• Moto Premium

R 1250 GS

Por: Eduardo Viotti


A BMW aprimora seu icônico motor boxer, dando-lhe mais potência, e ingressa de vez no mundo da eletrônica, com recursos que aumentam conforto, desempenho e segurança!

A BMW se dedica quase exclusivamente ao setor de motos de grande porte. Seu maior sucesso é a série de big trails mais famosa e respeitada em todo o mundo, as GS equipadas com o tradicional motor boxer de dois cilindros contrapostos, raiz do sucesso da marca bávara no universo das duas rodas. Elas estão chegando às 40 concessionárias da marca renovadas para 2019. Não há mudanças radicais em design e ciclística. A evolução se concentra no motor e na eletrônica embarcada.

Com preços entre R$ 69.950,00 e R$ 95.950,00, dependendo da versão, as novas R 1250 GS foram avaliadas em uma viagem pelo interior de São Paulo, que incluiu trechos de estradas de terra, por sinal com muita poeira, em pleno inverso paulista, seco e frio.

Nesta avaliação, foi possível rodar com ambas as versões, a GS e a GS Adventure, na versão Premium, completamente equipada com adereços eletrônicos de última geração.



Antes de entrar nos detalhes das mudanças recebidas pelo modelo, convém ressaltar que o desempenho das R 1250 GS é absolutamente convincente e impecável, tanto em termos de desempenho dinâmico, considerando-se aí aceleração, retomadas e manutenção de velocidades de cruzeiro econômicas, quanto em conforto e satisfação ao pilotar. As R GS oferecem muito.

As suspensões são exemplares e absorvem excepcionalmente bem as irregularidades do solo. A impressão que ficou após o teste é que a versão Adventure é mais firme e assentada que a standard, menos saltitante. O sistema ESA presente nas versões mais sofisticadas ajusta a suspensão eletronicamente, reconhecendo, como em uma balança, o peso que a moto está carregando e ajustando hidraulicamente a pré-carga das molas.



Um único porém ao desempenho na terra é a dimensão dos pneus dianteiros 120/70, de aro 19”. Muito largos e com desenho mais voltado ao uso em piso pavimentado, flutuam sobre areia, pedriscos e pedregulhos, provocando saídas de frente. Em compensação no asfalto permitem curvas e freadas como as de uma superesportiva. As rodas são raiadas –bem reforçadas– com aqueles aros de alumínio dourado que permitem o uso de pneus sem câmara.

Os freios são excepcionais: o DBC, Dinamic Brake Control impede a abertura acidental do acelerador durante frenagens. O sistema de frenagens combinadas atua “ao contrário”: ao apertar apenas o freio da frente, o traseiro também é acionado, para atuar como um leme direcional. O módulo do ABS Pro assume as freadas se a unidade de medição inercial detectar qualquer situação inconveniente.



MOTOR NOVO

A eletrônica é tanta, que pode esperar. O motor é a mudança estrutural, de engenharia, mais importante. Com comando de válvulas variável eletronicamente e maior cilindrada (1.254 cc), ele passou de 125 cv a 7.750 rpm na versão manterior (de 1.170cc) para 136 cv na atual, à mesma faixa de rotações. O torque também cresceu, passando de 12,7 kgf.m a 6.250 rpm para 14,6 kgf.m a 6.500 rpm. Na pilotagem, a diferença é sensível, principalmente na agressividade das respostas. O torque é brutal e sempre presente.



O acelerador eletrônico permite eleger entre seis modos de pilotagem nas versões Premium e Adventure: Rain, Road, Dynamic, Enduro, e os configuráveis Dynamic Pro e Enduro Pro (este último exige o uso de pneus de cross). Na versão Sport há apenas dois: Rain e Road.

Os modos de pilotagem não comandam apenas a entrega de potência, mas os sistemas de frenagem antiblocante, de controle de tração e, nas versões que a oferecem, da suspensão eletrônica auto-ajustável.

O controle de saídas em subidas (Hill Start Control) é de série e impede que a moto desça a ladeira de ré, poupando ainda a embreagem de patinadas desnecessárias. Controle de tração também é de série em todas as versões.

Com banco alto (87 cm na posição mais baixa e 90 cm na mais alta), a BMW oferece o kit baixo, com o assento 3 cm mais baixo e as suspensões 2 cm mais baixas. Isso muda a distância do solo, o cavalete e o apoio lateral, além de reduzir o curso das suspensões, originalmente de 21 cm na frente e 22 cm atrás.

PAINEL E CONECTIVIDADE

O painel de 6,5” agora é de TFT, Thin Film Transistor, colorido e multiprogramável, além de ajustável à luz ambiente. Permite conexão com o smartphone e informa tudo, incluindo temperatura externa, relógio, marcha, consumo etc. O sistema de navegação por GPS é através de setas indicativas, e não de uma mapa completo. Nos países em que é permitido, é possível telefonar e ouvir as próprias músicas através do intercomunicador Bluetooth opcional da marca.

O número e a variedade de acessórios, eletrônicos ou não, é impressionante. Certamente exigiria uma descrição mais alentada, mas não sobra espaço. Há também leves mudanças visuais, mas fica uma boa notícia para os atuais proprietários de BMW R 1200 GS que querem atualizar seu modelo: todo acessório desta versão 1250 serve na anterior.

O fato é que a BMW R 1250 GS continua um mito entre os estradeiros de longa distância com pendor para a aventura e capital para investir. Nesta versão, as melhorias foram centradas em três aspectos: motor, mais potente e eficiente; na eletrônica embarcada comandando cada vez mais funções, o que contribui para a segurança; e no design, através do intercomunicador Bluetooth opcional da marca.



O número e a variedade de acessórios, eletrônicos ou não, é impressionante. Certamente exigiria uma descrição mais alentada, mas não sobra espaço. Há também leves mudanças visuais, mas fica uma boa notícia para os atuais proprietários de BMW R 1200 GS que querem atualizar seu modelo: todo acessório desta versão 1250 serve na anterior.

O fato é que a BMW R 1250 GS continua um mito entre os estradeiros de longa distância com pendor para a aventura e capital para investir. Nesta versão, as melhorias foram centradas em três aspectos: motor, mais potente e eficiente; na eletrônica embarcada comandando cada vez mais funções, o que contribui para a segurança; e no design, com a adoção de novas cores e grafismos.com a adoção de novas cores e grafismos.



13 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2020 MOTO PREMIUM.