top of page
  • Foto do escritorMoto Premium

Rally Piócerá

Atualizado: 10 de abr. de 2021

Paisagens de incrível diversidade no maior rali do Nordeste brasileiro: praias, dunas, caatinga, mata tropical, montanhas…


Por: Carol Yada



O Rally Piocerá abriu a temporada 2021 de competições off-road no país. A prova, realizada há 34 anos no Piauí e Ceará, foi válida pela abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade. Com largada em Teresina (PI) e chegada em Aquiraz (CE), os participantes percorreram cerca de 1.000 quilômetros durante quatro dias, passando também pelas cidades de Piripiri (PI), Ubajara (CE) e Canindé (CE). O desafio não é ser o mais o mais rápido e sim andar na média de velocidade e no tempo determinado pela planilha elaborada pela organização.

A disputa reuniu 147 competidores nas motos, divididos em 11 categorias, e consagrou grandes nomes da modalidade, como o piloto master Jomar Grecco, da Gas Gas, tricampeão brasileiro de Enduro de Regularidade, mas que ainda não tinha vencido o Rally Piocerá. Mesma situação de Gabriel Soares, da classe Sênior. Embora seja sua primeira conquista nessa prova, o piloto oficial da Honda Racing é o atual campeão brasileiro de Enduro FIM na categoria E2.

A equipe vermelha também subiu ao lugar mais alto do pódio com Dário Júlio, que faturou o hexacampeonato na competição, com a vitória na Over 40. Thiago Veloso, campeão do Sertões na categoria Brasil, destinada às motos de fabricação nacional, venceu na mesma classe o Rally Piocerá. Outro destaque do time foi Bárbara Neves, única mulher a disputar a prova das motos. Ela conquistou o vice-campeonato da Júnior e venceu o primeiro dia da categoria.

Na Over 45, Sandro Hoffmann alcançou a marca de 13 títulos no Rally Piocerá nas motos. Ele é um dos maiores vencedores na história da competição. O campeão da Júnior de 2021 é Matheus de Moura e Péricles Dutra, da Over 50, soma sete conquistas. José Airton Cunha Junior levou neste ano entre os Novatos. Thiago Franco e Wenderson Duarte terminaram em primeiro na Dupla Graduada, assim como Victor e José Alfredo Wanderley, na Dupla Novato.

Na Moto Rally, categoria na qual os participantes fazem o percurso dos carros, quadriciclos e UTVs, o veterano Rogério Almeida venceu pelo segundo ano consecutivo.

Embora seja uma das mais tradicionais provas do circuito nacional, o Rally Piocerá é um verdadeiro encontro de amigos, que a aguardam ansiosamente durante todo o ano. O grande número de categorias abre espaço para pilotos de todos os níveis e idades a participarem desse universo, que também é sinônimo de diversão e entretenimento.

A pandemia ainda coloca muitas restrições para um evento de grande complexidade como esse. Mesmo sem a presença do público na chegada em cada cidade, além de inúmeras normas e protocolos de saúde que precisaram ser seguidas, foi possível cumprir a missão dessa edição.

Respirar ao ar livre, com a sensação de liberdade sobre duas rodas e desafios em meio a natureza é o que buscam muitos apaixonados por off-road. Assim, aventuras em trilhas, provas de enduro e rally se tornaram oportunidades de novas experiências para quem quer curtir com a moto o que é permitido nesse momento.


Carol Yada: é jornalista, assessora de imprensa, produtora de conteúdo e coordenadora de eventos. Trabalha há 17 anos com competições e eventos motociclísticos e automobilísticos.

bottom of page