top of page

Yamaha R3 vem com novo visual e conectividade para 2025

  • Foto do escritor: Moto Premium
    Moto Premium
  • 19 de fev.
  • 4 min de leitura
Carenagem tornou-se mais estreita e leve e bloco óptico está mais agressivo. Design tem inspiração na YZR-M1 de MotoGP

Com visual de competição, a Yamaha R3 tem desempenho excepcional para a categoria
Com visual de competição, a Yamaha R3 tem desempenho excepcional para a categoria

A nova Yamaha R3 ficou ainda mais Supersport com a nova frente, mais agressiva, de “dois olhos” e quatro DRLs (luzes de rodagem diurna). O novo bloco óptico está integrado à entrada de ar inspirada na YZR-M1 da categoria máxima do motociclismo esportivo, com novos defletores aerodinâmicos e canhão de LED.



Mais estreita e leve, a nova Yamaha R3 ABS Connected 2025 exala esportividade e permite altas performances
Mais estreita e leve, a nova Yamaha R3 ABS Connected 2025 exala esportividade e permite altas performances

A nova carenagem, estreita e leve, traz novos defletores de ar que, em conjunto com as asas traseiras e a carenagem, proporcionam eficiência aerodinâmica, reduzindo o arrasto aerodinâmico e aumentando a eficiência de refrigeração do motor.


Carenagem é inteiramente nova, incluindo defletores de ar e bloco óptico, com canhão de luz e DRL
Carenagem é inteiramente nova, incluindo defletores de ar e bloco óptico, com canhão de luz e DRL

Motor esportivo

O motor bicilíndrico de 321 cc agora também tem embreagem assistida e deslizante que proporciona menor esforço no acionamento da alavanca (17% menos esforço requerido em relação a um sistema de embreagem convencional) e garante mais suavidade mesmo nas reduções mais agressivas. O manete de embreagem evoluiu e agora está 5 mm mais perto do guidão, permitindo que condutores com mãos menores operem o sistema de forma confortável, minimizando a fadiga durante as viagens mais longas.

O motor tem oito válvulas e refrigeração líquida, com tecnologia Diasil, que contribui para menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho de desempenho. Monta pistões leves em alumínio forjado, para reduzir os níveis de vibração, com bielas mais curtas e cilindros com o mesmo design da R1 para melhorar sua eficiência.

Gera 41,3 cv de potência a 10.750 rpm com torque máximo de 3 kgf.m a 9.000 rpm. A relação peso-potência é de 4,14 kg/cv, bastante satisfatória para a cilindrada do motor.


Painel novo, em estilo blackout e conectividade com o celular através do aplicativo Y-Connect
Painel novo, em estilo blackout e conectividade com o celular através do aplicativo Y-Connect

Painel e conectividade

O painel de instrumentos LCD é ao estilo “Black out”, com tomada USB, além de conectividade para smartphone pelo aplicativo Y-Connect da marca. Inclui velocímetro, tacômetro, indicador de marcha, combustível, temperatura e relógio, além de luz indicadora de mudança de marcha e das luzes indicadoras de Neutro (“N”), farol alto, pisca esquerdo e direito, advertência da pressão do óleo, do motor e do sistema antibloqueio do freio (ABS).

A esportiva da Yamaha tem conectividade Bluetooth com o sistema Yamaha Motorcycle Connect, o Y-Connect, que exibe no painel indicador de status da bateria do smartphone conectado, conectividade do aplicativo e mensagens e chamadas recebidas e perdidas.


Iluminação é inteiramente full Led, incluindo os piscas e a lanterna traseira
Iluminação é inteiramente full Led, incluindo os piscas e a lanterna traseira

Suspensões, chassi e freios

A suspensão dianteira invertida de 37 mm de diâmetro e 130 mm de curso da R3 ABS proporciona estabilidade, com excelente resposta da dianteira em curvas e durante frenagens. Já a suspensão traseira é monoshock, com sete regulagens na pré-carga da mola.

A motocicleta está equipada com freios ABS nas duas rodas, com disco dianteiro de 298 mm e disco traseiro de 220 mm. Os pneus têm as medidas 110/70 na frente e 140/70 atrás, sempre com 17 polegadas. As rodas são de liga leve.


Dimensões

A Yamaha R3 2025 pesa 171 quilos com todos os fluidos. O assento ficou 6 mm mais estreito e as tampas laterais 13 mm mais estreitas, o que facilita o posicionamento das pernas, principalmente de pilotos de menor estatura. O banco também é baixo, a 780 mm do piso.

A R3 tem 2.090 mm de comprimento, 735 mm de largura e 1.140 mm de altura, com 1.380 mm de distância entre os eixos e capacidade para 14,2 litros de gasolina.


Yamalube R3 bLU cRU América Latina

Vale destacar que a YZF-R3 é a moto do maior campeonato monomarca da América Latina e o maior celeiro de formação de pilotos, que saem daqui para competir no Mundial de Motovelocidade. O Yamalube R3 bLU cRU América Latina é destinado a pilotos de até 22 anos de idade na categoria Talent. As corridas acontecem nos melhores autódromos brasileiros e têm com transmissão ao vivo no BandSports e no YouTube da Yamaha Racing Brasil

Os participantes recebem motos iguais, mecânicos formados pela Yamaha Riding Academy, macacão, capacete, pneus Pirelli SuperCorsa, combustível, instrutores, telemetria e uma série de outros benefícios. Para participar, é necessário se inscrever para as seletivas.

A YAMAHA R3 é o degrau seguinte para os jovens talentos que disputaram o Yamaha R15 bLU cRU América Latina com a YZF-R15 ABS, categoria de formação de atletas no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, para pilotos de 8 a 15 anos de idade. Esta competição faz parte do R-Series, jornada de formação de pilotos da Yamaha Racing Brasil.


Cores e disponibilidade

A Yamaha R3 Connected 2025 estará disponível nas novas cores Tech White (Branca Perolizada) com detalhes na cor prismática Greenish Blue Pearl (muda de cor e reflete a luz de maneira especial) e X-Black (Preta Fosca), com rodas pretas, além da cor Racing Blue (Azul Metálica) com rodas azuis.

O modelo começará a ser produzido em fevereiro e tem previsão de chegada às concessionárias durante o mês de março, com preço sugerido de R$ 36.990 (mais frete e seguro de frete), revisão preço fixo e garantia de quatro anos.

 
 
 

Comments


bottom of page