• Moto Premium

Honda Gold Wing Tour DCT

Com um projeto espetacular de mecânica e ciclística controlado por um pacote de recursos eletrônicos, a Honda GL 1800 Tour oferece muito conforto, segurança e desempenho


Por: Eduardo Viotti


Honda Gold Wing Tour DCT 2022
O melhor dos mundos: uma supertouring na estrada

A Honda GL 1800 Gold Wing chegou em 2019 nesta versão e se mantém no topo do mundo motociclístico desde então. Incorporou a transmissão DCT, de sete marchas acionadas eletronicamente através de dupla embreagem, que automatiza as trocas de marchas, mas sem perder a delícia da pilotagem, já que as marchas podem ser trocadas –mais rapidamente que nos sistemas convencionais– por gatilhos no punho esquerdo.

Motor da Honda GL Gold Wing Tour DCT
Motor de 6 cilindros opostos é um primor de equilíbrio

O motor de 6 cilindros contrapostos de 1.833 cc com 24 válvulas é o máximo em suavidade e desempenho com conforto para longas viagens. Com 126 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 17,5 kgf.m a 4.500 giros, pode se comportar como uma Ferrari ou como um Cadillac, depende do modo de pilotagem eletronicamente escolhido.

A transmissão final é por eixo cardã, livre de trancos, ruídos e com intervalos de manutenção bem longos.

A suspensão dianteira de inspiração automobilística, com sistema de duplo A, ou double wishbone (wishbone é o ossinho da sorte do frango, aquele fininho, em formato de V). O sistema se vale de duas bandejas, uma superior e uma inferior, com um monoamortecedor central, proporcionando maior leveza no guidão e maior espaço para a instalação de acessórios eletrônicos.

Frente da Honda GoldWing Tour DCT
Carenagem aerodinâmica e parabrisa protegem o piloto

Tudo está escondido em uma carenagem aerodinâmica, que comporta os faróis em LED na dianteira e na traseira, além de aparelhagem de som e painel TFT touch screen.

A leveza e agilidade surpreende, até mesmo na cidade. A suspensão proporciona qualidade de condução, controle e precisão nas curvas, atuando, transmitindo segurança em quaisquer situações, sejam de baixa ou alta velocidade.

A suspensão traseira utiliza um monobraço Pro-Arm conectado ao sistema Pro-Link: tem quatro opções de ajustes eletrônicos: só piloto; piloto e bagagem; piloto e garupa; piloto, garupa e bagagem, por comandos no punho esquerdo.

O DCT oferece o Walking Mode, que movimenta a motocicleta bem devagarzinho: para frente a 1,8 km/h e para trás a 1,2 km/h, para manobras de estacionamento.

O acelerador eletrônico disponibiliza quatro modos de pilotagem: Tour, Rain, Sport e Econ, alterando não só as respostas ao acelerador, mas também as suspensões.

A posição de pilotagem é excelente. O guidão está mais próximo ao piloto do que o da geração anterior e o cockpit passa a impressão de maior espaço para o piloto.

Honda GL 1800 Gold Wing Tour DCT no Brasil
Piscas nos espelhos e DRL, tudo em LEDs

O sistema de freios é combinado, com ABS de última geração distribuindo a força de frenagem nas duas rodas, também de acordo com o modo de pilotagem escolhido. Na dianteira, discos de 320 mm fazem parceria com pinças de seis pistões contrapostos e na traseira um único disco é mordido por uma pinça deslizante de três pistões.

A moto é dotada de airbag, exclusividade da versão, que se infla à frente do motociclista em caso de colisão frontal. Tem sistema de som e aquecimento de bancos e manoplas.

A Honda Gold Wing utiliza rodas de liga leve, sendo a dianteira de 18 polegadas, calçada com pneu 130/70 e a traseira de 16 polegadas, com pneu 200/55, garantindo segurança mesmo quando as inclinações chegam no limite.

No cockpit, se destaca o painel com dois mostradores analógicos e a tela TFT colorida de 7 polegadas com Apple Car Play, conexão Android e sistemas de áudio, navegação, controle de tração, dos modos de pilotagem, regulagens de suspensão e piloto automático. Há também porta USB e conexão Bluetooth para o celular.

O para-brisa tem acionamento elétrico através de botão no punho esquerdo e é bem elevado. Tudo tem seu preço. A Gold Wing Tour custa R$ 166.509,00 posto Distrito Federal, mais o frete até cada Estado da federação.


SAIBA MAIS SOBRE ESSA MOTO NO MOTO PREMIUM TV: