top of page

Honda CB 650R E-Clutch chega sem a manete de embreagem

  • Foto do escritor: Moto Premium
    Moto Premium
  • 8 de ago.
  • 4 min de leitura

Além do acionamento eletrônico da embreagem, modelo traz novo design, mantendo a linha Neo Sports Café. O preço final da versão fica na casa dos 60 mil reais


A CB 650R é a primeira Honda a ser oferecida com a tecnologia E-Clutch, sistema projetado para tornar a pilotagem da motocicleta, seja por iniciantes quanto pelos mais experientes ao guidão, uma experiência ainda mais facilitada, mas ainda prazerosa e emocionante.

 

Farol, defletores, assento para piloto/garupa, rabeta e lanterna traseira foram redesenhados
Farol, defletores, assento para piloto/garupa, rabeta e lanterna traseira foram redesenhados
Mecânica e ciclística foram mantidas, com o conhecido alto padrão de desempenho
Mecânica e ciclística foram mantidas, com o conhecido alto padrão de desempenho
Modelo é oferecido em três cores, com o mesmo padrão de acabamento
Modelo é oferecido em três cores, com o mesmo padrão de acabamento
Painel digital TFT é novo e indica a eventual utilização em manual, com a letra M
Painel digital TFT é novo e indica a eventual utilização em manual, com a letra M

A CB 650R ganhou novo visual nesta versão 2026. Farol, defletores, assento para piloto/garupa, rabeta e lanterna traseira foram redesenhados.

O painel TFT colorido de 5 polegadas é novo, e foi desenvolvido para facilitar a leitura em locais com maior intensidade de iluminação. Novo também é o punho dos comandos com seletor multifunção retroiluminado à esquerda do guidão, que permite ao piloto operar diferentes parâmetros do quadro de instrumentos sem tirar a mão do guidão.  

O desempenho do motor de 4 cilindros com 86,7 cv de potência máxima a 12.000 rpm com 5,8 kgf.m a 9.500 rpm, é reconhecido pela potência em altas rotações e entrega progressividade nas baixas e médias rotações. O ronco do motor através do clássico sistema de escape ‘quatro-em-um’ é um atrativo delicioso. 

O inédito e exclusivo sistema Honda E-Clutch elimina a necessidade de o piloto usar a alavanca da embreagem para passar ou reduzir de marcha, o que garante maior facilidade e conforto na pilotagem. 


A parte ciclística mantém as mesmas características. O chassi de aço tipo Diamond oferece rigidez, enquanto o garfo dianteiro Showa SFF-BP USD de Ø 41 mm e o amortecedor traseiro Showa entregam elevada maneabilidade e estabilidade. Pinças de freio dianteiro de quatro pistões com montagem radial atuam em discos flutuantes de Ø 310 mm e rodas de alumínio fundido com pneus dianteiros e traseiros 120/70-ZR17 e 180/55-ZR17.


O sistema Honda E-Clutch realiza a gestão eletrônica da embreagem por meio de atuadores e sensores. Pode ser considerado um meio termo entre as tecnologias Quickshifter e DCT – Dual Clutch Transmission, das quais aproveitou o desenvolvimento de abordagens técnicas comprovadamente eficazes, abrindo uma nova possibilidade para motociclistas de todos os tipos e níveis de experiência. O hardware da embreagem e da transmissão em si não diferem do de uma motocicleta convencional, com o sistema E-Clutch ultracompacto pesando apenas 2 quilos. 

A operação prática do sistema Honda E-Clutch se caracteriza pela simplicidade, eliminando a necessidade de usar a alavanca da embreagem para passar ou reduzir marchas. O motociclista deve simplesmente acionar o pedal de câmbio para trocas de marcha ultrarrápidas e consistentes, o que resulta em maior prazer na pilotagem esportiva. O uso da alavanca da embreagem não é necessário ao arrancar ou parar. O sistema E-Clutch ativa-se assim que o motor é ligado, e é capaz de gerenciar diversos cenários de utilização de modo suave, eliminando a possibilidade de o motor parar durante a operação, proporcionando maior conveniência e tranquilidade para a pilotagem urbana, especialmente as que preveem partidas e paradas frequentes. 

Além do prazer e da praticidade, o E-Clutch oferece máxima flexibilidade. Se o condutor desejar, ele pode operar a alavanca da embreagem normalmente a qualquer momento. Quando a alavanca da embreagem é acionada, o sistema de embreagem eletrônica Honda só será reativado após menos de um segundo acima de uma determinada rotação do motor; e em até 5 segundos em rotações mais baixas. Caso o condutor deseje desligar o sistema durante um trajeto específico, isso também é possível através do interruptor no punho esquerdo. A mudança para operação manual é indicada pela letra "M" no painel de instrumentos. 

O sistema Honda E-Clutch também permite que o condutor determine a "sensação de operação" para definir a intensidade da força necessária no pedal de câmbio para realizar uma troca de marcha. Três configurações estão disponíveis: Hard, Medium e Soft. O E-Clutch também avisará o condutor para reduzir a marcha por meio de um símbolo no painel de instrumentos se detectar que a motocicleta está em uma marcha alta demais para uma determinada velocidade. 

O E-Clutch gerencia o engate e desengate da embreagem com base na leitura de parâmetros como velocidade, ângulo de abertura do acelerador, rotação do motor, pressão no pedal de câmbio, ângulo da engrenagem de redução do motor da embreagem, rotação do eixo intermediário do motor e posição da marcha. O E-Clutch é operado por meio de um atuador com dois motores elétricos localizados dentro da tampa lateral do motor direita. Conforme a embreagem é acionada ou desacionada, o ponto de ignição do motor e a injeção de combustível também são controlados, resultando em trocas de marcha suaves e sem trancos em qualquer situação.


A Honda CB 650R E-Clutch estará disponível na rede de concessionários Honda a partir da 2ª quinzena de Agosto. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais Honda Assistance com serviço gratuito por todo o período da garantia do produto. A cobertura abrange Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses. 

A Honda CB 650R E-Clutch 2026 estará disponível nas seguintes opções de cores: Cinza Fosco, Azul Perolizado e Vermelho Perolizado. O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete e seguro é de R$ 58.270,00.

 
 
 

Comentários


bottom of page