top of page

Escolha o capacete certo!

  • Foto do escritor: Moto Premium
    Moto Premium
  • 25 de fev.
  • 3 min de leitura
Você sabe escolher o capacete mais adequado para seu tamanho e utilização?

A motociclista e influenciadora Amanda Pagliari posa com o capacete fechado Peels Icon SV RT
A motociclista e influenciadora Amanda Pagliari posa com o capacete fechado Peels Icon SV RT

O capacete é a maior proteção à vida do motociclista, e também, você sabe, é obrigatório.

Entretanto, a eficácia do equipamento depende de alguns fatores, como o tamanho adequado e o ajuste correto. A Starplast, tradicional fabricante brasileira de capacetes de alta qualidade (marcas Bieffe, Peels e Fly), orienta na escolha do tamanho e tipo de capacete ideal para cada usuário.

Os capacetes integrais, ou fechados, são os que oferecem a melhor proteção ao motociclista
Os capacetes integrais, ou fechados, são os que oferecem a melhor proteção ao motociclista

Como escolher o capacete ideal?

A primeira etapa para acertar na escolha é medir corretamente a circunferência da cabeça. O ideal é usar uma fita métrica, passando-a sobre as sobrancelhas e orelhas, na horizontal.


Com essa medida em mãos, é possível identificar o tamanho adequado:


  • Se a medida for ímpar, opte pelo número par imediatamente acima.

  • Se for par, escolha exatamente o tamanho correspondente.


O ajuste correto é fundamental para garantir a segurança. O capacete deve ficar firme na cabeça, sem folgas, e a cinta jugular precisa estar bem ajustada para evitar que o equipamento se desprenda em caso de impacto. Andar com o capacete desafivelado é proibido, arriscado e pode gerar multa gravíssima. Sem a cinta jugular, o capacete será arremessado para longe antes de o desventurado motociclista chocar a cabeça contra o solo… Não fará nenhum efeito protetor, portanto…

Os influenciadores Amanda Pagliari e Rafael Togni com os novos capacetes integrais da Peels
Os influenciadores Amanda Pagliari e Rafael Togni com os novos capacetes integrais da Peels

Estilo de pilotagem e ajuste perfeito

A Starplast alerta para o fato de que também é importante considerar o estilo de pilotagem e utilização da motocicleta ao escolher o capacete.


Os capacetes abertos podem ser utilizados em deslocamentos mais breves, em uso urbano a baixas velocidades, passeios curtos ou atividades off road de baixa velocidade.


Os modelos fechados com proteção integral para o rosto são os mais versáteis e os que garantem a melhor proteção dentre todas as versões, tanto na cidade quanto na estrada, para a pilotagem de qualquer moto ou scooter, grande ou pequeno.


As versões flip-up, escamoteáveis, são opção mais versátil e confortável ao capacete fechado, especialmente na cidade, em trechos com pedágios, para motociclistas de entregas – e principalmente para pilotos que usam óculos. Entretanto, em casos de impactos mais violentos, não oferecem a mesma segurança dos capacetes fechados. São também, em geral, mais ruidosos na estrada, em velocidade.


Os modelos do tipo enduro podem ser utilizados com ou sem pala no off road e mesmo na cidade, se você estiver um uma trail, bigtrail ou crossover. Para a estrada a pala pode incomodar ao causar turbulência nas velocidades mais elevadas, chegando a forçar o pescoço do piloto, causando fadiga em longas viagens – além de maior ruído.

  

Tabela de tamanhos

Para facilitar a escolha, a Starplast disponibiliza uma tabela de tamanhos, ajudando o consumidor a encontrar a numeração ideal:


  • 55 a 56 cm → Tamanho 56

  • 57 a 58 cm → Tamanho 58

  • 59 a 60 cm → Tamanho 60

  • 61 a 62 cm → Tamanho 62

  • 63 a 64 cm → Tamanho 64


A empresa, fabricante das marcas Bieffe, Peels e Fly, aconselha a nunca comprar capacetes usados, pois podem ter comprometimentos na estrutura interna que não são visíveis.


Escolher o capacete certo é uma atitude simples que pode salvar vidas. 

 
 
 

コメント


bottom of page