Scooter crossover também tem chassi, suspensões e painel redesenhados
Lançada em 2021, a Honda ADV traz para 2025 uma versão evoluída, com importantes mudanças em suas características estéticas, funcionais e mecânicas.
O motor da ADV 160 2025 é o mesmo que equipa a Honda PCX 160, apresentado há cerca de dois anos. Este motor pertence à geração eSP+ – enhanced Smart Power Plus, caracterizada pelo cabeçote de quatro válvulas, que eleva potência e torque.
Este motor também atende à norma de emissões determinada pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – Promot 5.
O sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control permite o melhor aproveitamento da potência e torque com segurança, evitando derrapagens da roda traseira por excesso de rotação. Na transmissão, a ADV 160 2025 mantém o sistema CVT – Continuous Variable Transmission, ou polias de diâmetro variável.
O chassi da Honda ADV 160 2025 foi redesenhado, assim como as suspensões, com novos ajustes. Os freios são a disco na dianteira e traseira, com ABS apenas à frente.
Em design, a ADV 160 2025 traz maior para-brisa regulável, e assento mais baixo em relação ao solo. O compartimento para objetos sob o banco foi ampliado, o scooter recebeu novo novo painel LCD e atualizações na carenagem.
Mudanças estéticas, painel e assento
O para-brisa cresceu e manteve dois níveis de regulagem, que alteram em 75 mm a altura.
O painel LCD tem novo design e incorpora um conta-giros. Inclui indicador de consumo de combustível (médio e instantâneo), hodômetro (A, B e Total), velocímetro digital, nível de combustível, voltímetro, temperatura do ar e aviso para troca do óleo.
Luzes alerta monitoram o funcionamento do HSTC (on/off) temperatura do motor, sistema ABS, Smart Key e o Idling Stop, entre outras. Um comando multifuncional posicionado entre guidão e painel permite selecionar diferentes operações como ligar e desligar o HSTC ou acessar o menu de configurações.
O para-lama dianteiro e a ponteira de escape também foram redesenhados, assim como a cobertura do radiador do sistema de arrefecimento.
O assento está mais estreito na frente, o que ajuda a tocar os pés no solo, especialmente para pilotos de menor estatura.
O compartimento sob o banco ganhou dois litros de capacidade (de 27 para 29 litros), o que permite abrigar um capacete integral e outros objetos como traje impermeável, bolsa ou pasta de documentos.
O comando de abertura do banco é uma tecla posicionada à direita do escudo frontal, logo abaixo do comutador da trava de guidão e partida. Tal tecla aciona também a portinhola de acesso ao bocal do tanque de combustível, que traz encaixe para a tampa do reservatório durante a operação de abastecimento.
A chave presencial do tipo Smart Key pode acionar também o alarme antifurto. Um porta-luvas na porção esquerda do escudo frontal tem 2 litros de capacidade e conta com tomada USB para facilitar a recarga de smartphone.
Motor
O monocilíndrico SOHC de quatro válvulas arrefecido a líquido, incorpora a tecnologia eSP+ – enhanced Smart Power Plus –, que se vale da redução de atrito interno e outras tecnologias para a obtenção de grande eficiência energética e reduzidas emissões ao meio ambiente. A potência máxima foi elevada de 13,2 cv do ADV precedente para 16 cv. No torque máximo, o ganho foi de 1,38 kgm.f para 1,49 kgm.f.
A elevação da capacidade cúbica de 149,3 para 156 cm3 deriva do diâmetro do cilindro aumentado de 57,3 mm para 60,0 mm. Já o curso teve redução, de 57,9 mm para 55,5 mm. O curso do pistão menor criou o espaço para o novo cabeçote de quatro válvulas. Outra alteração diz respeito à taxa de compressão, que de 10,6:1 passou a 12,0:1. A câmara de combustão compacta dotada de quatro válvulas aumentou a eficiência do motor pela maior capacidade de admissão da mistura ar-combustível e sucessiva exaustão de gases queimados.
O sistema de admissão de ar foi aperfeiçoado, e do filtro de ar até o tubo de admissão que leva ao corpo da borboleta – que passou de 26 para 28 mm de diâmetro – o percurso do ar é mais uniforme, beneficiado também pela caixa do filtro de ar de 4,9 litros de capacidade. Também o sistema de exaustão foi aperfeiçoado, com a nova ponteira de escape que abriga o catalisador, oferecendo reduzida resistência à saída dos gases provenientes da câmara de combustão.
Um novo virabrequim, mais rígido, permitiu alcançar rotações elevadas e maior potência com reduzidas vibrações e ruído. Um sistema que direciona um jato de óleo na parte interna do pistão, tecnologia já usada no motor da CRF 450R, permite melhor arrefecimento e avanço do ponto de ignição, favorecendo a entrega de potência e durabilidade. O motor da ADV 160 conta com um tensor hidráulico da corrente do comando que reduz as vibrações internas, melhorando a economia de combustível e a eficiência do motor em geral.
Novidade no ADV 160 2025 é o sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control, que atua para limitar perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência. No painel de instrumentos uma luz-alerta “T” pisca quando o sistema entra em funcionamento. Um comando no punho esquerdo permite desligar o HSTC em situações onde a limitação de perda de aderência impede a devida progressão, situação comum em terrenos escorregadios como para avançar na lama, pedrisco e areia.
Como no modelo precedente, o ADV 160 2025 conta com um gerador/motor de partida ACG, sem escovas, controlado eletronicamente e posicionado na extremidade do virabrequim. Sua dupla função – motor de partida e alternador – é responsável pela redução de peso, dimensões, e pelo sistema Idling Stop, que desliga automaticamente o motor após paradas de três segundos em marcha lenta, e o religa instantaneamente quando o acelerador é acionado. O sistema Idling Stop pode ser desativado pelo condutor e também é capaz de reconhecer automaticamente uma eventual baixa tensão da bateria, que determina o desligamento do sistema para evitar descarga.
Ciclística
O chassi de aço tipo monobloco da ADV 160 2025 foi redesenhado para se adequar à maior potência e torque oferecidos pelo novo motor. A geometria do chassi, com ângulo de cáster de 26,5o e trail de 85 mm, permite a agilidade ideal tanto em uso urbano como nos trajetos realizados em estradas sem pavimentação.
A suspensão dianteira do tipo telescópico oferece um curso de 130 mm, garantindo conforto e competente absorção das irregularidades.
Na traseira, o sistema de suspensão se vale de um par de conjuntos mola-amortecedor com reservatório separado, Twin Subtank Showa, com curso de 110 mm e mola progressiva de três estágios.
As rodas de liga leve são calçadas com pneus sem câmera tipo on-off, de medida 110/80-14 na dianteira e 130/70-13 na traseira. O freio a disco dianteiro tipo Wave tem 240 mm dispõe de cáliper de duplo pistão e sistema ABS. Na traseira o disco, também tipo Wave, tem 220 mm e cáliper de pistão simples.
Preço, cores, garantia
A Honda ADV 160 2025 chega às concessionárias de todo o Brasil a partir de dezembro de 2024. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3a revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.
As cores disponíveis são Vermelho Perolizado/Pearl Siena Red e Cinza Metálico/Iron Nail Silver Metallic. O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 24.534,00
MOTOR
OHC, monocilindrico, 4 tempos, arrefecimento liquido |
Cilindrada 156,9 cc16 cv a 8.500 rpm
Potência Máxima 16 cv a 8.500 rpm
Sistema de Alimentação Injeção eletrônica PGMF-I , a gasolina
Tanque de Combustível 8 Litros
CHASSI
Tipo Monobloco (Underbone)
Suspensão Dianteira | Garfo Telescópico |
Curso Amort. / Eixo Roda | 130 /116mm |
Suspensão Traseira | Dois amortecedores |
Curso Amort. / Eixo Roda | 110 / 103 mm |
Freio Diant. / Diâmetro | A disco / 240 mm |
Freio Tras. / Diâmetro | A disco / 220 mm |
Pneu Dianteiro | 110/80-14M/C |
Pneu Traseiro | 130/70-13M/C |
CARACTERÍSTICAS
Comprimento x Largura x Altura 1950 x 763 x 1270 mm
Distância entre Eixos | 1324 mm |
Distância Mínima do Solo | 165 mm |
Altura do Assento | 780 mm |
Peso Seco: | 128 kg |
Comments