top of page
  • Foto do escritorMoto Premium

Street Triple 765 RS

Prazer - A Triumph Street Triple 765 é a mescla perfeita entre esportividade, desempenho intenso e maneabilidade para uso diário



A Triumph Street Triple 765 RS é inacreditavelmente divertida. Ela chega ¡as concessionárias da marca inglesa custando R$ 55 mil, em duas cores: prata e preta. O motor tricilíndrico de 765 cc vem cheio de moral por ser o único adotado pela categoria Moto2 do mundial de velocidade, desde o início do ano passado. O motor de competição, embora com alterações tecnológicas, é derivado diretamente desta versão disponível para o público. Em 2019, depois das 18 corridas da temporada, foram derrubados 13 recordes de volta mais rápida e 17 recordes de velocidade máxima em vários circuitos, incluindo a maior velocidade jamais alcançada por um piloto na Moto2, que foi de 301,8 km/h, por Stefano Manzi. Foi a primeira vez que a Moto2 ultrapassou a velocidade máxima de 300 km/h.

O motor de 756 cc da esperta Street Triple RS ganhou aumento de 9% no torque, na faixa intermediária de rotações, atingindo 8,05 kgf.m (a 9.350 rpm) graças a ajustes e a um novo escapamento. A curva de potência também aumentou 9% na faixa intermediária, chegando a 123 cv (a 11.750 rpm), tornando a Street Triple RS uma motocicletabastante agressiva para seu peso. As atualizações incluem novo escape e nova usinagem nas peças móveis do motor, de maior precisão no eixo da manivela, embreagem e balanceador, o que reduz a inércia e diminui a massa do motor.


O novo silenciador da Street Triple RS flui mais livremente devido ao sistema de catalisador duplo, reduzindo as emissões. O escapamento tem a extremidade em fibra de carbono, com um som agressivo e instigante. Os refinamentos do sistema de escape e do novo duto de admissão, juntos, melhoram a nitidez e a pureza do som, com um equilíbrio mais suave entre o som da admissão e o silenciador.

A caixa de câmbio da nova Street Triple RS encurtou as relações de transmissão de 1ª e a 2ª marchas, proporcionando desempenho excepcional de aceleração

A usinagem de alta precisão também permite a remoção das engrenagens antifolga, reduzindo massa e adicionando mais refinamento. A Street Triple RS mantém o sistema de embreagem assistida, reduzindo o esforço do manete e melhorando o conforto e o controle do piloto.


VISUAL AGRESSIVO

A Street Triple 765 RS ganhou novo visual, mais agressivo. Os faróis de LED foram renovados, tornando-se mais brancos e eficientes. A DRL, luz diurna, tem design novo, o que aumenta a visibilidade e a segurança. A moto traz carenagem nova, mais angulosa, esportiva e com linhas limpas. A tela e a entrada de ar estão mais pronunciadas, combinando com o design dos faróis. Os painéis laterais, a rabeta e o protetor inferior, entre outros itens, são novos.

A ponteira também foi remodelada em fibra de carbono. Há aperfeiçoamentos em toda a motocicleta, como os espelhos, a braçadeira do guidão e acabamentos como o suporte das pedaleiras do garupa e protetores de calcanhar, de metal acetinado. A RS tem o nível mais alto de acabamento entre as Street Triple.

O quadro da RS é em liga de titânio, leve e rígido. A Street Triple RS traz um belo pacote de eletrônica embarcada. O painel TFT inclui software de conectividade para ser usado com o módulo Bluetooth (opcional). Isso permite a interação com câmera GoPro, com GPS e com o smartphone, e a escolha de músicas na tela colorida. O painel possui esquemas gráficos de segunda geração, em quatro diferentes estilos e cores diferentes. O ângulo da tela pode ser ajustado de acordo com a altura do piloto.

O câmbio traz quickshifter para cima e para baixo, e a eletrônicapermite escolher entre cinco modos de pilotagem (Road, Rain, Sport, Track e Rider, este último personalizado pelo próprio piloto). Esses modos ajustam a resposta do acelerador, dos freios ABS e do controle de tração e podem ser selecionados durante a pilotagem. O modo Rain restringe a potência a 100 cv para maior segurança. A Street Triple RS segue com o acelerador sem cabos Ride by Wire, freios ABS ajustáveis e controle de tração comutável.

A suspensão monta garfos dianteiros de pistão Showa de 41 mm ajustáveis, com curso de 115 mm, e unidade de suspensão traseira com monochoque com reservatório à parte Öhlins STX40, ajustável, com curso na traseira de 131 mm. Nos freios, traz pinças dianteiras monobloco radiais de quatro pistões Brembo M50 e alavanca de freio ajustável, além de pinça traseira deslizante também da marca Brembo. O melhor que há no mercado.


IMPRESSIONANDO NO CONCURSO

Os pneus são Diablo Supercorsa SP v3 de alto desempenho e última geração da Pirelli, oferecendo desempenho superior de aderência e estabilidade em pistas de competição e também em vias públicas. Para o maior conforto do garupa, que já não é lá essas coisas, o assento traseiro agora é mais alto do que a geração anterior, proporcionando melhor espaço para as pernas.

A Triumph Street Triple RS impressionou enormemente os jurados do consurso de Moto Premium do Ano de 2020, que pontuaram-na com notas bastante elevadas.

Leve, potente e muito maneável, a RS concilia o desempenho de uma supersport com a agilidade de uma moto street. Opção ideal para quem gosta de esportividade em uma moto de uso diário, esta Triumph tem a vantagem de não seu muito visada por meliantes, pelo menos não tanto quanto as quatro-cilindros carenadas.

O motor tem um impressionante equilíbrio entre torque em baixas e médias e potência em alta rotação. Com um consumo satisfatório para tanto desempenho, da ordem de 18 a 20 km/l, a Triumph Street Tripe RS é verdadeiramente apaixonante, a mistura ideal entre utilidade e emoção.



bottom of page