top of page
  • Foto do escritorMoto Premium

Harley-Davidson Road Glide Special 114

A Harley-Davidson Road Glide Special é um canhão nas arrancadas e um delicioso sofá na longa estrada, com o máximo de luxo e conforto


Por: Eduardo Viotti


Harley Davidson Road Glide Special
Posição excelente para viagens longas, com o máximo de conforto

A Harley-Davidson está enfrentando um difícil período de reestruturação em todo o mundo, inclusive no Brasil. Ao que tudo indica, assume definitivamente a sua vocação de fabricante de produtos de luxo e status, aumentando o valor agregado de suas motocicletas.

A Harley-Davidson Road Glide Special é um desses produtos destinados a atender a um público que busca diferenciação e exclusividade. A motocicleta oferece ambos. Para começar, à exceção de alguns parafusos que oxidam com facilidade aqui e acolá, o acabamento da marca é excepcional, com destaque para os cromados acetinados (cada vez mais raros nas Harley) e para a pintura, inigualáveis na indústria. A Road Glide Special dispensa os cromados, tendência nas custons da marca.

O preço faz jus ao posicionamento. Ela chega custando cerca de 130 mil reais. Mas é cara também nos EUA. Com a pintura em dois tons como na versão avaliada, custa cerca de US$ 30 mil. Mais barata no Brasil…

Na versão 2021 (a unidade entregue para avaliação era 2020) há nova oferta de cores e de acabamento. O filtro de ar agora também não é cromado como na unidade aqui apresentada. Mas as especificações mecânicas, ciclísticas e eletrônicas continuam idênticas às desta versão avaliada.

Motor Harley Davidson Road Glide Special
O mais belo motor da indústria, o famoso V2 a 45 graus

O motor V2 Milwaukee-Eight (referência às 8 válvulas e à terra natal da Harley) 114 é dos mais agradáveis da marca. Balanceiros no virabrequim reduzem as vibrações dos cilindros gêmeos a 45 graus, parafusados diretamente ao quadro. O desempenho em acelerações é brutal.

A marca não divulga a potência, mas conhecidos sites norte-americanos aferiram um máximo de 100 cv a 5.020 rpm. Não sendo um número oficial, é crer ou não…

O torque de 15,8 kgf.m a 3.000 giros –este sim, assumido– é estratosférico. Em largadas e retomadas, voa. Além disso, esse V-Twin de quase 1,9 litro soa como música aos ouvidos de um amante do motociclismo à moda norte-americana. A Harley-Davidson tem, como você sabe, uma legião de fãs fanáticos e conservadores pela marca.

Os escapes, pretos na versão, saem um para cada lado e emitem um ruído grave e compassado. A pilotagem da Road Glide é esplêndida na estrada, mesmo nas curvas sequenciadas e fechadas, onde seu peso, de quase 400 kg em ordem de marcha desaparece por completo. O conjunto, evoluindo ao longo do tempo, é muito equilibrado e preciso, e a transmissão final por correia dentada de liga de borracha com Kevlar é silenciosa e não exige quase manutenção. Ela realmente parece to glide –flanar– pelas estradas.

As suspensões, formadas por um enorme garfo dianteiro convencional e uma balança bilateral de aço com dois amortecedores atrás (reguláveis na pré-carga da mola através de manípulo externo) privilegiam, naturalmente, o conforto. Previstas para estradas melhores que as brasileiras, sentem, eventualmente, a buraqueira terceiro-mundista e não raro, atingem o batente nos piores buracos. O chassi de berço duplo, pesado porém reforçado, ignora.

Painel Harley Davidson Road Glide Special
Painel e caixas de som: o melhor e mais completo que há

A moto tem muitos recursos eletrônicos, de segurança e de conforto, informação e entretenimento.

O sistema Reflex processa dados de sensores e monitora a frenagem e as acelerações, um controle de tração associado aos freios ABS combinados, controle de torque, monitoramento da pressão dos pneus e do assistente de partida em rampas (extremamente útil em motos grandes). Ela tem a carenagem shark nose e inclui som de alta definição e painel completíssimo, com tela TFT colorida touch screen conectada ao celular e com navegação GPS. De muito longe o mais completo painel do mercado. Tem USB e Bluetooth…

A Road Glide percorre em média algo em torno de 18 km/l, bem aceitável para o porte do motor e da moto. Entrega exclusividade e cumpre o que promete!


Ficha Técnica Harley Davidson Road Glide Special

bottom of page