Royal Enfield lança oficialmente a scrambler Bear 650 no Brasil
- Moto Premium

- há 2 horas
- 4 min de leitura
Clássica tem pegada on-off road e evoca vitória em corrida no deserto dos EUA nos anos 60
Modelo será avaliado por Moto Premium em Florianópolis, SC, na próxima terça-feira, dia 24/02/2026

Há 66 anos, um adolescente de 16 anos, Eddie Mulder, membro de um grupo de motociclistas chamado Checkers (xadrez, daí os grafismos de tanque do modelo) Motorcycle Club, ganhou a corrida de travessia do árido deserto de Mojave, na Califórnia, ostentando o numeral 249 na lateral de uma Royal Enfield Fury, monocilíndrica de 500 cm3. O novato Fast Eddie segue como o piloto mais jovem a ter conquistado a prova, chamada de Big Bear Run, a corrida do grande urso…

A Big Bear Run foi disputada em 1960 por 765 outros pilotos, Eddie Mulder cruzou a linha de chegada em primeiro lugar em 4 horas e 21 minutos, um entre os apenas 197 que conseguiram chegar ao final da prova. Quem chegou a ver o Enduro das Praias em Bertioga, SP, nos anos 80, pode ter uma ideia da coisa.

“Eu estava em décimo terceiro lugar quando perdi o controle e caí em um desfiladeiro. Levantei a moto e inspecionei os danos. O guidão estava dobrado para trás, o tubo de escape tinha sido arrancado da cabeça do cilindro e um amortecedor estava quebrado. Endireitei o guidão e coloquei o tubo de escape de volta no lugar. Não consegui fazer nada sobre o amortecedor quebrado, então terminei a corrida com apenas um”, descreveu o piloto na ocasião sobre sua vitória…

Bear 650
A Royal Enfield Bear 650 deriva da Interceptor e aplica o motor de 47,4 cv a 7.250 rpm e um torque máximo de 5,7 kgf.m a 5.150 rpm. O ajuste eletrônico desta versão aumenta o torque na faixa média de rotações, em comparação com os outros modelos Twin. O escape 2-1 otimiza o torque e uma faixa de potência mais ampla, reduz o peso e reforça a estética scrambler. O câmbio é de seis marchas, como nas demais versões com essa motorização bicilíndrica de 648 cm3, refrigerada a ar, da marca anglo-indiana.

As scramblers marcam as primeiras tentativas de modificar motocicletas, ainda nos anos 1950, para uso fora de estrada. Geralmente adaptadas de modelos de uso genérico, foram o gérmen das motocrossers e endureiras… O estilo voltou à moda com a onda retrô do século 21 e tem sido um sucesso de mercado.

Scrambler com estilo
Pneus de uso misto, banco com desenho e costuras exclusivos, escape 2-1, rabeta elevada, number plate de competição e maior distância do solo caracterizam a pegada scrambler, além de chassi e suspensão reforçados.
O novo modelo será oferecido em 5 cores: Boardwalk White (branco), Petrol Green (verde), Wild Honey, Golden Shadow (dourado) e a Two Four Nine, de chassi verde, com o número vencedor de Eddie.

Chassi reforçado
A Bear 650 traz o chassi tubular de aço em berço duplo revisado e mais forte, montando garfo Showa invertido BFF-BP na frente com 43 mm de diâmetro das bengalas e 130 mm de curso. Na traseira, dois amortecedores Showa, com 115 mm de curso, em balança tubular de aço.
A distância ao solo de 184 mm, roda dianteira de 19" e traseira de 17" com pneus on-off roaders, garantem o visual scrambler e algum potencial para a prática de uma atividade fora de estrada leve. Os pneus são 100/90-19 na frente e 140/80-17 atrás.

A distância entre eixos é de 1.460 mm. com comprimento total de 2.216 mm, largura de 855 mm e altura máxima de 1.160 mm. Com peso de 214 kg em ordem de marcha (que significa a moto com óleo e fluidos e 90% da capacidade do tanque de gasolina), o modelo promete firmeza na estrada. O tanque é de 13,7 litros.
O banco pespontado em gomos da Bear 650 foi projetado para evitar que o piloto escorregue sobre ele em superfícies irregulares. O guidão largo e pedaleiras posicionados sob o eixo vertical do piloto proporcionam boa ergonomia.
A motocicleta é equipada com freio a disco dianteiro de 320 mm de Ø e disco traseiro de 270 mm de Ø, com ABS de dois canais – e opção de desativar o ABS traseiro para pilotar na terra.

Painel atual
A Bear 650 é equipada com o Tripper Dash, o display TFT que estreou no mercado brasileiro na Himalayan 450. Punhos de alumínio preto e o joystick permitem controlar as funções do painel, conectado ao aplicativo da marca, que permite integração ao Google Maps.
O modelo tem tomada de carregamento USB-C e iluminação LED total.








Comentários