top of page

O nome Hornet está de volta, agora na Honda CB 500 2026

  • Foto do escritor: Moto Premium
    Moto Premium
  • 30 de mai.
  • 4 min de leitura

A caçula da família Hornet chega por cerca de 45 mil reais com novo design e painel TFT colorido


Novo bloco óptico e carenagens com dutos que conduzem o fluxo de vento por cima do tanque de combustível
Novo bloco óptico e carenagens com dutos que conduzem o fluxo de vento por cima do tanque de combustível

O Brasil já foi, em décadas passadas, o país que mais vendia Honda CB 600F Hornet em todo o mundo, um modelo avançado e esportivo que marcou época. O glorioso nome, que significa vespa, zangão, em inglês, sumiu de cena por longos anos e agora reaparece definindo uma família de modelos streetfighters, de 500 cc a 1.000 cc de cilindrada.


A primeira Honda dessa geração a ostentar o Hornet é a CB 500, ex-CB 500F. A CB 500 Hornet traz o mesmo motor bicilíndrico, com um visual agressivo e mais tecnologia eletrônica, com destaque para o HSTC – Honda Selectable Torque Control, o controle de torque, que controla derrapagens inesperadas ao abrir o acelerador com mais ímpeto.


A suspensão dianteira Showa SFF-BP invertida tem novo ajuste, bem como o sistema Pro-Link da suspensão traseira, e a frenagem. O sistema de freios ABS de dois canais agora vem com pinças de fixação radial atuando nos dois discos dianteiros. 


Suspensão dianteira Showa SFF-BP: bengalas com grandes pistões e funções separadas têm novo ajuste
Suspensão dianteira Showa SFF-BP: bengalas com grandes pistões e funções separadas têm novo ajuste

Inspirado no DNA streetfighter de suas “irmãs” CB 750 Hornet e CB 1000 Hornet, o visual da CB 500 Hornet foi impulsionado pela filosofia de design "Digital Dynamism". O formato sinuoso da dianteira à traseira oferece contraste entre o volume formado pelo tanque de combustível e carenagem frontal e a silhueta fina do assento, laterais e rabeta. 


A carenagem frontal incorpora dutos laterais que canalizam o fluxo de ar para a área superior do tanque de combustível. Este recurso aerodinâmico contribui para maior estabilidade em velocidades elevadas. O design do farol de LED proporciona distribuição de luz mais ampla, melhorando a visibilidade, especialmente em curvas. 



Painel TFT colorido tem bom nível de informação e tem visualização configurável
Painel TFT colorido tem bom nível de informação e tem visualização configurável

O painel TFT colorido de 5 polegadas, herdado da CB 1000R, oferece alta visibilidade mesmo sob luz solar intensa e é personalizável, permitindo escolher entre diferentes padrões de exibição das informações.

O guidão bicônico e o banco a 789 mm do solo permitem pilotagem adequada para pilotos de qualquer estatura. O reservatório de combustível tem 17,1 litros. 



CB 500 Hornet mantém a base mecânica e ciclística da antecessora CB 500F
CB 500 Hornet mantém a base mecânica e ciclística da antecessora CB 500F

Motor bicilíndrico paralelo DOHC com 8 válvulas

O motor bicilíndrico paralelo de 471 cc e 8 válvulas, arrefecido a líquido, tem potência máxima de 49,6 cv a 8.500 rpm e torque de 4,50 kgf.m a 7.000 rpm.

 

O sistema HSTC reduz o risco de perda de aderência da roda traseira em aceleração, o que contribui para maior confiança durante a pilotagem, especialmente em uso esportivo. O sistema funciona comparando a velocidade da roda dianteira com a traseira e, ao detectar diferença, age no sistema de injeção de combustível para reduzir suavemente o torque. Se desejado, o HSTC pode ser desativado completamente.

 


Modelo tem chassi tipo diamond, que aplica o motor como elemento estrutural ligado ao quadro tubular
Modelo tem chassi tipo diamond, que aplica o motor como elemento estrutural ligado ao quadro tubular

A injeção de combustível PGM-FI otimiza o desempenho robusto nas faixas de baixa e média rotação, proporcionando agilidade e uma sensação de aceleração intensa em vias urbanas. Já em altas rotações, o motor entrega uma elevação suave e progressiva do giro. O silenciador possui dois tubos de saída, conferindo um toque esportivo a cada pulso e um ronco estridente em altas rotações.

 

O motor é componente estrutural do chassi, e está conectado ao quadro por quatro pontos de ancoragem. O câmbio de seis marchas é gerenciado por embreagem assistida/deslizante, eliminando a tendência de perda de aderência da roda traseira em reduções bruscas de marcha.



Design ficou mais agressivo e moderniza o modelo, que ganha o prestigioso nome de Hornet
Design ficou mais agressivo e moderniza o modelo, que ganha o prestigioso nome de Hornet

Discos de freio dianteiros com pinças de fixação radial

A distância entre eixos é de 1.409 mm, e a distribuição de peso entre dianteira e traseira é de 50%-50% O peso seco é de 175 kg. 

A CB 500 Hornet monta suspensão dianteira Showa invertida de 41 mm do tipo SFF-BP, com funções de amortecedor e molas separadas em cada bengala. Na traseira, o conjunto mola-amortecedor vinculado ao sistema Pro-Link tem regulagem na pré-carga da mola (cinco níveis). A balança de suspensão traseira é de aço. 

Os dois discos dianteiros de 296 mm contam com pinças Nissin de quatro pistões e fixação radial, enquanto o disco traseiro tem 240 mm e pinça de pistão simples.

As rodas tem 5 raios em Y, com a dianteira de 3,5 polegadas calçada com pneu 120/70-ZR17 e a traseira de 4,5 polegadas com pneu 160/60-ZR17. 



ree

Preço

A Honda CB 500 Hornet tem garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais Honda Assistance com serviço gratuito por todo o período da garantia do produto. A cobertura abrange Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.  

A Honda CB 500 Hornet 2026 estará disponível em Vermelho, Preto Perolizado e Branco Perolizado. O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 43.040,00. Na prática, deve sair por cerca de R$ 45.000,00 ao consumidor final.

 
 
 

Comentários


bottom of page