• Moto Premium

Horse Power - A 1ª moto de série trazia inovações mecânicase muita engenharia supercriativa

Atualizado: Jun 18

A Hildebrand & Wolfmüller é considerada a primeira moto fabricada em série, apartir de 1894. Idealizada pelo mecânico alemão Hans Geisenhof, empregado de Alois Wolfmüller, em Munique, na Alemanha, foi construída em parceria com os irmãos Henry e Wilhelm Hildebrand, construtores de motores a vapor, até 1897, na Alemanha e também na França, pela Duncan & Superbie, sob licença, onde era chamada de “La Petrolette”, para distinguir-se das máquinas a vapor, comuns à época.



As soluções mecânicas eram absolutamente criativas e inovadoras, afinal, não havia nenhum parâmetro a seguir ou expectativas a atender. Tinha entretanto, heranças das máquinas a vapor de seus construtores

O motor era posicionado horizontalmente dentro de um quadro de quatro vigas tubulares principais, sem nenhum sistema de suspensão. Os dois cilindros deslocavam 1.488 cc e constituíram por mais de um século o maior propulsor utilizado em uma motocicleta. Não tinha ignição elétrica por faísca, mas pelo sistema hot tube, acionado por chama posicionada diante do cabeçote. O carburador, de superfície,ainda era uma tecnologia em seus primórdios.

A potência era de 2,5 cv a 240 rpm, rotação que dá a incrível conta de 4 giros por segundo. Dá para contar.

Os tubos do chassi eram usados para a refrigeração e exaustão dos gases queimados. O para-lama traseiro era o reservatório de água para o arrefecimento do motor.

O sistema de transmissão era idêntico ao adotado pelas locomotivas a vapor,com pistões, bielas e alavancas ligando o motor diretamente à roda. O retorno do pistão de transmissão era feito por correia de borracha.

A Hildebrand & Wolfmüller atingia cerca de45 km/h, uma velocidade espantosa para a época, dominada por cavalos e charretes. Para parar seus cerca de 50 kg de peso, tinha freio apenas na dianteira, por fricção contra o pneu de 26 polegadas. A roda traseira já era menor, como nas motos atuais, com 22” de diâmetro, e sólida, com raios apenas desenhados para combinar.

O selim, de couro, tinha molas para conforto, e o farol dianteiro era a carbureto. Foram feitas cerca de 200 unidades da H&W.



5 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2020 MOTO PREMIUM.