top of page
  • Foto do escritorMoto Premium

Harley-Davidson Ultra Limited 114

A Harley-Davidson Ultra Limited, com sua carenagem batwing, é a mãe de todas as supertourings, e mantém não só a majestade como a liderança desse segmento


Por: Eduardo Viotti


Harley-Davidson Ultra Limited 114 2022
Visual de estradeira raiz: a pioneira ganha desempenho e tecnologia

Harley-Davidson é sinônimo de moto na estrada e dentro todos os modelos da icônica marca norte-americana, poucos são tão tradicionais quanto a Ultra e sua carenagem batwings (asas de morcego‚ desenhada, segundo consta, pelo próprio Willie G. Davidson, descendente direto dos fundadores da empresa.

H-D Ultra Limited 114
Carenagem tradicional e radiadores de água

A Ultra está em sua 27ª geração, em uma conta meio inexata, pois foi lançada, pelo menos com tal nomenclatura, em 1994. Como você pode imaginar, muitos detalhes foram aperfeiçoados e eventuais problemas surgidos, mesmo que pequenos, foram solucionados. Assim, a Ultra Limited é um daqueles veículos aprovados pelo teste das ruas e das estradas. E apaixonadamente aprovado.

Para 2021 ela veio, pelo menos para o Brasil, com o melhor motor que a marda do escudo e da barra já produziu, o Milwaukee-Eight 114 , de 1/868 cc e quatro válvulas por cilindro, especialmente interessante nessa versão exclusiva das grandes supertourings da marca, a Twin-Cooled, pois é refrigerada a ar e a líquido, além de ter também um radiador de óleo. O líquido de arrefecimento circula principalmente nos cabeçotes do motor, zona crítica em temperatura.


TORQUE BRUTAL

Motor da Haley Davidson Ultra Limited 114
Motor Twin-Cooled Milwaukee-Eight: radiadores de água

A fábrica, tradicionalmente, não divulga a potência de seus motores, no que faz muito bem. A coisa mais difícil do mundo é convencer um motociclista neófito e soberbo de seus conhecimentos de que a potência não é tão útil na pilotagem civil quanto o torque… E aqui neste V2, ele é brutal: 16,5 “quilos” entregues logo nas rotações bem baixas.

O motor é também lindo: nenhuma marca cuida tão bem do visual mecânico quanto a Harley: seus V2 a 45º são o máximo, símbolos da americanidade sobre rodas. E não apenas o aspecto do motor é cuidadosamente mantido: também o som, registrado em marcas e patentes…

Ultra Limited 114
Estabilidade em curvas insuspeitada para o porte do modelo

A Ultra Limited carrega toda essa carda de tradição. Quando você compra uma Harley, não adquire apenas uma motocicleta, mas um ingresso para um clube de aficionados, que inclui passeios em grupo, uniformes, medalhas, uma série de liturgias e ícones a serem descobertos.

Mas a verdade é que, independente disso, a Harley-Davidson Ultra Limited é uma baita motocicleta. Oferece o melhor banco do planeta sobre duas rodas, um sistema de som e de navegação superior à qualquer outra touring e desempenho acima de críticas na longa estrada. Vibra pouco, oferece muito conforto (manoplas aquecidas, cruise control, espaço para bagagem maior que as rivais).

Traz também um belo pacote de segurança, com controle de tracão e ABS atuando em conjunto, chamado RDRS. Os freios, aliás, são esplêndidos, da grife Brembo, de última geração, pinças de quatro pistões na frente e atrás também.

Painel TFT da HD Ultra Limited
Painel mescla a leitura analógica com o TFT touch screen

Incorpora também um belo e eficiente sistema de informação e lazer musical, chamado de Infotainment (mistura de informação e enretenimento, em inglês), com um painel que mescla mostradores analógicos, de ponteiro, com uma tela sensível ao toque, mesmo com luvas, colorida e com sistema de navegação GPS integrado, além de conexão com o celular, via Bluetooth.

A posição de pilotagem é um ponto alto, com as costas eretas e os pés dispostos em plataformas (ou estribos), que permitem variar seu posicionamento, evitando a fadiga. O guidão, largo, tem ótima empunhadura e permite pilotagem relaxada por horas e horas. O passageiro também vai bem, com controle individual do som, encosto, em uma verdadeira aconchegante poltrona.

A H-D Ultra Limited tinha seu preço estimado pela pesquisa Fipe/USP em R$ 144,7 mil em junho de 2021.


bottom of page