (cm): 107,5/80,4

Entre-eixos (cm): 136,3

Peso (em marcha, kg): 157

Alt. do assento (cm): 78

Tanque (l): 12


MOTOR

1 cilindro/199,5 cc/4V/refrigeração líquida, tripla lumagem

Alimentação: injeção eletrônica

Ignição: eletrônica digital

Partida: elétrica

Diâm/curso (mm): nd

Taxa de compressão: nd

Potência (cv/rpm): 24,5/9.750

Torque (kgf.m/rpm): 1,5/7.250


CÂMBIO

6 marchas, transmissão final por corrente


CHASSI

Quadro: viga superior tubular de aço, motor integrado à estrutura


Quadro em branco exposto e protetor tubular na lateral
Quadro em branco exposto e protetor tubular na lateral

SUSPENSÃO

Dianteira: garfo hidráulico invertido com diãmetro de 33 mm

Traseira: monoamortecedor central com reservatório externo (cânister) de Nitrox


FREIOS

Dianteiro: disco de 300 mm com pinça de 2 pistões e ABS

Traseiro: disco ventilado de 230 mm com pinça de pistão simples e ABS


PNEUS

Dianteiro: 100/80 - 15

Traseiro: 130/70 – 17

 

Papo Reto


MOTOR 10

Com refrigeração líquida e tripla lumagem, é potente e econômico


CHASSI 8

Também uma solução criativa, que se mostra bem eficiente no uso esportivo a que se propõe


CÂMBIO 9

Com 6 marchas, engates precisos, rápidos e macios. Transmissão final por corrente


SUSPENSÃO 9

Garfo invertido na dianteira e amortecedor com canister de gás na traseira: bacana


FREIOS 9

Disco grande na frente, com bom diâmetro e pinça dupla. Sem ABS na traseira.

bottom of page